Autoconhecimento

5 dicas para quem nunca fez terapia

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Muitos acreditam que fazer terapia é o maior investimento que alguém pode fazer por si mesmo. E isso não é exagero, afinal, o tratamento prova que você quer melhorar. Porém, mesmo com tal percepção, as pessoas demoram a procurar o psicólogo. Os motivos para adiar o encontro? Medo de não saber o que falar, não saber como se expressar e o pânico de imaginar que o profissional exponha o conteúdo da conversa. Se identificou? Então, confira 5 dicas para quem nunca fez terapia:

Sigilo total

Isso é a primeira coisa que você precisa saber. Na formatura, os psicólogos juram não contar nada sobre o que ouvem. O profissional é como um padre que não pode falar nada sobre o que ouve no confessionário.

Não fique calado

Na primeira consulta da terapia pergunte a formação do profissional, qual corrente segue, os métodos, como é a condução do tratamento… O maior interessado é você, então, extraia todas as informações que julgar necessário.

Reflita sobre o que você quer expor

Pense sobre o que levou você a procurar ajuda psicológica. Anote no papel as seguintes perguntas: Por que preciso de terapia? Sinto uma tristeza prolongada? Medo, angústia, frustração e raiva são sentimentos constantes? Responda essas questões e leve para a primeira sessão de terapia.

Seja sincero

Não esconda nada do profissional. Ele não faz milagres e precisa da sua colaboração para ajudá-lo. Conte tudo com detalhes, sem medo.

Você pode trocar de psicólogo

Pode ser que não haja uma conexão entre você e o profissional. Pode acontecer também de você não gostar da conduta dele. Caso não se sinta à vontade com o psicólogo, você tem o direito de recorrer a outro profissional.

Agora não tem mais desculpas para não fazer terapia. Quando começar o tratamento, divida sua experiência conosco.


  • Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br