Autoconhecimento Coaching

Ser ocupado não significa produtividade

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Ser ocupado demais não significa produzir demais. Na verdade, em muitos casos pode ser até o contrário, já que a pessoa pode estar toda ocupada por incapacidade de organizar o tempo, o que a faz produzir muito pouco. Então o segredo para aproveitar bem o tempo é a eficiência. Por isso separamos algumas dicas de como você pode ser mais eficiente em seu tempo e aproveitar mais a vida, seja produzindo mais ou tendo mais tempo para o lazer. Veja abaixo:

Feche as redes sociais

As redes sociais são grandes vilãs da produtividade. Uma hora de trabalho pode se transformar em poucos minutos de produção se você tem notificações do Facebook te chamando toda hora no smartphone ou na aba do seu navegador. Se você quer produzir mais e fazer render o tempo, entre nas configurações das suas redes sociais e desabilite as opções de notificações. Deixe para vê-las somente quando tiver tempo livre de verdade. Quanto menos interrupções, melhor.

Faça uma coisa por vez

A multitarefa é uma ideia legal até você perceber que não consegue terminar nada que começa. É muito fácil perder o foco e deixar coisas pela metade quando o seu tempo é dividido entre muitas tarefas diferentes. Então treine o seu foco e faça uma coisa por vez; de preferência, sem interrupção nenhuma.

Tenha uma agenda

Seja uma agenda em papel ou digital, o importante é ter anotado o prazo de cada tarefa que você tem. Com isso, você vai entender que precisa dar prioridade para o que é mais urgente, não perdendo tempo com tarefas que ainda precisam muito mais tempo para serem concluídas. Crie o hábito de conferir diariamente a sua agenda e a mantenha sempre atualizada.

Aprenda a dizer “não”

Quando te pedirem um favor ou uma ajuda enquanto você estiver cheio de outras coisas para fazer, aprenda a dizer “não”. Ajudar os outros é bom, mas só se você realmente consegue focar na tarefa. Se você tentar assumir mais compromissos do que pode, não vai conseguir terminar as suas tarefas, muito menos ajudar quem te pediu uma mãozinho. Portanto, aprenda a dizer “não” e explicar que está sem tempo para assumir novos compromissos.

Tarefas difíceis pela manhã

Quando acordamos, o nível de energia ainda está alto, então aproveite o período da manhã para fazer as tarefas mais difíceis do dia. Muitas vezes, gastamos muito mais tempo para resolver algo quando estamos sem energia do que gastaríamos logo cedo. Portanto tenha em mente o que mais vai exigir energia e acabe com essa tarefa logo pela manhã.

Alimentação e vida saudável

Essa dica é um clichê, mas é verdadeira. Se você não se alimentar corretamente, mantendo uma vida saudável, a energia e a disposição vão diminuir e você não vai conseguir focar e produzir bem. Por isso, coloque a saúde em primeiro lugar. Dessa forma, você vai estar muito mais apto para produzir de forma cada vez mais eficiente.


Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]