Comportamento Convivendo

Sobre ser um vencedor

Troféu sobre chão de madeira. Há luzes abstratas pela imagem.
tomertu / 123RF
Fernanda Colli
Escrito por Fernanda Colli

A maior parte das pessoas passa a vida sem saber se está no rumo certo porque não encontrou um significado, seja para o que faz, seja na vida pessoal ou em sua carreira profissional. A forma exagerada que nos é imposto o “padrão ideal” acaba colocando em xeque nossa capacidade, e digo o pior, faz-nos acreditar que nada somos.

E a impressão é que a vida do outro é melhor, a dor do outro é menor, e ser vencedor se torna algo tão utópico que mergulhamos num mar de incertezas que, muitas vezes, de tão profundo, não há vista para possibilidades de mudança. Os outros vencedores, nós não.

Não é à toa que Platão tem como uma de suas principais frases que “vencer a si mesmo é a maior das vitórias”, frase tão repetida quanto incompreendida nas suas implicações.

Nossa vida é uma batalha interna constante. Vencer a si mesmo significa entender que tudo pode ser diferente quando aceitamos que a maioria dos problemas pode ser vencida através de pequenas mudanças, entendimento e, principalmente, atitude.

Vencemos quando escolhemos acordar cedo para ganhar algum tempo durante o dia para cuidarmos de nossa saúde; vencemos quando conseguimos ser disciplinados nos estudos, nas propostas e projetos de vida; somos vencedores quando nem a opinião ou a vida alheia importa, mas sim a ressignificação constante de sentimentos que nos levam ao caminho da paz verdadeira.

Duas silhuetas femininas pulam com os braços e pernas erguidos.
Jill Wellington / Pexels

Desenvolver hábitos que possibilitem a descoberta de nossos próprios objetivos, batalhar por eles e aprimorar habilidades que nos encorajem para novas conquistas garantindo a sensação tão sonhada de tranquilidade, segurança e sucesso em suas ações, nada mais é que a grande receita de ser um vencedor.

Desconstruir padrões e falsas crenças de vidas vitoriosas que criamos no decorrer de nossa existência é uma grande vitória da vida.

Você também pode gostar

Ser um vitorioso é reconhecer que perfeição não existe. E através desse reconhecimento realizar ações não perfeitas, mas excelentes. Porque excelência está ao alcance de qualquer pessoa que busca sempre o melhor resultado dentro de suas próprias capacidades. Chegar onde se deseja, sim, é alcançar a autorrealização.

Quer ser um vencedor? Pare de olhar para os lados, siga em frente, tenha coragem, quebre tabus e vença você mesmo.

“Quem vence os outros é um vencedor, mas quem vence a si mesmo é simplesmente invencível!”

Sobre o autor

Fernanda Colli

Fernanda Colli

Pedagoga, psicopedagoga, arte-educadora, membro da IOV Brasil, pesquisadora sobre a importância da educação e cultura para evolução da sociedade. Trabalhos e artigos publicados sobre a importância da preservação de nossa identidade. Atua em projetos de manutenção e fomento da cultura popular.

Email: [email protected]