Nutrição

Os benefícios do leite vegetal

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Bom para a saúde, rico em nutrientes e uma ótima opção para quem quer deixar de lado o leite animal, é apostar no leite vegetal que pode ser feito em casa mesmo. Ainda mais depois de algumas pesquisas mostrarem que os benefícios do leite de vaca não são tantos assim.

Cabe à população buscar outros meios e alternativas. E quando estes advêm de produtos naturais, melhor é para a saúde. Desta forma, os leites vegetais são feitos a partir de grãos, sementes e cereais e podem sem problema algum substituir o leite animal. Algumas versões são cozidas outras não. Dentre as opções mais eleitas são as seguintes: leite se soja, leite de aveia, leite de amendoim, leite de coco, leite de girassol.

Benefícios do leite vegetal
  • Baixo teor de gorduras ruins;
  • Rico em vitaminas B;
  • Não contém lactose e nem colesterol;
  • São ricos em vitaminas B.
Algumas opções:

shutterstock_136862387Leite de soja: O leite de soja tem sido a opção de algumas pessoas que até querem se prevenir do câncer. É rico em proteínas e livre de colesterol.

Para fazer você vai usar uma uma xícara de grãos de soja e um litro e meio de água. Primeiro você precisa deixar os grãos de molho de um dia para o outro. Depois lavar e bater no liquidificador com água. Posteriormente coar com um pano de prato e colocar em uma panela levando ao fogo para ferver cerca de 10 minutos. Pronto. Está feito o leite de soja.

Leite de aveia: O leite de aveia é rico em fibras, vitaminas e minerais e suas fibras ajudam a eliminar a gordura ruim. Ele ainda funciona como um remédio natural para o sistema imunológico.

Para fazer você vai precisar de aveia em pó e água.  Para iniciar bata duas xícaras de aveia em pó ou em flocos junto com quatro xícaras de água no liquidificador.

Leite de amêndoas: É considerado um antioxidante natural. Também indicado para quem quer perder peso. Também possui em suas composições minerais essenciais como o potássio e o cálcio.

Para fazer você vai precisar de uma xícara de amêndoas in natura e quatro xícaras de água filtrada/fervida ou água de coco.  A água de coco depende do seu gosto. Neste caso você deixa as amêndoas de molho de um dia para o outro. Depois coloque no liquidificador e acrescente quatro xícaras de água ou água de coco de preferência com seu gosto. Posteriormente é só coar e está pronto o seu leite de amêndoas.

Os leites vegetais são feitos a partir de grãos, sementes e cereais.

Leite de coco: Mais natural e menos industrial possível, o leite de coco tem em sua composição vitaminas e minerais.  É rico em gorduras boas e ainda ajuda a proteger o fígado.

Entre os benefícios consta melhora na pele, prevenção de rugas e ainda não possui efeitos colaterais. Pode ser encontrado facilmente em mercados.

Se experimentar, conte para a gente o que achou!

• Artigo escrito por Angelica Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]