Budismo Psicologia

Sobre imPERMAnência

Uma das tantas ideias libertadoras com a qual podemos nos deparar quando nos colocamos no caminho da busca pela nossa essência, é o conceito budista da IMPERMANÊNCIA.

Saber e aceitar que tudo passa ou se transforma constantemente é algo ao mesmo tempo revigorante e também capaz de proporcionar a mais absoluta leveza.
Muitas vezes, sofremos os devastadores efeitos dos significados distorcidos que atribuímos às coisas e aos acontecimentos que nos circundam.

Buscamos desesperadamente uma sensação de segurança nas coisas que estão fora de nós como se fôssemos capazes de controlá-las ou manipulá-las em consonância com nossas vontades ou necessidades. Quanta ingenuidade!

Poucas coisas são, efetivamente, passíveis de serem taxadas como verdadeiras e, talvez, a IMPERMANÊNCIA seja uma delas.

Nesse contexto, como permanecer firmes perante o fato de que a mudança constante é, de fato, uma regra da vida? De que maneira podemos PERMANECER minimamente equilibrados diante dos desafios que surgem a cada momento?

Necessitamos de algo que nos inspire a viver com um sorriso no rosto; que estimule ações regadas pela agradável sensação do bem-estar em todos os aspectos e que nos permita desfrutar de uma condição emocional positiva.

Como bem sabemos, a diversidade é um fator existente em muitos dos âmbitos da vida e, no caso da procura por possibilidades de práticas relacionadas ao bem viver, ela também marca presença. Assim, em meio a tantas possibilidades de buscas pelos caminhos da felicidades, temos o PERMA. Esse acrônimo talvez simbolize um roteiro factível para uma vida permeada por um pouco mais de paz.

Seu criador foi Martin Seligman, psicólogo americano, ex-presidente da Associação de Psicologia daquele país e que, após anos tratando e lecionando sobre os distúrbios emocionais do ser humano, enxergou a possibilidade de uma via inovadora rumo não apenas ao tratamento, mas para o fortalecimento psicológico das pessoas. Com ele, surge a Psicologia Positiva e seus pilares, descritos no PERMA, cuja tradução e descrição resumida trazemos a seguir:

P – Positive Emotions – Emoções Positivas
E – Engagement – Engajamento
R – Relationships – Relacionamentos
M – Meaning – Significado
A – Achievements – Realização

Fugir ou lutar contra a IMPERMANÊNCIA é impossível, assim como tentar ignorá-la focando a atenção somente em outras coisas. Permanecer equilibrado e feliz é desejável, sobretudo para aqueles que almejam aproveitar a vida com qualidade ao invés de apenas existir.

Você também pode gostar

Refletir sobre as incontáveis possibilidades de significado e, principalmente, de uso prático de cada elemento do PERMA no dia a dia, pode ser o primeiro passo dado na maravilhosa caça ao tesouro que mora bem escondido nas profundezas de todos nós.

Sobre o autor

Fabio Pratali

Pedagogo, pós-graduado em educação socioemocional, psicologia e coaching. Atuando sempre feliz e conectado com o maravilhoso propósito de inspirar pessoas para que percebam o melhor de si mesmas e da vida.

Email: fabiopratali@yahoo.com.br
Instagram: @fabiopratali