Nutrição Saúde Integral

Tomar leite é realmente necessário?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Ele está na lista dos alimentos indispensáveis, mas nos últimos tempos vem sendo acusado de não ser tão bom assim. Saiba aqui se tomar leite é realmente necessário e descubra informações surpreendentes sobre ele.

Alimento completo

Fonte de cálcio, vitaminas A, B12 e D, carboidrato, selênio e zinco. O leite é responsável pelo fortalecimento ósseo, muscular e dentário, turbina o sistema imunológico e reforça a hidratação. Com tantos predicados, ele é tido como um alimento completo. Outro importante benefício é a neutralização do colesterol, propriedade divulgada pelo Centro de Pesquisa de Produtos Lácteos da Irlanda.

Nem todos podem beber leite

Aproximadamente dois terços da população mundial não pode consumir leite. Os intolerantes à lactose produzem menos lactase, enzima responsável pelo processamento do açúcar do leite. Na infância, o organismo apresenta altos níveis de lactase, mas com o passar dos anos a produção cai. A intolerância também pode ser congênita ou surgir em decorrência de doenças no intestino delgado. Na lista de pessoas que não podem ingerir o líquido encontram-se os alérgicos à proteína do leite. O problema, entretanto, é mais raro e atinge menos de 1% da população mundial.

Leite com hormônios e antibióticos

Eles são dados às vacas para estimular seu crescimento. Nos anos 80, o laboratório Monsanto criou o hormônio somatotropina bovina recombinante. O produto foi aprovado pela vigilância sanitária americana em 1993. O hormônio foi associado a doenças veterinárias como inflamação mamária e problemas reprodutivos. Europa, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Japão abandonaram o somatotropina bovina recombinante em 2000. Ele continua sendo usado no Brasil e nos Estados Unidos.

Leite pode diminuir a absorção de ferro?

A proteína do soro do leite pode atrapalhar a absorção de ferro. A deficiência desse nutriente causa a anemia ferropriva, doença que atrapalha o transporte de oxigênio às células e, consequentemente, reduz a produção de glóbulos vermelhos. Portanto, teoricamente, quanto maior e mais precoce o consumo de leite de vaca, mais chances disso acontecer.

Tenho que excluir o leite?

Depende. Caso tenha diarreia, náuseas, vômitos, dores e inchaço abdominais após ingerir leite e derivados, procure orientação médica, relate os sintomas e siga as prescrições. O leite é um alimento completo e sua exclusão deve ser acompanhada por um médico e nutricionista.

O leite vegetal é ótimo para driblar a intolerância à lactose ou diversificar a alimentação. Saiba mais sobre ele aqui.


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]