Coaching

Motivação quem faz é você

Successful man raising arms after cross track running on summer sunset. Fitness male athlete with arms up celebrating success and goals after sport exercising and working out.
Sergio Giavoni
Escrito por Sergio Giavoni

Por natureza, a palavra “motivação” é composta de “motivo” + “ação”. Desta forma, fica simples de explicar que inicialmente precisamos ter um motivo e, para que ele seja realizado plenamente, precisamos entrar em ação.

Partimos do pressuposto de que a motivação é natural de cada um. Alguém pode nos motivar a algo, mas, para que possamos realmente estar motivados, precisamos nos motivar a realizar este algo.

Muitas vezes, acreditamos que as pessoas devem nos motivar, que a empresa deve nos motivar, que a sociedade deve nos motivar etc. Quem deve motivar você é você mesmo! Nós mesmos é que produzimos a motivação!

Motivação não é autoajuda.

A motivação é desenvolvida pelo conjunto de motivos que levam os indivíduos a fazerem suas opções na vida. Se não tivermos motivos pessoais para agir, somos pessoas desmotivadas. Se alguém não tiver seus próprios motivos, terá de viver pelo motivo dos outros. Ninguém pode ter sucesso ou ser feliz — seja qual for a definição de sucesso e felicidade que se adote — vivendo exclusivamente por motivos que não sejam seus.

É muito confortável permanecer “parado” esperando a motivação chegar ou esperando alguém para poder te motivar. A vida já é um motivo significativo para você se sentir grato e motivado, não acha?

Trail runner man and success in mountains. Motivation and inspiration on mountains peak. Running sports fitness and healthy lifestyle outdoors in summer nature

Somos motivados, basicamente, por dois grandes fatores: evitar sofrimento e obter prazer. A evolução da tese do psicólogo norte-americano Abraham Maslow, que surgiu por volta da década de 1950, levou-nos a combinar as noções de necessidade e desejo. Desse modo, a necessidade se confunde com o desejo. Tanto é que o desejo está ligado àquilo que dá prazer ao indivíduo. E, às vezes, para obter prazer, não nos importamos de sofrer um pouco. As pessoas aceitam certa dose de sofrimento se vislumbrarem o prazer, a recompensa logo adiante.

Pessoas que conhecem claramente quais são as suas necessidades e desejos, e conseguem atingi-los e mantê-los saciados, sentem-se mais motivadas.

Outras duas grandes fontes importantes de prazer são o orgulho e o bem-estar. Seja em família, com amigos e no trabalho, como é prazeroso sentir orgulho das pessoas que você tem ao redor, de seus pais, do seu país, da empresa. E como é prazeroso sentir-se bem onde você está, porque ali existe um bom clima, existem respeito e alegria, apesar de haver seriedade, responsabilidade e confiança.

Quando a vida e o trabalho são significativos, as pessoas estão sempre motivadas.

Sucesso! Felicidades! Prosperidade! Vamos em frente!

Sobre o autor

Sergio Giavoni

Sergio Giavoni

Sócio Diretor da Harmonia Consultoria e Assessoria em Pessoas. É Economista com MBA Executivo em Administração de Empresas, Certificado em Capacitação Gerencial, Gestão Estratégica das Pessoas, Gestão Estratégica de Negócios, Palestrante Profissional, Personal & Profissional Coach, Leadership Coach, Carrer Coach, Alpha Coach, Executive Coach, Business Coach, e Analista PDA – Personal Development Analysis (Avaliação de Perfil Comportamental).

Experiência profissional executiva em bancos, ocupando por último o cargo de Superintendente Comercial da rede de agências.

Desempenha a função de Coach Pessoal, Profissional, Executivo e Business, com diversas atuações no desenvolvimento de objetivos, resultados e performance de pessoas, equipes e empresas.

Desempenha também a função de palestrante e instrutor em assuntos pertinentes à Liderança, Motivação, Engajamento, Atendimento à Clientes e Vendas.

Coordenador de Mentoria do Grupo BNI (Business Network International) Exponencial – São Bernardo do Campo – SP.

Coautor do livro “Planejamento Estratégico para a Vida” – Editora Ser Mais – Dez/2015.

Telefone: 11 4427-9604 e 11 99979-7050
E-mail
[email protected]oria.com.br
Sites
www.harmoniaconsultoria.com.br/
Blog
www.harmoniaconsultoriaeassessoria.com.br
LinkedIN
Sergio Giavoni
Instagram
@sergiogiavoni
Facebook
facebook.com/sergiogiavoni
Twitter
@SGiavoni