Autoconhecimento

4 dicas para trabalhar mesmo sem vontade

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Como meros seres humanos, nem sempre encontramos disposição para trabalhar. Ainda não inventaram uma máquina capaz de produzir em nós o sentimento de felicidade quando olhamos o nosso relógio e percebemos que é segunda-feira, hora de levantar e começar mais uma semana de serviço. Contudo o dever nos chama e precisamos encontrar no fundo de nosso ser o melhor sorriso para enfrentar chefe de mau humor, aquela reunião com fornecedor e uma agenda lotada de afazeres que parecem nunca terminar.

Infelizmente, não existe em definitivo um truque que acabe de vez com a preguiça e a falta de vontade em sair da cama. É mais do que comum sentir o desânimo bater à porta após seguir um fluxo que consiste em cinco dias puxados por uma rotina estressante. Todavia alguns segredinhos simples podem servir de combustível para tornar a sua vida mais leve e o dia a dia mais produtivo. Confira dicas para que você consiga ir trabalhar mesmo que esse não seja o seu maior desejo:

Relembre-se dos porquês

Quando aquela bad surgir e você se questionar se deve ou não sair do seu conforto para enfrentar os leões lá fora, lembre-se de seus propósitos maiores. Trabalhamos porque precisamos, de certa forma, garantir a nossa sobrevivência, buscar qualidade de vida, focar no aprendizado contínuo e, por tais motivos, gastamos dinheiro. Seja uma nova faculdade, uma pós-graduação, uma viagem, aquela roupa nova que você está afim de comprar, não importa! Por alguma razão, devemos nos atentar para aos porquês de nossas ações. Portanto, foco na finalidade!

Visualize-se como vencedor

Mesmo que pareça distante demais alcançar o posto em que se deseja chegar, não caia na ilusão de que tal objetivo lhe custará muito tempo ou recursos para ser conquistado. Batalhe para obter sucesso e já se visualize como vencedor. Assim que a preguiça der as caras, use alguns artifícios para distraí-la. Você pode colocar post-its com mensagens motivacionais nos cômodos de sua casa, conversar com amigos ou parentes sobre seus planos para que eles possam te cobrar mais tarde, fazendo uma espécie de checagem do seu progresso. Isso lhe trará de volta ao centro da sua meta.

Negatividade não está com nada

Manter-se sempre positivo é uma das tarefas mais difíceis de executar. Permanecer bem-humorado constantemente, ainda mais com a correria do dia a dia e as obrigações exigidas ao longo da jornada, não é pra qualquer um. Embora os percalços surjam no meio do caminho para tentar nos derrubar, lute contra essa sensação negativa com unhas e dentes. Reorganize os pensamentos, apele novamente às frases motivacionais de líderes que te inspiram. Tenha em mente que para chegar ao pódio é necessário se esforçar diariamente.

Mantenham suas ideias no papel

Uma das técnicas mais favoráveis para organizar seus projetos é a escrita. Colocar no papel aquilo que se quer é um meio de priorizar os processos. Anote tudo o que achar importante, quais são os passos a serem tomados, o que precisa ser cumprido, enfim, faça desse hábito uma constante e veja os resultados incríveis que vão surgir.

Cada pessoa adota para si alternativas capazes de modificar a visão que tem das coisas e do mundo. Personalidades e preceitos são distintos, mas o que vale é a intenção de se transformar, criar oportunidades e possibilidades de melhorar em diversas áreas. Seja confiante, siga em frente e não desista dos seus sonhos.


Escrito por Juliana Alves da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]