Saúde Integral

3 pilares para uma vida saudável e equilibrada

Mulher vista de perfil em um parque, com os braços abertos, sorrindo.
lzflzf / 123RF
Malu Brandão Moura
Escrito por Malu Brandão Moura

Alimentação

Mulher cortando frutas na cozinha enquanto sorri.
Nathan Cowley / Pexels

Não se trata de fazer dieta o tempo inteiro para emagrecer e/ou estar “encaixado(a)” em um “padrão” social de magreza, ok⁉️Você precisa se reeducar para conseguir alimentar-se bem diariamente. Uma alimentação saudável com os nutrientes adequados lhe dará energia para a sua jornada diária

Uma alimentação adequada mantém o cérebro ativo e saudável, o que melhora o humor, a memória, o raciocínio e diversas outras capacidades/habilidades cognitivas.

Para avaliação e resultados efetivos é ideal o acompanhamento de um profissional nutricionista.

Pensamentos

Olhos de uma pessoa pensativa, vistos de perto.
Gift Habeshaw / Pexels

Pensamentos e ações positivas promovem o bem-estar emocional e, além disso, melhoram a imunidade. A nossa mente funciona como um ímã, atraindo as experiências de acordo com as vibrações. Sendo assim, os pensamentos interferem diretamente em tudo que fazemos, e eles têm força para “ativar” essa “reação” do Universo diante do nosso estado vibratório. Esse processo pode ser explicado pela Lei da Atração, ou seja, causa(s) e efeito(s), estes sempre estão em harmonia com a nossa vibração.

A psicoterapia entra nesse contexto atuando para direcionar o paciente ao entendimento desse processo “ação” vs. “reação” que, na verdade, tem ligação (geralmente provém de uma causa-raiz) com crenças limitantes, padrões repetitivos, traumas e/ou experiências mal assimiladas. O objetivo é promover a expansão da consciência, a fim de que ocorra o acesso à causa, ressignifique-a e então a ancoragem com o momento presente aconteça, reprogramando e reequilibrando.

(Entre em contato para agendar uma consulta comigo. 😉)

Movimento = Atividade física

Mulher com roupas de ginástica na praia, com o braço para cima.
The Lazy Artist Gallery / Pexels

E, por fim, movimentar-se, “balançar o esqueleto”, exercitar-se é essencial para a saúde física e mental, melhorando a qualidade de vida e proporcionando maior disposição para as tarefas cotidianas. O sedentarismo já está sendo considerado um dos “maus do século”, e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a inatividade física é considerada o quarto maior fator de risco de mortes no mundo. Os movimentos motores realizados durante os exercícios físicos liberam várias substâncias, como a endorfina (considerada o hormônio da felicidade, que beneficia o humor, a memória, a concentração, o sono, entre outras funções), dopamina (cognição, prazer, humor, algumas funções endócrinas, entre outras) e serotonina (regula principalmente o humor e o sono, entre outras funções). São diversos os benefícios, como aumentar a capacidade cardiopulmonar, fortalecer os músculos, reduzir os níveis dos considerados hormônios do estresse (a exemplo do cortisol), reduzir o risco de hipertensão, diabetes, câncer de mama e de cólon, depressão e até as possíveis quedas. A OMS indica 150 minutos semanais de atividade física leve/moderada ou 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana.

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Se você precisa de acompanhamento, sugiro buscar um personal trainer.

Ressalto que os equilíbrios físico, mental e espiritual estão interligados e dependem um do outro.

Deepak Chopra (médico, escritor e professor indiano) nos traz sabiamente a importância de o corpo ser entendido como um campo de energia e a sua necessidade de estar em equilíbrio.

Mente sã, corpo são‼️

Sobre o autor

Malu Brandão Moura

Malu Brandão Moura

Administradora (UFBA) e contadora (Uneb), especialista em finanças, sempre atuei na área financeira/controladoria (desde 2006), perpassando por empresas de portes diversos, em sua maioria multinacionais, atuando como gerente nas duas últimas experiências do mundo corporativo, o que me deu toda a bagagem necessária para a atuação atual como mentora financeira. Durante todo esse tempo, sendo espírita praticante, palestrante e estudiosa das questões imateriais, apaixonei-me pelo universo espiritualista e busquei o autoconhecimento como aprimoramento pessoal e ferramenta para melhorar minhas relações interpessoais, exercendo a empatia e, consequentemente, a vontade de ajudar o próximo a desvendar seus processos existenciais. Debrucei-me, então, na transpessoalidade desde a vertente holística até a prática terapêutica, buscando compartilhar ferramentas aprendidas na formação em terapia transpessoal sistêmica (Núcleo Jordan Campos/Unibahia) e, assim, desbravar o universo transpessoal do indivíduo. Hoje, pós-graduanda em neurociências e comportamento, estudiosa e praticante da ayurveda, especialista em constelações familiares, sistêmicas e organizacionais, atuo com terapia regressiva, PNL, thetahealing, tarô terapêutico, terapia energética (reikiana nível III nas linhas usui e tibetano), floralterapia, mandalaterapia, aromaterapia e iridologia comportamental & clínica, buscando o meu desenvolvimento como profissional com o objetivo de transformar a vida de outras pessoas, direcionando-as a uma existência mais leve e feliz.

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