Autoconhecimento Psicanálise

Processos mentais podem ser erroneamente considerados virtudes?

Wilian Lichtenthäler



O assunto é interessante e muito importante de ser destacado porque está muito presente em nossa vida moderna.

Conceituar “virtude” na atualidade se torna complexo porque as sociedades modernas, que se encontram mentalmente e emocionalmente doentes, estão muito mais preocupadas com a relevância dos valores materiais em detrimento aos valores primordiais para o ser.

O significado de “Virtude” no Dicionário Houaiss da língua portuguesa é o atributo do que se encontra em conformidade com aquilo que se considera correto ou esperado; o que está de acordo com a religião, a moral, a ética etc. Uma característica moral própria: a virtude da solidariedade. Ou seja, podemos considerar que a virtude, no seu mais alto grau, constitui o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Ser bom, caridoso, laborioso, sóbrio, modesto, podemos afirmar que são qualidades do homem virtuoso.

Agora devemos considerar que existem processos característicos não de virtudes mas sim patologias que são confundidas como tal, lembrando sempre que para ser considerado um estado patológico devemos levar em consideração sempre a frequência com que acometem, a intensidade com que se pratica determinadas ações bem como o percentual de perda do equilíbrio para o paciente e para seus pares.

No diagnóstico destes processos mentais existem características específicas que denotam as patologias, nem todos os pacientes são portadores de tais psicopatologias, mas existem características determinantes que nos dão certeza do mesmo estar acometido por tais estados.

No decorrer dos nossos próximos textos iremos mencionar tais patologias para serem tomadas como aspectos mentais e emocionais que denotam psicopatologias e que devem ser tratadas como tal.

Segue abaixo alguns padrões e características a serem estudados:

Sensualidade

Ela em si não caracteriza nem problema sério, pois ela faz parte de uma vida sexualmente sadia, mas quando a tornamos com agressividade, uma dramaticidade exacerbada, bem como a necessidade de atenção das pessoas, podemos dizer que a mesma está acometida de um Transtorno de Personalidade Histriônico. Levando a ter um acesso de comportamento de admiração persistente e de manipulação dos sentimentos alheios.

Perfeccionista

shutterstock_128202194Podemos dizer daquela pessoa que gosta de fazer aquela faxina em sua residência e deixar “um brilho”. Tudo normal até o ponto em que passa a ser uma necessidade manter tudo impecável, ou seja, ficar de certa forma obcecada em deixar tudo limpo. Lembrando que dentro da normalidade limpar a casa com certeza é um sinal de saúde, o problema é realmente quando se torna uma obsessão. Outro exemplo clássico é quando a pessoa lava as mãos várias vezes ao dia com medo de se contaminar por uma doença grave. Sem dúvida lavar as mãos é higiênico, mas a todo momento sem motivo aparente é um quadro de um Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Sobre o autor

Wilian Lichtenthäler

Wilian Lichtenthäler

Formado pela Universidade Metodista de São Paulo em Administração de Empresas.

Completei cursos de extensão na área de saúde: Psicanálise e Análise /Medicina Tradicional Chinesa / Terapia Ortomolecular.

Tenho mais de 20 anos de experiência atuando como Psicanalista / Analista Clínico e Terapeuta Transpessoal. Foco em distúrbios de ordem Mental, Física e Emocional. Além de experiência de mais de 2 décadas em Medicina Tradicional Chinesa, tendo como especialidades áreas Ginecológicas, Neurológica, Psicológica e Reumatológica.

Possuo conhecimento de Terapias Complementares para o reequilíbrio dos pacientes mediante uso de técnicas como Massoterapia, Cromoterapia, Tuína, Do-in, Shiatsu e Terapia Ortomolecular. Além de conhecimento em Fitoterapia Chinesa, Brasileira e Florais de Bach e Quântico como complemento em tratamentos de casos crônicos e agudos e na prevenção de enfermidades.

Ministro Palestras e Aulas focadas principalmente às áreas de atuação em especial, Medicina Tradicional Chines, Psicanálise & Análise Psíquica, Florais de Bach, e ligadas ás áreas comportamentais.

Celular: (11) 99938-9122 (WhatsApp)
Facebook:www.facebook.com/wilianlichte
Blog: wilianlichte.blogspot.com
Skype: wilianlicht