Autoconhecimento

5 Pilares da felicidade

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Felicidade é um estado pleno de contentamento. Segundo a ciência, o sentimento está relacionado à genética. Em pesquisa realizada pela Universidade de Edimburgo (Escócia), descobriu-se que de 40% a 50% são nossas atitudes e o restante é uma mescla de nossas condutas e nossa genética. A ciência também provou que dinheiro realmente não traz felicidade e ainda reduz o otimismo, de acordo com Eugenio Proto e Aldo Rustichini, pesquisadores das Universidades de Warwick e Minnesota, ambas nos Estados Unidos.

Cada um tem seus pilares de felicidade, mas será que você realmente é feliz com eles? Se está em dúvidas, confira aqui outros parâmetros e reveja seus conceitos:

1. Harmonia familiar e com todos que o rodeiam

Quem briga com todo mundo não tem ninguém com quem dividir momentos bons e desabafar tristezas. Quem vive em desarmonia com todos é apenas tolerado e ouve “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite” por mera questão de educação. Sabemos que se dar bem com 100% das pessoas é impossível, mas, quando as divergências não puderem ser superadas, que sejamos pelo menos educados. Uma vida solitária leva a problemas cognitivos, afeta a memória e aumenta o risco de suicídio.

2. Trabalhar

Já ouviu falar no ditado: “O trabalho dignifica o homem?”. É mais que certo. Em qualquer reportagem sobre desemprego, os entrevistados sempre falam que perderam a dignidade e têm vergonha de estar sem trabalhar. Trabalhar não apenas fará você pagar as contas e comprar comida, mas resgatará sua dignidade financeira e pessoal.

3. Ter um hobby

Hobby é uma atividade que você gosta de fazer nas horas vagas, onde são desenvolvidos talentos que normalmente não são utilizados no cotidiano. Cuidar de plantas, cozinhar, pintura e marcenaria são hobbies bem comuns. Alguns deles podem virar negócio e transformar de vez a sua vida.

4. Lazer

Trabalhar traz dignidade, mas não precisa pensar e viver só para ele. Sair com a família e com os amigos é tão importante quanto. Organize-se para reservar um tempo para o lazer.

5. Espiritualidade

Ela pode ou não ser relacionada à religião. Pesquisas revelam que pessoas espiritualizadas são mais felizes e saudáveis.

E seus conceitos de felicidade, quais são? Diga para nós o que é ser feliz em sua opinião.


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]