Comportamento

Você sabe em que a polêmica pode nos ajudar?

Menina pequena chorando com a boca aberta, enquanto outra menina de mesmo tamanho ao seu lado mantém a compostura e olha para o chão.
123rf/Goran Bogicevic
Ana Cassia Stamm
Escrito por Ana Cassia Stamm

Polêmica é a prática de provocar disputas, causar controvérsias ou opiniões contrárias em diversos campos. No entanto em nenhuma literatura encontramos polêmica que é sinônimo de briga ou discórdia hostil.

Como sugerimos no nosso artigo, que tal pensarmos em como pode a polêmica nos ajudar (ou nos atrapalhar) no dia a dia? Pode esse hábito (que não é moderno, mas que faz muito sucesso nos dias de hoje) ter resultados bons para nós? Ou só causa desgaste, aborrecimentos e brigas entre as partes?

Homem vestindo terno e gravata, com os braços cruzados na frente do seu corpo, fala em um gravador que está sendo segurado por alguém que não aparece na foto.
Pxfuel

Divergir, ter uma opinião diferente e contrapor uma ideia estão no fundamento de muitas ciências. Como psicóloga, observo que muitos processos de sucesso só funcionaram quando a pessoa saiu de sua opinião (que dizia ser a certa e a única) e conseguiu ouvir e aceitar a opinião de seu parceiro.

Nos últimos anos, a palavra polêmica ganhou destaque. Afinal, com tantos meios de comunicação, grande parte de nós tem acesso a jornais eletrônicos e a tantos amigos internautas! Esse é um meio seguro de colocar sua opinião: na sua página, com as suas ideias.

Você também pode gostar

Antes, manifestar sua opinião exigia a coragem de se expor pessoalmente. Hoje, basta discordar em suas postagens ou na postagem feita na página ou no comentário de outro colega (que nem sempre é conhecido).

Esse treinamento, associado à valorização de questionar e perguntar ou se manifestar, fez com que mesmo os mais tímidos e retraídos pudessem treinar e aprender a discordar.

Causar controvérsias ou ter opiniões divergentes e se manifestar causando polêmicas pode nos ajudar a ampliar a visão que temos a respeito de determinado assunto. Foi assim que alimentos antes proibidos hoje são aceitos e que podemos observar comportamentos bem diferentes, seja no esporte, na política, na religião, na educação ou em outras áreas.

Longe de questionar o conteúdo da polêmica, preocupo-me com a forma como ela é manifestada. O respeito à opinião alheia é importante, uma vez que cada um tem a sua vivência individual e coletiva.

A delicadeza, a clareza, o respeito, a paciência e o cuidado precisam existir quando coloco minha opinião e crio uma conversa “acalorada” com meus amigos ou familiares – ou mesmo nos meios de comunicação.

Dois homens discutindo frente a frente. Ambos estão apontando o dedo indicador para o outro.
123rf/Aleksandr Davydov

Se não somos capazes de deixar com que uma opinião contrária à nossa se manifeste, é melhor não alimentar conversas criando controvérsias.

Talvez uma das maiores conquistas do ser humano é a capacidade de se expressar. Que sejamos capazes de respeitar a forma como cada um escolhe ser e viver e que fiquemos longe da ideia de querer que todos concordem com essa ou aquela ideia. O importante é que eu utilize a melhor forma de responder a um tema, sempre com respeito e civilidade!

Sobre o autor

Ana Cassia Stamm

Ana Cassia Stamm

Palestrante e psicoterapeuta integrativa

Psicóloga, socióloga e historiadora

Fundadora do Despertar do Ser Terapias Vibracionais em São Paulo

Acupunturista, especialista em farmacodependências

Reiki 1, 2, 3 e mestrado

Reiki Karuna 1, 2, 3 e mestrado

Barras Access e Thetahealing

Ativismo quântico

Mesa radiônica

Reiki magnificado

Radiestesia, ervas, cromoterapia e cristais

Feng Shui Lógico

IBC Coach: Desperte Seu Poder

Método NOW – Roberto Shinyashiki

Códigos Grabovoi, cura quântica estelar

Florais de Bach

Psicologia quântica

Holococriação® Sonhos e Metas

Apometria quântica

Comandos quânticos do Eu Sou

Ho’oponopono

Tigelas de cristal

Toque terapêutico

Técnicas René Mey

Meditação (diversas técnicas)

Contatos:
Email: [email protected]
Site: despertardoser.com.br
Facebook: Ana Cassia
Instagram: @anacassiastamm
Youtube: DespertardoSerOficial Oficial
LinkedIn: ANA CASSIA STAMM