Convivendo

10 nações mais generosas do mundo

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Mais de 145 nações do mundo todo participaram de uma pesquisa em nível global que elegeu as nações mais generosas do planeta. O ‘The World Giving Indx’, também conhecido em português como Índice de Caridade, da fundação Charities Aid Foundantion, é um relatório publicado anualmente que classifica os países de acordo com o nível de generosidade de cada um deles. Para isso, a fundação inglesa leva em consideração três aspectos, sendo: ajuda prestada a estranho em casos de necessidade, tempo voltado para trabalhos voluntários em causas sociais e doar dinheiro a instituições de caridade.

A mais recente edição deste ranking foi publicada no final do ano de 2015.

Vale ressaltar que a grande surpresa deste ranking é que, não necessariamente, a capacidade econômica de uma nação se traduz em generosidade de maneira automática. Por exemplo, Mianmar ocupa 130 posições abaixo dos Estados Unidos quando o assunto em questão é o Produto Interno Bruto per capita. No entanto, Mianmar ocupa a primeira posição do relatório de generosidade e os EUA, a segunda posição.

Além disso, apenas cinco nações que aparecem nas vinte primeiras posições fazem parte do G20, grupo que contém as maiores potências econômicas do mundo. Países emergentes, como Índia, Rússia, Brasil e China aparecem atrás de nações menos abastadas, como Quênia e Sri Lanka.

O Brasil caiu 25 posições em comparação ao ranking do ano de 2014, e atualmente ele ocupa o 105º lugar.

Confira a lista das 10 nações mais generosas do mundo:

  • Mianmar

Pelo quarto ano consecutivo, Mianmar ocupa o primeiro lugar do ranking das nações mais generosas do mundo todo. Este país pequeno do sul da Ásia tem uma porcentagem total de generosidade de 66%, sendo que 55% da população costuma ajudar pessoas desconhecidas, 50% dedica algum tempo livre para trabalhos voluntários e 92% costuma doar dinheiro para a caridade.

Apesar das doações serem pequenas, elas ocorrem todos os dias. Vale ressaltar que em Mianmar quase 90% da população é aderente da escola budista e, assim, as doações para caridade integram sua religião.

  • EUA

Os EUA ocupam a segunda posição entre as 10 nações mais generosas do mundo, totalizando um percentual de 61%, sendo que 44% de toda a população é adepta do trabalho voluntário, 76% costuma ajudar estranhos e 63% doam dinheiro para caridade.

No ano de 2014, os EUA apareceu empatado com Mianmar em primeiro lugar, mas cerca de 5% da população deixou de doar dinheiro.

  • Nova Zelândia

Com 61% de percentual de generosidade, a Nova Zelândia ocupa a terceira posição do ranking mundial. Cerca de 45% da população doa seu tempo livre para os demais, 65% costuma ajudar estranhos e 73% costuma doar dinheiro para caridade.

  • Canadá

Em quarto lugar no ranking, encontramos os canadenses, totalizando um percentual de 60% de generosidade, sendo que 44% da população dedica seu tempo para trabalho voluntário, 67% costuma doar dinheiro para obras de caridade e 69% ajuda pessoas estranhas.

  • Austrália

A Austrália, por sua vez, possui um total percentual de 59% de generosidade, sendo que 66% deles costumam oferecer ajuda a estranhos, 38% doa o tempo livre para a prática do trabalho voluntário e 72% faz doações em dinheiro.

  • Reino Unido

O Reino Unido possui 57% do total de generosidade. No entanto, ele subiu uma posição no ranking, já que no ano anterior havia empatado na sétima posição com a Malásia. Em 2014, o número de pessoas que doavam seu tempo para atividades voluntariadas era de 29%, mas em 2015, esse percentual subiu 3%. Além disso, 63% da população costuma ajudar desconhecidos e 75% doa dinheiro para caridade.

  • Holanda

Apesar de apenas cerca de 36% de toda a população da Holanda ser adepta de trabalhos voluntários, este país ocupa a sétima posição entre as nações mais generosas do mundo, totalizando um percentual de 56%, sendo que 73% costuma fazer doações em dinheiro para obras de caridade e 59% ajuda estranhos.

  • Sri Lanka

Apesar de ser um país menos abastado em relação aos demais, o Sri Lanka possui um grande compromisso com atividades de voluntariado, totalizando 56% de nível de generosidade. 60% da população costuma ajudar estranhos, 48% dedica algum tempo a atividades voluntárias e 59% costuma realizar doações.

  • Irlanda

Em nono lugar do ranking das nações mais generosas do mundo todo aparecem os irlandeses. 41% de toda a população é adepta de causas sociais, 67% doa para a caridade e 59% costuma oferecer ajuda a estranhos.

  • Malásia

E em 10º lugar, aparece a Malásia, que caiu três posições em relação ao ranking publicado no ano anterior. Isso se deu porque o número de pessoas que costumava doar algum tempo livre para atividades de voluntariado diminuiu de 41 para 37%. Além disso, 58% das pessoas doam dinheiro para caridade e 62% costuma oferecer ajuda.


Texto escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br