Autoconhecimento Coaching

Você quer mesmo resolver este problema?

Elisangela Ferreira
Escrito por Elisangela Ferreira
As pessoas costumam me procurar e dizem: eu estou passando por tal problema. Então, eu proponho: vamos avaliar o seu passado, pois, com certeza, encontraremos a raiz do problema atual.

E descubro que um dos maiores problemas vem de situações onde há falta de perdão

O que é mais comum é eu ouvir:

“Mas você não sabe o que fizeram comigo!”, se defendem alguns. Ou, escondendo a verdadeira dor, afirmam: “Imagina, eu já coloquei uma pedra sobre isso e nem me lembro mais!”.

Sempre digo que o perdão não significa dar mérito a quem feriu, e sim curar quem está ferido. 
Mas o que muitas pessoas fazem, de verdade, é fugir da realidade da sua dor e de oferecer o verdadeiro perdão a si mesmo, por ter sido enganado, e ao outro, que lhe feriu.

Então, quando eu levo alguém a voltar naquele momento e falo a essa pessoa que perdoe quem te fez mal, sempre ouço: “Mas ele não merece o meu perdão, eu não consigo perdoar!”, só posso lhe dizer uma coisa: perdoe por você, pois você merece. Você merece a paz que o perdão proporciona.

Olhe agora em você a maior cicatriz do seu corpo, avalie a história dessa cicatriz, veja o tamanho dessa cicatriz, toque nela, aperte, fez isso?

E aí, doeu?

Sabe por quê? Porque a cicatriz se curou, cicatrizou da forma certa, porém a falta de perdão para com uma situação, para com uma pessoa, quando você se lembra da situação dói, mesmo você fingindo que está tudo bem.

Mas quando verdadeiramente você não está disposto(a) a perdoar, a mágoa cria raízes dentro de você, aos poucos se converte em ressentimento, que vira uma vitimização, até que chegamos na fase do “eu não sou merecedor”.

Você pode se perguntar: como assim, não era só um problema de falta de perdão ao meu pai, minha mãe, meu ex-marido, minha ex-mulher ou quem quer que seja?

Até era, mas nos problemas atuais, como você está reagindo?

Você se torna o ressentido que sempre coloca a culpa em alguém de tudo o que acontece ao seu redor.

Você é o que se vitimiza, sempre colocando a culpa em tudo e em todos.

Perdoe hoje para ter um dia melhor amanhã. 
Você é o não merecedor, apagando o seu futuro e ficando preso ao passado, perde o sentido da vida no presente. Tudo já passou, porém não consegue avançar para lugar algum.

Volte ao seu passado e avalie onde você foi marcado, perdoe de forma genuína, perdoe e seja grato. E posteriormente siga para a fase seguinte, a fase em que você começa a se sentir merecedor de tudo que o universo pode te oferecer de bom abundantemente.

Liberte-se de suas próprias amarras.


Você também pode gostar de outros artigos da autora. Acesse: Você foi traído? Então a culpa é sua…

Sobre o autor

Elisangela Ferreira

Elisangela Ferreira

Olá meu caros leitores, meu nome é Elisangela, tenho 35 anos e mãe de um lindinho de 4 anos, o Dudu, sou mãe em carreira solo.
Sou formada em gestão de pessoas, coaching, analista comportamental, terapeuta regressista, estudante de psicanálise e psicologia.

Atendimentos online e presencial.

Estou aqui para te ajudar sempre!

Site: eivaificartudobem.com.br
Facebook: /Ei vai ficar tudo bem
Youtube: Banqueta da Elis
Instagram: @blog_eivaificartudobem
Whats App: 11 982037021