Felicidade é um estado pleno de contentamento. Segundo a ciência, o sentimento está relacionado à genética. Em pesquisa realizada pela Universidade de Edimburgo (Escócia), descobriu-se que de 40% a 50% são nossas atitudes e o restante é uma mescla de nossas condutas e nossa genética. A ciência também provou que dinheiro realmente não traz felicidade e ainda reduz o otimismo, de acordo com Eugenio Proto e Aldo Rustichini, pesquisadores das Universidades de Warwick e Minnesota, ambas nos Estados Unidos.
Cada um tem seus pilares de felicidade, mas será que você realmente é feliz com eles? Se está em dúvidas, confira aqui outros parâmetros e reveja seus conceitos:
1. Harmonia familiar e com todos que o rodeiam
2. Trabalhar
Já ouviu falar no ditado: “O trabalho dignifica o homem?”. É mais que certo. Em qualquer reportagem sobre desemprego, os entrevistados sempre falam que perderam a dignidade e têm vergonha de estar sem trabalhar. Trabalhar não apenas fará você pagar as contas e comprar comida, mas resgatará sua dignidade financeira e pessoal.
3. Ter um hobby
Hobby é uma atividade que você gosta de fazer nas horas vagas, onde são desenvolvidos talentos que normalmente não são utilizados no cotidiano. Cuidar de plantas, cozinhar, pintura e marcenaria são hobbies bem comuns. Alguns deles podem virar negócio e transformar de vez a sua vida.
4. Lazer
Trabalhar traz dignidade, mas não precisa pensar e viver só para ele. Sair com a família e com os amigos é tão importante quanto. Organize-se para reservar um tempo para o lazer.
5. Espiritualidade
Ela pode ou não ser relacionada à religião. Pesquisas revelam que pessoas espiritualizadas são mais felizes e saudáveis.
E seus conceitos de felicidade, quais são? Diga para nós o que é ser feliz em sua opinião.
Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.