Autoconhecimento Comportamento

5 maneiras de lidar com o passado com mais leveza

Mulher em um campo com árvores, com a cabeça erguida e os olhos fechados, com semblante de paz
SrdjanPav de Getty Images Signature/ Canva Pro
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Existem algumas formas de lidar com o passado deixando a culpa de lado e vivendo com maior leveza. Para isso, você precisa colocar alguns exercícios de libertação em prática. Confira as 5 dicas que separamos para você encontrar mais leveza no seu dia a dia, sem um peso desnecessário nas costas!

Você já pensou em olhar para o seu passado com uma visão diferente? É comum que alguns eventos que já passaram sigam assombrando o presente. Isso pode ocorrer por conta do episódio ter sido traumático, triste ou desagradável, mas há uma boa notícia, pois existem 5 maneiras de tratar esse assunto com mais leveza!

A melancolia e a dificuldade em encarar o passado também estão ligadas a uma sensação de culpa. Sentir-se culpado, mesmo que involuntariamente, é muito comum quando falamos daquilo que já passou. Afinal, quem não se sente culpado por algo e guarda essas lembranças a sete chaves, como um segredo sujo?

Bem, embora seja comum e praticamente todo mundo lide com esses sentimentos controversos, não é saudável manter sensações negativas em nosso interior. Isso porque, ao guardá-las e deixá-las nos assombrar, acabamos desperdiçando um grande potencial de desenvolvimento pessoal.

Então, se você tem dificuldades em lidar com o seu passado, confira as 5 maneiras que separamos para que você comece a enfrentar os seus monstros de cabeça erguida e trate tudo com maior resiliência. Confira!

1- O tempo não retrocede, mas permanece em movimento

Você não pode mudar o passado e tá tudo bem! Tenha isso em mente sempre, porque ficar pensando nas possibilidades que poderiam ter acontecido simplesmente não leva a nada no presente, nem no futuro.

Todas as pessoas cometem erros e isso é natural dos seres humanos. Não somos perfeitos! Por isso, não adianta remoer o passado, porque isso não vai ajudar em nada a mudá-lo. Levante a cabeça e se prepare positivamente para o que ainda está por vir.

Além disso, você sempre pode utilizar os seus erros como aprendizados para se tornar uma pessoa cada vez melhor, mais justa e mais competente na vida. Pense nisso!

2- Seu passado não te define

Imagem em preto e branco de uma mulher
Oleg Magni de Pexels/ Canva Pro

No geral, temos a mania de nos julgarmos demais e de pensarmos muito no que as outras pessoas pensam da gente. E isso é um erro, porque o passado não nos define!

Existem vários motivos para tomarmos uma decisão que pode parecer certa naquele momento, até que, no futuro, se torne um arrependimento. Um erro que aconteceu há algum tempo não vai refletir totalmente na pessoa que você é hoje em dia, assim como outras ações e outros eventos também não vão.

A verdade é que todo mundo cresce, evolui e muda. Os pensamentos, as situações e as expectativas estão sempre em constante transformação, então não se cobre pelo que não tem mais volta, e gaste as suas energias para evoluir em diversos aspectos.

3- Cultive a gratidão e liberte-se pelo perdão

O perdão é considerado um exercício de libertação e isso não é à toa. Perdoar a si próprio e perdoar aos outros, também, ajuda a tirar pesos desnecessários das costas e tornar o dia a dia, no presente, mais feliz.

Então, faça o seguinte exercício: releve as suas atitudes do passado, poupe a sua alma dos momentos que você não pode mudar e absolva-se por completo, libertando-se das amarras emocionais.

Dessa forma, a paz interior vai florescer em você, possibilitando que haja espaço para novas experiências, expectativas e conexões especiais.

4- Escreva seu aprendizado

Se você continua pensando muito no seu passado, mesmo fazendo esforço para não fazer isso, que tal transformar essas ocasiões em oportunidades de aprendizado?

Você pode criar um diário ou fazer uma lista, por exemplo. Isso é positivo para haver uma visão geral dos erros que foram cometidos e para que você encontre a melhor maneira de lidar e aprender com eles.

Além disso, escrever também é libertador, pois você pode desabafar pensamentos e fazer reflexões necessárias para a sua própria vida. Então, não guarde tudo para si, mas coloque toda a culpa para fora, mesmo que não seja com outra pessoa!

5- Encontre apoio e ressignifique seu passado

Escrever o seu passado pode ser uma boa ideia para tirar o peso das costas. Mas, para lidar com os assuntos mais delicados da sua história, a melhor opção é buscar apoio profissional com especialistas da saúde mental.

A terapia com um psicólogo, por exemplo, ajuda a colocar as tristezas do passado em uma perspectiva importante e diferente. O profissional ainda possui a capacidade de te fazer falar sobre esses pontos que incomodam e causam culpa, fazendo com que você se liberte, mesmo que com alguma dificuldade.

Também é possível fazer terapia com um psiquiatra. Diferente do psicólogo, o psiquiatra é um médico de formação, capaz de prescrever medicamentos que ajudam a lidar com a ansiedade e o estresse causado pelo passado.

Outra alternativa é realizar a terapia holística para tratar medos, ansiedades e insônia, que podem ser ocasionados pela culpa do passado. Essa terapia trata essas questões considerando as doenças físicas e mentais a partir de uma visão global do ser humano. Ou seja, não foca apenas nos sintomas e na doença, mas sim na condição como um todo.

Essa é a hora de deixar o passado de lado e viver o presente!

Agora que você conhece as 5 maneiras de lidar com o passado com mais leveza, que tal colocar tudo isso em prática? Procure, aos poucos, focar no presente, perdoar os seus erros, entender que o passado não define toda a sua história e escrever o que te incomoda.

Você também pode gostar

E, se achar necessário, não se esqueça que o apoio psicológico profissional não é sinônimo de fraqueza, mas sim uma necessidade de muitas pessoas. Procure ajuda para lidar com o seu passado e não deixe de viver a sua vida atual com a maior felicidade e intensidade possível. Lembre-se que a transformação está em suas mãos e você pode tudo se quiser!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br