Energia em Equilíbrio

A leveza espiritual promove vida nos outros

Mulher meditando na varanda
SkyNext / Getty Images Pro / Canva

Quando lemos sobre a literatura da filosofia do estoicismo ou até mesmo a literatura em SatSang, encontramos muitas ferramentas que nos auxiliam na construção de uma estrutura emocional e espiritual forte e em permanente crescente. Quando falo sobre filosofia, poderia aqui citar diversos filósofos ao longo da história que debateram o tema sobre espiritualidade e paz, podemos pesquisar sobre Sêneca, Marco Aurélio, Epicuro, Santo Agostinho, dentre outros. As pessoas precisam utilizar da literatura para alcançar o pleno conhecimento de quem elas são e como vencer a si mesmo, uma vez que o bicho papão só é real na nossa ilusão, em nossas criações e formação de conteúdos da imaginação vinda de um condicionamento preso ao caos da mente sem estrutura espiritual e intelectual.

Quando falo sobre SatSang, podemos ler sobre os pensamentos, por exemplo, de Osho ou de Sartiaprem, por exemplo, pois são minha base de formação de literatura em SatSang, no entanto existem dezenas de outros bons autores. O SatSang deve ser praticado e, sem dúvida, pode mudar sua vida, basta ficar atento ao que se está lendo em SatSang, aos poucos você perceberá que o seu ego desaparecerá e aos poucos o mestre aparecerá para você, sim, ele habilita em um lugar onde em SatSang você vai descobrir para nunca mais esquecer desse momento.

Entretanto, voltando à condição de espiritualidade, é muito melhor ter ao nosso lado alguém equilibrado do que uma pessoa perturbada pela própria mente.

Essa leveza espiritual é o reflexo de um conjunto de coisas que foram desenvolvidas com o tempo. Dentre elas estão o preparo intelectual por meio da literatura, também a meditação, prática de exercícios físicos com regularidade, contato espiritual com Deus e, por fim, o desapego total do mundo material e das paixões.

Mãos juntas em pose de yoga
ipopba / Getty Images Pro / Canva

Como filósofo eu garanto que é impossível você se tornar um ser humano equilibrado, com uma envergadura de espiritualidade e conhecimento sem ter essas habilidades que citei. Portanto, se você é uma pessoa ansiosa, nervosa, traumatizada ou que tenha dificuldades em se libertar do mundo material e de suas paixões viciosas e ideológicas, ofereço-te uma solução definitiva: “Leia o parágrafo anterior acima e faça isso.”

A leveza espiritual promove vida em outras pessoas por um simples motivo: “A luz ilumina a escuridão.”

A escuridão é uma ideia de trevas, no entanto, mesmo no escuro, quem tiver essa envergadura de espiritualidade transmite luz e paz onde quer que for.

Aonde você for, você terá de carregar a si mesmo, então a pergunta é: “Você gostaria de andar em sua companhia se você fosse outra pessoa?”

Precisamos refletir, pensar sobre nosso comportamento em sociedade, vigiar o que falamos, trabalhar o silêncio. Saiba dominar seus impulsos e ter equilíbrio emocional.

Pedras de massagem empilhadas junto uma flor de lótus sobre as águas
RomoloTavani / Getty Images Pro / Canva

Repare, quando há uma pessoa cheia de conhecimento e de uma espiritualidade diferenciada, você percebe uma luz na presença da pessoa, de sorte que quando ela chega, o ambiente fica leve. Por vezes, muitos consultam essa pessoa para pedir conselhos sobre os diversos aspectos da vida cotidiana e seus infortúnios, e isso não tem preço, isto é, poder ajudar o próximo através do nosso conhecimento.

Para finalizar, você não pode morrer na mediocridade, precisa ter brio próprio e querer mudar sua vida, tornar-se sua melhor versão. Lembre-se, muitos hoje não conseguem sair da depressão, da angústia, pelo simples fato de nunca terem se preocupado em estruturar suas mentes, o próprio cérebro, para enfrentar os desertos da vida. Infelizmente estamos em uma sociedade onde todos aprendem apenas sobre conquistas, realizações e planos para o futuro, entretanto não cuidam da espiritualidade, do intelecto e do desapego das emoções.

Vou deixar uma reflexão para você trabalhar isso:

“Não importa em que tempo da vida, em que tempo da história você está lendo os artigos no Google de Nilo Deyson Monteiro, interessa a você dar um fim ao seu antigo mundinho e ascender para a leveza da espiritualidade através da meditação, da literatura e do treinamento da sua estrutura psicológica e intelectual, assim, com o tempo, você fará com que sua vida se torne um verdadeiro espetáculo aos seus olhos e posteriormente melhorará a vida das pessoas a partir de você!!!”

Você também pode gostar

“Na vida tudo passa, o que eu levo da vida é a vida que eu levo comigo. Na vida tudo deixo, sempre estarei vivo nas minhas obras, no que escrevo, e enquanto vivo, por onde eu for, eu me carrego com prazer.”

Não tenha medo de se desapegar das coisas, deixe que elas passem, tudo é ciclo, tudo passa, até mesmo o desejo aflorado.

Sobre o autor

Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Tenho trabalhos acadêmicos e literários publicados em diversos tipos de plataformas e portais, basta pesquisar utilizando meu nome em diversas mídias sociais.

Contato:
Email: [email protected]