Convivendo

A maneira correta de cuidar das suas orquídeas

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Cuidar das orquídeas pode parecer uma tarefa fácil, mas existem algumas maneiras de deixá-las em perfeito estado e manter sua longevidade. Separamos algumas dicas que podem ser de grande ajuda:

1 – Cultive-as em vaso de barro: os vasos de barro são mais porosos e drenam melhor a água, assim evitando o apodrecimento das raízes.

2 – Limite do vaso: mantenha sempre dois dedos de distância em relação à superfície. É o mais recomendado.

3 – Reparar os novos brotos: ao trocar de vaso, repare se as orquídeas estão com novos brotos. Eles devem ficar livres e nunca encostados na parede do vaso.

4 – Acrescente nó de pinho ou placas de madeira à planta: os substratos conservam a água por uma maior quantidade de tempo, além de deixar o vaso decorado.

5 – Esterilize a tesoura antes de podar a planta: utilize um maçarico portátil ou a própria chama do fogão. Atenção: o instrumento deve esfriar antes de ser usado. Ao utilizar a ferramenta em outra planta, lembre-se de esterilizar para evitar a transmissão de doenças.

6 – Após a poda, passe um cicatrizante: a canela em pó é o mais indicado por se tratar de um cicatrizante natural.

7 – Atenção com as manchas de folhagem: caso apresente manchas, pode ser indício de alguma praga na planta. Utilize detergente líquido diluído em água e lave todas as folhas e raízes.

8 – Não utilize o mesmo vaso após eliminar as pragas: troque por um recipiente novo.

9 – Preste atenção na coloração da folhagem: caso esteja escura, pode indicar falta de luz. Basta trocar a orquídea de lugar.

10 – Identifique as orquídeas com plaquinhas: anote o nome da espécie e o período de sua última floração.

Esperamos que com essas dicas você possa cuidar melhor de suas orquídeas. Boa sorte!


Texto escrito por Bruno da Silva Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]