Autoconhecimento Meditação

Mestre de si mesmo: histórias com Osho

Anand Nisargan
Escrito por Anand Nisargan

Olá! Este é mais um vídeo da série “Histórias com Osho” e o nome deste vídeo é “Mestre de Si Mesmo”.

As pessoas que têm uma ligação com o Osho às vezes sentem um impulso de pedir um Sania. É como se fosse um discipulado, mas sem aquelas ideias que nós temos que eu tenho que seguir alguém, é mais uma abertura energética a uma inspiração vinda do campo de energia do Osho.

Quando uma pessoa recebe um Sania, ela recebe um nome, embora hoje seja um pouco diferente, hoje elas escolhem o nome, mas a tônica do que eu quero falar diz respeito ao primeiro nome de um Saniado. Normalmente quando as pessoas perguntam para mim qual é o meu nome Sania, eu tendo a falar “Nisargan” ou Anand Nisargan, “Anand” é o nome da família e significa bem-aventurança, mas eu muitas vezes me esqueço do primeiro nome e é isso que eu quero falar neste vídeo, porque esse é um toque que o Osho dá e que passa às vezes despercebido.

O primeiro nome Sania para pessoas do sexo masculino sempre é “swami”, o primeiro nome de uma sannyasi do sexo feminino é “má”. Swami para o Osho significa “mestre de si mesmo”, esse é um toque que passa muitas vezes batido para mim.

Ele fala: você é um mestre de si mesmo ou senhora de si mesma e isso tem uma explicação muito grande, na verdade essa designação de swami com esse significado é mais um desafio do Osho. O Osho enfrenta condicionamentos, ele derruba ideias e crenças, ele afronta alguma coisa estabelecida para colocar alguma coisa mais saudável, na visão dele.

Então, normalmente, se for pegar o material de uma tradição antiga sem ter ligação com o Osho, swami não significa isso, pode significar um seguidor, mas com o Osho se torna uma provocação e ao mesmo tempo uma indicação. Sendo assim, ser o mestre de si mesmo é um assunto delicado, porque se eu não tiver um nível de consciência elevado eu não tenho como de fato ser um mestre de mim mesmo, eu posso ser, talvez, um cara que faça determinadas ações em função de condicionamentos. Quando se fala mestre, é algo grandioso e silencioso.

Sobre o autor

Anand Nisargan

Anand Nisargan

Anand Nisargan é o criador do ESPAÇO PRESENÇA e focalizador de seus Retiros de Meditação.

Formado em Medicina na Unicamp, em 1994 abandonou seu trabalho como médico psiquiatra para tornar-se instrutor de meditação.

Bebeu da fonte do Mestre Osho em sua própria presença física e foi membro de suas comunas na Alemanha, Itália e Brasil, sendo tradutor de dezenas de seus livros e vídeos. Autor do livro “A Arte de Estar Presente”.

Site: espacopresenca.com.br
E-mail: [email protected]
Telefone: (12) 99700.5670 (Vivo | WhatsApp)