Cidadania

A importância do dia internacional da paz

Símbolo da paz
ausanee168 / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Toda data comemorativa tem como fim celebrar ou relembrar algo que tenha relevância para uma sociedade, e não é diferente com o Dia Internacional da Paz. Ainda hoje, acontecem muitos conflitos ao redor do globo. Em boa parte deles, as maiores vítimas são pessoas indefesas que às vezes até desconhecem as causas dos embates.

Tendo em vista essa realidade, esse dia adquire muita relevância porque lembra ao mundo inteiro qual é o bem mais precioso que existe: a vida humana, que é preservada por meio da promoção da paz entre as pessoas e as nações. Vamos conhecer um pouco mais a respeito da origem e da importância desse dia?

Quando é o Dia Internacional da Paz?

O Dia Internacional da Paz é comemorado anualmente no dia 21 de setembro. Essa data é celebrada ao redor do mundo com concertos, apresentações artísticas, colóquios, caminhadas e diversas outras atividades que convidam cidadãos comuns e líderes de Estado a fazerem sua parte na construção de um mundo mais pacífico.

Além disso, a data é marcada pelo tradicional toque do Sino da Paz, doado em 1954 pela Associação das Nações Unidas do Japão, que serve como símbolo de esperança.

Qual a origem da data?

A data do Dia Internacional da Paz foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 30 de novembro de 1981.

Em 2002, a Assembleia Geral das Nações Unidas deu um passo além: votou e, de forma unânime, determinou que anualmente, durante as vinte quatro horas do dia 21 de setembro, deveria haver um esforço das nações em conflito para cessar fogo e evitar atos violentos.

Como resumiu Kofi Annan, que foi o sétimo secretário-geral da ONU, o significado dessa data “não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz”.

A importância e os objetivos do Dia Internacional da Paz

Um dos objetivos da comemoração dessa data é que, por meio dela, as pessoas possam se sensibilizar para os malefícios provocados pelos conflitos e pelas guerras, além de perceberem a importância de se esforçar, a cada dia, para tornar todas as sociedades mais pacíficas, com o fim último de alcançar a paz mundial.

Mãos juntas segurando um papel de uma pomba branca.
SewCream / Shutterstock

Com essa meta, a cada ano é estabelecido um tema principal relacionado com a paz, sobre o qual diversas instâncias da sociedade refletem e discutem. É também, sobretudo, um dia de fazer gestos, por mais singelos que sejam, em prol de uma vida menos conflituosa, trazendo, assim, tranquilidade para o local onde se vive e para as pessoas próximas.

O Dia Internacional da Paz torna-se ainda mais fundamental em um momento como este que vivenciamos, o período pós-pandemia. Os últimos tempos intensificaram a desconfiança entre as pessoas e trouxeram maiores dificuldades em todos os âmbitos sociais.

Depois de tantas perdas e tantos desentendimentos, precisamos aproveitar esse dia para cultivar sentimentos de gratidão e de esperança por um mundo melhor e menos violento, onde predomine, então, o amor e a solidariedade ao próximo.

Faça uma ação pela paz hoje (e sempre)!

Você já conhecia essa data comemorativa? Aproveite esse dia para ajudar alguém, mandar uma mensagem de carinho para aquela pessoa com quem você se desentendeu ou para agradecer por mais um dia de vida.

Você também pode gostar

Não se esqueça de orar e pedir proteção às pessoas que vivem em territórios com conflitos armados, pois a paz deve ser um bem comum – e o Dia Internacional da Paz serve para lembrar-nos justamente disso. Mais importante: independentemente do dia do ano, podemos agir a favor da paz.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br