Muitos acreditam que fazer terapia é o maior investimento que alguém pode fazer por si mesmo. E isso não é exagero, afinal, o tratamento prova que você quer melhorar. Porém, mesmo com tal percepção, as pessoas demoram a procurar o psicólogo.
Os motivos para adiar o encontro? Medo de não saber o que falar, não saber como se expressar e o pânico de imaginar que o profissional exponha o conteúdo da conversa. Se identificou? Então, confira 5 dicas para quem nunca fez terapia:
Sigilo total
Isso é a primeira coisa que você precisa saber. Na formatura, os psicólogos juram não contar nada sobre o que ouvem. O profissional é como um padre que não pode falar nada sobre o que ouve no confessionário.
Não fique calado
Na primeira consulta da terapia pergunte a formação do profissional, qual corrente segue, os métodos, como é a condução do tratamento… O maior interessado é você, então, extraia todas as informações que julgar necessário.
Reflita sobre o que você quer expor
Pense sobre o que levou você a procurar ajuda psicológica. Anote no papel as seguintes perguntas: Por que preciso de terapia? Sinto uma tristeza prolongada? Medo, angústia, frustração e raiva são sentimentos constantes? Responda essas questões e leve para a primeira sessão de terapia.
Seja sincero
Não esconda nada do profissional. Ele não faz milagres e precisa da sua colaboração para ajudá-lo. Conte tudo com detalhes, sem medo.
Você pode trocar de psicólogo
Pode ser que não haja uma conexão entre você e o profissional. Pode acontecer também de você não gostar da conduta dele. Caso não se sinta à vontade com o psicólogo, você tem o direito de recorrer a outro profissional.
Você também pode gostar
Agora não tem mais desculpas para não fazer terapia. Quando começar o tratamento, divida sua experiência conosco.
- Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.