Autoconhecimento Convivendo

5 princípios da produtividade e da organização pessoal

77065766 - cheerful young woman sitting on couch in living room and using laptop
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Ter ideias nem sempre é fácil, mas difícil mesmo é dar continuidade a essas ideias, não é? Pensando na rotina diária, algumas ações são importantes para, finalmente, tirar do papel seus planejamentos e desejos.

Para ser mais produtivo você precisa, antes de tudo, ser organizado! Já não dizia o ditado “organização é alma do negócio”? E, claro, falar é muito fácil, mas fazer também pode ser. Para te ajudar, selecionamos cinco passos que vão aprimorar a sua produtividade – na vida e no trabalho – e a sua organização pessoal. Prepare-se para mudar a sua vida!

Passo 1: descarregue as suas ideias

Tire as coisas da sua cabeça! Lembra aquela ideia que você teve tomando banho? Ou então aquele vídeo superinteressante que você viu e que poderia te ajudar a criar algo novo?

Anote, desenhe, liste, deixe registrado!

Passo 2: planeje

Você tem uma ideia de como será a sua semana? E o seu mês? Comece a fazer uma agenda em que você veja, claramente, tudo que acontecerá no seu futuro próximo e também no seu futuro longo. Por que não já começar a planejar aquela viagem do fim do ano? Ou então aquela promoção no seu trabalho. É hora de ter foco!

Passo 3: antecipe os erros

Quantas vezes você estava animado com algo, mas acabou desistindo por conta de algum erro ou dificuldade? Agora você vai antecipá-los e se preparar para aquelas coisas que poderiam estragar o seu propósito. Você não precisa ter todas as respostas, mas entender que ‘tudo bem errar’, ‘tudo bem se eu não tiver as soluções’, é meio caminho andado! Antes de tudo: seja verdadeiro com você mesmo. Até onde você está disposto a ir?

Passo 4: priorize!

Tudo bem ter muitos sonhos, mas você não vai realizar todos de uma vez só. Divida e multiplique! E, novamente, seja verdadeiro consigo mesmo: o que você está buscando é mesmo tão importante agora? Será que essa promoção é mesmo o que eu quero? Ou será que agora eu quero explorar o mundo? Aqui entra novamente a ideia de anotar e listar seus pensamentos. Responda: o que é importante e essencial para você?

Passo 5: equilibre os aspectos da sua vida

Aqui entra uma autocrítica e avaliação: eu estou conseguindo conciliar todos os aspectos importantes da minha vida? O que eu posso melhorar e o que eu posso descartar? Seja honesto consigo mesmo e não carregue algo desnecessário.

Para finalizar essa reflexão, tire um momento, todos os dias, para entender aonde você está indo e se este é mesmo o caminho que quer seguir. Não é fácil. Principalmente porque temos o costume de nos autossabotar, então nem sempre conseguimos ser reais com nós mesmos. Pratique todos os dias. Aos poucos vai ficar mais fácil. Depois de fazer esses exercícios de autoconhecimento, conte para nós sua experiência pessoal e deixe ideias para quem está começando nesta jornada!


Texto escrito por Gabrielle Cristina Carreira da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]