Autoconhecimento Saúde Integral

Os 5 princípios do Reiki e seus benefícios

Homem deitado em sessão de Reiki.
Jessica Trindade
Escrito por Jessica Trindade
No Reiki, podemos desfrutar um ensinamento valioso para nossa evolução como seres iluminados que somos. Ensinamento que tratam da alma, emoções e espiritualidade. São cinco princípios, dos quais podemos absorver muitos aprendizados e torná-los um guia para expansão da consciência e vivermos uma vida cada dia mais plena.

Redescoberto pelo mestre Mikao Usui, o Reiki e seus cinco princípios podem ser de grande auxílio por meio de uma prática eficiente para a elevação, o autoconhecimento e a experiência divina de contribuir para o Bem Maior.

Mulher de olhos fechados respirando.

SÓ POR HOJE…

“Só por hoje” é utilizado em todas as frases dos cinco princípios do Reiki. Mas qual o significado?

Remete-nos ao único momento real em que é possível viver: agora, aqui, neste momento.

Segundo o budismo zen, todos temos uma natureza búdica (iluminada), e só é possível alcançarmos essa natureza se nos transportamos totalmente para o agora. Portanto, só por hoje, viva um dia por vez, aprecie o agora.
OS PRINCÍPIOS

Apesar de ser uma técnica utilizada por reikianos, também pode ser adotada por todas as pessoas que sentirem conexão e a eficácia dos resultados durante o processo de prática.

A princípio é recomendado que façamos durante a meditação Gassho, porém os cinco princípios podem ser utilizados de outras formas: recitados ao acordar, durante o banho, as refeições, no trânsito, dirigindo-se para o trabalho, antes de dormir, ou durante suas orações e meditações. O importante é que sintam a conexão e o real significado dos princípios.

Você também pode gostar de:

1º princípio do Reiki: “Só por hoje sou calmo”

Mantenha-se calmo, tranquilo, na plenitude de quem contempla cada segundo desfrutando o seu agora, seja sereno, não se entregue a pensamentos de ansiedade, desespero, desapegue-se do imediatismo advindo das preocupações. Faça da calma o seu estado de ser e traga-a para o seu cotidiano.

Esse é um ótimo exercício, principalmente para as pessoas que sofrem de depressão, surtos, irritabilidade e falta de controle emocional.

2º princípio do Reiki: “Só por hoje confio”

Mulher em um balanço de frente para o mar.

A confiança é o caminho para uma mente saudável, é necessário exercitar a confiança em nós mesmos, e então estaremos prontos para confiar na força divina que nos nutre e ter consciência para exercer o autocontrole e equilíbrio.

A confiança em si e no todo é necessária para que se adquira estrutura emocional. Ela auxilia no tratamento da baixa autoestima, medos, inseguranças e indecisões.

3º princípio do Reiki: “Só por hoje, sou grato”

A gratidão nos coloca em estado alfa. Quando procuramos à nossa volta ou dentro de nós mesmos um motivo para agradecer, passamos a perceber os detalhes mais simples em nosso cotidiano que merecem a nossa gratidão. Um exercício para expandir nossa percepção do todo: quanto mais praticamos a gratidão, maior é nossa consciência de que toda experiência é uma forma de aprendizado. Portanto agradecer também nos torna seres observadores e felizes, pois quando percebemos o quanto temos a agradecer, o sentimento de plenitude é alcançado.

4º princípio do Reiki: “Só por hoje, trabalho honestamente”

Traz-nos a reflexão do quanto amorosos e dedicados devemos ser em nosso trabalho, por isso o ideal é que, ao menos em alguns momentos de nosso dia a dia, façamos o que amamos, pois é nesse trabalho que depositamos toda a honestidade de nossos sentimentos e emoções.

Trabalhar com honestidade e amor é um exercício eficaz de troca; na doação do trabalho honesto, temos como retorno o sucesso.

Menino beijando o focinho de um cachorro.

5 º princípio do Reiki: “Só por hoje, sou bom com todos os seres vivos”

Reconhecer todos os seres com bondade, respeito e compaixão, utilizar a empatia para entender o processo de cada ser e, com um olhar fraterno, oferecer o que há de melhor dentro de nós mesmos.

Esse exercício começa com um trabalho a ser feito de nós para com os outros. Porém, durante o processo, é inevitável percebermos os efeitos dessa doação, trazendo assim, a cocriação de um mundo à nossa volta em um nível vibracional semelhante ao que vibramos.

É preciso observar que entramos em uma fase em que nos é permitido ter o conhecimento necessário para transformar o nosso agora. Estamos rodeados de informações benéficas para a reconstrução de nossos hábitos, práticas que visam nossa evolução, saúde e bem-estar. Precisamos desde já atribuir a essas novas práticas a devida importância.

Assim como visitar regularmente um médico para tratar doenças, frequentar uma academia para manter o corpo em “forma”, ou ir periodicamente a uma esteticista, entre outros hábitos, é imprescindível que reconheçamos a terapia Reiki como mais uma forma de cuidar da saúde, tratando com seriedade e periodicidade, tendo em vista o conhecimento e comprovação de seus resultados positivos aplicados ao corpo físico, mental, espiritual e emocional, e ainda melhor: sem efeitos colaterais.

Tenham uma boa vida!

Sobre o autor

Jessica Trindade

Jessica Trindade

Graduada em Recursos Humanos pelo instituto UBS, iniciei formação em Jornalismo.

Trabalho na Gestão de Pessoal em empresa privada.

Com 30 anos iniciei meu projeto como cofundadora do Espaço Ter e Ser, cujo principal objetivo é levar o conhecimento das terapias alternativas e práticas de autoconhecimento a regiões periféricas e ao público infantil e jovem de São Paulo - Capital.

Iniciada Mestre Reiki Usui tradicional, unindo a técnica de Meditação Guiada com Reiki, o trabalho com os Números de GRABOVOI e aplicação dos métodos com o público Reikiano e não Reikiano.

Trabalho com o Reiki em Consultórios Veterinários, Casas de Repouso e em domicílio.

Ministro Palestras sobre O Reiki e o poder da cura com a imposição das mãos.

Sou mãe, amo escrever, dividir experiências e participar de eventos para autoconhecimento.

Contatos
Email: [email protected]
Site: jessicagestacao.wixsite.com/jessicaeusoureiki
Facebook: jessicaeusoureiki
Instagram: @jessicaespacoser