Ervas e Chás Floral Receitas

Significado da Orquídea: saiba tudo sobre essa flor!

A flor de orquídea é uma belíssima flor, cujos primeiros registros datam de milhões de anos atrás. Ela está presente na história da humanidade e acumula diversos significados bonitos e importantes. Também pode ser usada em banhos e simpatias. Para entender melhor sobre os benefícios da flor de orquídea, comece lendo este artigo!

A Flor de Orquídea é exótica e muito apreciada por sua beleza, variedade e delicadeza. Uma das maravilhas da natureza, que cativa os olhares e corações ao redor do mundo.

A origem das orquídeas remonta a cerca de 120 milhões de anos atrás, quando essas plantas começaram a se desenvolver em regiões tropicais e subtropicais do globo terrestre.

Atualmente, as orquídeas são encontradas em praticamente todo o mundo, exceto nas áreas mais frias dos polos e das altas montanhas. Algumas espécies de orquídeas são, inclusive, nativas do Brasil, como a Cattleya labiata, a Laelia purpurata e a Miltonia spectabilis, por exemplo.

Mas, afinal, você sabe qual o significado da Flor de Orquídea? Sabe quais os benefícios dessa linda flor? Acompanhe a leitura para descobrir isso e muito mais!

Qual o Significado da Flor de Orquídea?

Orquídeas coloridas
Anastasia Collection / Canva

A Flor de Orquídea é rica em simbolismo, representando uma variedade de emoções e relações.

Essa flor transmite sensações de bem-estar e elegância, e sua presença por si só é capaz de trazer calma e serenidade. Ela também simboliza amor, sensualidade e nobreza, mas seus significados podem variar de acordo com suas diversas cores:

  • Azul: A cor azul é responsável por transmitir às flores das orquídeas uma sensação de tranquilidade, paz e harmonia, além de transmitir confiança, lealdade e gratidão.
  • Negra: As orquídeas negras são plantas imponentes que representam poder e autoridade, transmitindo coragem e seriedade.
  • Amarela: Orquídeas amarelas simbolizam alegria, felicidade, sucesso e prosperidade.
  • Branca: A cor branca nas orquídeas simboliza emoções genuínas como tranquilidade e ingenuidade.
  • Roxa: Nessa cor, a orquídea está ligada à espiritualidade.
  • Vermelha: A orquídea vermelha está relacionada à sexualidade, à força e ao impulso de ação. Ela transmite energia, motivação e entusiasmo.
  • Chocolate: As orquídeas na cor chocolate refletem luxúria e sensualidade.
  • Rosa: A orquídea rosa emana uma aura de sedução, sensualidade, romantismo, afeto, feminilidade e amor.

Flor de Orquídea para a espiritualidade

No âmbito espiritual, a Flor de Orquídea é usada em práticas de banho e simpatia. Um banho com pétalas de orquídea pode simbolizar renovação e purificação, eliminando energias negativas e promovendo uma aura positiva.

Para preparar um banho com essa flor, siga estes passos simples:
Retire as pétalas e coloque-as em um copo com água. Em outro copo, despeje água fervente e adicione o miolo da flor, amassando-o na água. Espere até que a água esfrie um pouco e, em seguida, misture-a com as pétalas no primeiro copo.

Transfira a mistura para um balde e acrescente mais um litro de água. Tome um banho relaxante, mentalizando a energia que você deseja atrair.

Quando terminar, jogue a água das flores do pescoço para baixo e deixe o corpo secar naturalmente, se possível. Se precisar se secar com uma toalha, faça isso com delicadeza!

Benefícios

Vaso de orquídea
pjohnson1 de Getty Images Signature / Canva

As orquídeas oferecem uma série de benefícios:

  • Melhora da qualidade do ar: Ao contrário da maioria das plantas, as orquídeas têm a capacidade de liberar oxigênio e absorver dióxido de carbono durante a noite, o que contribui para a melhoria da qualidade do ar em ambientes internos.
  • Alívio de estresse: Suas propriedades aromáticas podem ajudar a aliviar o estresse e promover um ambiente relaxante.
  • Ajuda a manter a umidade do ar: Ter orquídeas por perto pode ajudar a manter a umidade do ar em níveis mais elevados. Isso acontece porque as folhas das orquídeas contribuem para equilibrar os elementos presentes na atmosfera ao seu redor, graças ao processo de absorção e liberação de água que ocorre durante a fotossíntese.
  • Melhora na produtividade: Pesquisas comprovam que ter flores no local de trabalho pode auxiliar na melhoria da produtividade das pessoas. O mesmo efeito positivo ocorre para aqueles que possuem orquídeas em suas residências.

Consumo

Sorvete de orquídea
LanaLanglois de Getty Images / Canva

O único gênero de orquídeas que produz frutos comestíveis é a Vanilla. Com sabor doce e floral, ela pode ser utilizada em sobremesas e pratos salgados como molhos para peixes e carnes.

Algumas receitas para utilizar as orquídeas são:

Ingredientes:

1. Sorvete de chocolate com pedaços de orquídea

  • 1/2 xícara de pétalas de orquídea picadas;
  • 1 xícara de leite integral;
  • 3 gemas de ovo;
  • 1 xícara de creme de leite fresco;
  • 100g de chocolate amargo picado;
  • 1/2 xícara de açúcar.

Modo de preparo:

  1. Na panela, comece a aquecer o leite e o creme de leite até que comecem a ferver;
  2. Enquanto isso, bata as gemas e o açúcar até obter um creme;
  3. Vá adicionando lentamente a mistura de leite às gemas, mexendo sem parar;
  4. Depois, volte a mistura para a panela e cozinhe em fogo baixo até que engrosse. É importante continuar mexendo;
  5. Adicione as pétalas de orquídea picadas e deixe esfriar completamente;
  6. Adicione o chocolate amargo picado e misture bem.

2. Salada Floral

Ingredientes:

  • Pétalas de orquídea
  • Alface
  • Tomate-cereja
  • Vinagre a gosto

Modo de preparo:

Misture pétalas de orquídea com alface, tomate-cereja e tempero com vinagre leve a gosto!

Contra indicações

A flor de orquídea não deve ser ingerida por grávidas e lactantes. Além disso, é importante que sejam utilizadas de maneira desidratada, uma vez que já existem relatos de pessoas que desenvolveram dermatose, urticária e enjoo ao utilizar a flor de maneira indevida.

O significado da Flor de Orquídea transcende sua beleza deslumbrante, abrangendo simbolismo profundo, benefícios surpreendentes e conexões espirituais!

Você também pode gostar:

Compartilhe esse conhecimento com amigos e familiares nas redes sociais, explorando juntos os encantos dessa flor extraordinária.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br