Relacionamentos

5 conselhos para esquecer um grande amor

Mulher com um rosto de satisfação. Ela está segurando uma xícara de chá.
pheelingsmedia / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você gostaria de viver um grande amor? São poucas as pessoas que responderiam “não” para essa pergunta, não é? Muitas pessoas adorariam viver um grande amor, mas a verdade que poucos contam é que, na maior parte dos casos, quando a relação chega ao fim, superar o sentimento de coração partido é difícil demais.

E isso pode ficar ainda pior se você não foi a pessoa que terminou a relação, e sim aquela que teve que ouvir que é o fim. Talvez o que faz muitas pessoas ficarem presas nisso seja justamente pensar em superar, em deixar para trás, em esquecer, sendo que talvez o melhor a ser feito é lidar com o fim e senti-lo, ainda que doa, para que ele seja verdadeiro, como o amor.

Ainda não inventaram remédio que remende um coração em pedaços, mas preparamos dicas que podem ser bastante valiosas não só para esse momento de dor, mas também de bastante crescimento e autoconhecimento:

1. Não troque um amor pelo outro

“A melhor forma de esquecer um grande amor é com outro grande amor” afirma um dos nossos ditados, mas isso pode ser bem ruim… O mais provável é que você acabe misturando o que sentia pelo seu parceiro anterior por aquilo que sente pela pessoa que acabou de entrar em sua vida, transformando tudo numa bagunça maior.

E, nesse triângulo que você formou para suprir suas mágoas ou carência, é muito provável que você se machuque ainda mais e que acabe machucando esse novo amor, por ainda estar presa ao passado. Por isso tenha muita cautela ao se envolver com alguém novamente. Respeite o seu tempo e não se pressione a entrada de numa nova relação.

Caso o amor realmente bata à sua porta e você esteja sofrendo por alguém que se foi, talvez uma conversa sincera com esse novo amor seja boa. Jogue limpo, conte a verdade, fale sobre ainda estar machucada e peça à pessoa que tenha paciência. Com diálogo e carinho, tudo pode dar certo.

2. Evite stalkear

Se você não tem acesso ao seu agora ex-grande amor pessoalmente, pode acabar sucumbindo à tentação de stalkear, o que pode ser péssimo, inclusive a longo prazo, já que há pessoas que stalkeiam ex-namorados mesmo anos depois do término e estando em uma relação nova.

Mulher com semblante triste olhando para o celular.
mikoto.raw Photographer / Pexels

Além de ser difícil de deixar alguém no passado se você continua consumindo conteúdo relacionado a essa pessoa no presente, lembre-se de que as redes sociais mostram um recorte bem distorcido da realidade. Sendo assim, aquela felicidade do ex-parceiro nas redes, enquanto você chora de coração partido em casa, pode não ser tão real assim.

Lembre-se de que se o relacionamento terminou, manter-se interessada em outra pessoa não pode trazer nada que não seja sofrimento.

3. Não alimente culpas

Alimentados que fomos pela ideia de “felizes para sempre” e dos casais perfeitos dos livros, das séries e dos filmes, ver um relacionamento chegar ao fim, especialmente se for um relacionamento longo ou até mesmo um casamento, pode vir com uma sensação de frustração, de ter falhado em alguma coisa.

Livre-se disso o quanto antes. Você deve conhecer casos de pessoas que erraram muito com seus parceiros e ainda assim o relacionamento se curou e se reconstruiu, certo? Viu, errar não é sinônimo de fim de uma relação. Então, mesmo que você tenha cometido erros, não se culpe, pois todos erramos e o seu parceiro provavelmente errou com você também. Nem toda relação chega ao fim porque alguém errou.

Ao pensar em tudo de maneira racional e não encontrar motivos verdadeiros para sentir culpa ou apenas pequenas coisinhas, aí sim é que você deve se livrar dessa culpa que não faz sentido. Relacionamento é uma construção a dois, então não se culpe por ter chegado ao fim algo que precisava do cuidado de ambos.

4. Volte-se para si mesmo

Quem você era antes de esse grande amor aparecer na sua vida? O que você gostava de fazer? Quais hobbies ou paixões você deixou pelo caminho? Quais experiências você gostaria de ter e que eram limitadas pela relação?

Mulher pintando um quadro.
Burst / Pexels

Todas essas perguntas podem ajudar você a construir uma nova caminhada após o término do relacionamento, porque ajudam-no a se colocar em contato consigo mesmo e com a sua essência. Muitas vezes, imersos que ficamos numa relação, deixamos pelo caminho pedacinhos de nós, da nossa individualidade.

No momento em que a relação chega ao fim, portanto, é hora de recolher esses pedacinhos que ficaram pelo caminho e construir uma nova versão de si mesmo. Independentemente de quão profundamente que você estivesse envolvido nesse grande amor, você continua sendo você, um indivíduo, então explore quem você é.

5. Peça ajuda

Se você estiver com dificuldade de superar, acostumar-se ou atravessar esse momento de dor e de tantos recomeços e reconstruções sozinha, peça ajuda. Quem reconhece que não tem forças para superar uma adversidade não é fraco, mas o oposto: muito forte por ter coragem de reconhecer suas limitações.

É importantíssimo ter uma rede de apoio formada por amigos, amigas e familiares, que vão ajudar você a passar por esse momento, mostrar quanto você é, sim, amada e uma pessoa incrível, mas procurar ajuda profissional é muito útil e pode se mostrar até mesmo necessário.

Quando você começar uma terapia com um psicólogo, encontre ali um ambiente livre de julgamentos e da possibilidade de se sentir envergonhado por qualquer motivo que seja. Por isso não tenha receio, medo ou vergonha de reconhecer que conversar com alguém é essencial no momento.

Você também pode gostar

Dica bônus: é normal, ao ver um grande amor chegar ao fim, sentir-se preso a ele, na expectativa de que o relacionamento volte. Não se prenda a isso. Na verdade, nem pense nisso. Isso não significa que você precisa excluir a possibilidade de um dia estar novamente com a pessoa amada, só significa que, agora, neste momento, você precisa se curar e se encontrar antes de pensar em estar com alguém.

Não há inferno que dure para sempre, por isso saiba que você vai sair disso. Você não é uma pessoa triste, muito menos uma pessoa ruim ou que merece sofrer. Só está passando por um momento negativo e vai sair disso muito mais forte, maduro e consciente da pessoa maravilhosa que você é!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br