Autoconhecimento Comportamento

Dicas para se cuidar ao sair de um relacionamento abusivo

Mulher branca com o rosto apoiado nas braços.
resternormal / Reshot
Escrito por Silvia Malamud

Pare de focar no seu passado recente, no seu ex narcisista, abusador, virando a seta para si mesma e para a sua nova meta, que é a liberdade de ser você mesma. Hora de focar em você e em suas necessidades. Reveja o que deixou de lado, ilumine-se novamente. Você pode e merece, afinal conseguiu sair de um cárcere de difícil detecção e da névoa que até pouco tempo atrás a estava consumindo. Hora de recuperar a autoestima, hora de viver e honrar a vida!

Nesta etapa, você deve cortar todo o acesso e todo o contato possível. Isso significa cancelá-lo de todas as suas redes sociais, deletar fotos, apagar e bloquear e-mails, WhatsApp e telefone. Retirar fotos e coisas que a lembrem dele da sua frente e também evitar qualquer tipo de conversa com seus amigos em comum ou com pessoas que duvidem da sua história de abuso e tentem amenizar, ou mesmo minimizar, as situações.

Mantenha contato apenas com pessoas que a encorajem, que tenham empatia e que acreditem em você.

Afaste-se definitivamente dos macacos voadores, que são aquelas pessoas-robôs que lhe passam recados do seu ex e ainda tiram uma com a sua cara. Jamais tente convencer ninguém que esteja contaminado e com escuta indisponível.

Jamais entre na cilada de ter pena do seu ex. Lembre-se de que ele já é bem grandinho e, por mais que teatralize, sabe muito melhor do que você imagina se manter bem e saudável.

Mulher branca deitada com expressão triste.
M. / Unsplash

Agora é a hora de você cuidar de si mesma e de recuperar forças. Saiba que, por mais que o relacionamento tenha sido difícil, é comum sentir alguma dor e até uma sensação de perda do lugar conhecido. E, mesmo tendo sofrido tanto, pode ser que, em alguns momentos, você só se lembre de situações que falsamente pareciam ser boas.

Por conta do lastro traumático, e apesar de tudo o que foi ruim, pode ser muito doloroso ficar longe dos hábitos vivenciados com o narcisista. A confusa sensação é como se a pessoa não fosse sobreviver e como se fosse responsável por toda a tortura emocional pela qual passou. Esteja ciente de que essa sensação faz parte dos traumas ainda não totalmente sanados, das crenças infundadas plantadas e, por fim, de toda a toxicidade envolvida nessa trama abusiva. Nesses momentos, é superimportante continuar a manter distância. Como uma droga, demora um pouco para desimpregnar do sistema. Isso faz parte do processo de cura emocional e de autorresgate.

Arme-se de muita informação a respeito desse tema, frequentemente force a sua memória a se lembrar de como ele funcionava, como sabia manipular e diga a você mesma: “Abuso emocional? Nunca mais!”.

Você também pode gostar

Fortaleça-se, quando necessário, com terapia competente que a auxilie a reprocessar seus traumas e a fortalecer mais ainda os seus recursos. Eu sempre recomento EMDR.

Atente-se: o momento de tomar consciência e de despertar de relacionamentos abusivos pode ser sofrido, mas não é ruim. É o primeiro passo para se reconstruir uma vida com alicerces mais sólidos e reais. O trabalho da reforma íntima costuma ser solitário, e ninguém o fará por você.

Quanto mais despertos, melhor!

Sobre o autor

Silvia Malamud

- Psicologa
- Especialista em temas relacionados ao Abuso Emociona com narcisistas perversos em relacionamentos afetivos, familiares, mãe/pai filhos, escolares, sociais e de trabalho.
– Especialista em Terapia Individual, Casal e Família /Sedes
- Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA
- Terapeuta Certificada em Brainspotting - David Grand/ EUA
- Terapia de Abordagem Direta a Memórias do Inconsciente.

EMDR e Brainspotting são terapias de reprocessamento cerebral que visam libertar a pessoa do mal estar causado devido à experiências difíceis de vida, vícios, traumas, depressões, lutos e tudo o mais que é perturbador e que seja uma questão para que a pessoa queria mudar. Este processo terapêutico, por alterar ondas cerebrais viciadas num mesmo tipo de funcionamento, abre espaço para que a vida mude como um todo, de modo muito melhor, surpreendente e inimaginável anteriormente.

Mais sobre Silvia Malamud: Além de psicóloga Clínica, é também formada em Artes plásticas- Terapia Breve - Terapia de Casais e Família pelo Sedes Sapientiai. Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e em Brainspotting David Grand/EUA. Desenvolveu-se em estudos e práticas em Xamanismo, Física Quântica, Bodymirror. Participou e se desenvolveu em metodologias de acesso direto ao inconsciente, Hipnose, Mindskape, Breakthrough e outras. Desenvolveu trabalho como psicóloga Assistente no Iasmpe, Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, com pesquisa sobre o ambiente emocional de residentes durante o período de suas residências, de 2009 até 2013. Participou do grupo de atendimentos de casais do NAPC de 2007 à 2008. Autora dos Livros "Projeto Secreto Universos", uma visão que vai além da realidade comum e Sequestradores de Almas, sobre abuso emocional que podemos estar vivendo, sem ao menos saber, sobre como despertar e como se proteger.

· Conhecimento terapêutico: Cenários e imagens: Já presenciei diversos pacientes fazerem "viagens" às vidas anteriores, paralelas, sonhos e mesmo se reinventarem em cenas reais ocorridas ou não. Vi-os saindo do túnel do reprocessamento, totalmente mudados e transformados, inclusive em suas linhas de tempo. Para mim, fica uma pergunta de física quântica... O que acontece com a rede de memória da pessoa se a matriz do acontecimento muda totalmente não o afetando mais? A linha do tempo e todos os significados emocionais transformam-se simultaneamente. Todos os eventos difíceis que a pessoa teve em relação ao tema ao longo da vida perdem o sentido e até parece que nem existiram, embora se saiba. A pergunta que fica é: O que é o tempo quando podemos nos transformar e nos auto-superarmos nesta amplitude?

· Coexistimos em inúmeras camadas de realidades que são atemporais. Por exemplo, o seu “eu” criança pode estar existindo e atuando em você até hoje... Outros aspectos desconhecidos também podem estar, sem que você suspeite.

Silvia Malamud
Psicóloga clinica Especialista em Terapias Breves individual, casal e
família/Sedes - CRP: 06-66624
Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA
Terapeuta Certificada em Brainspotting – David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem Direta a Memórias do Inconsciente.
email.: [email protected]