Autoconhecimento Psicologia

Inclua 6 novos hábitos gratuitos em sua rotina!

Samuel Oliveira
Escrito por Samuel Oliveira

Quando pensamos em hábitos saudáveis logo vem em nossa cabeça: praticar atividade física, fazer dieta, diminuir o consumo de cigarro, etc. Isso é tão comum que ao pesquisar em sites, você encontrará fotos de pessoas correndo, alimentos naturais (faça o teste).

Mas isso é errado? Não!!

O que quero dizer é que existem outros hábitos saudáveis, assim como existem outras áreas de nossa vida que precisam ser cuidadas. Ilustrarei isto por meio de uma metáfora:

Imagine que você é uma casa.

Uma casa possui vários quartos, certo?! Ok.

Nesta casa, você terá um quarto físico, um quarto mental, um quarto emocional e um quarto espiritual.

Imagine você abrir e usar apenas um quarto da casa e deixar os outros todos fechados, o que acontecerá? Isto mesmo, irá mofar!!

Conosco acontece a mesma coisa! Se você cuidar apenas do físico (dietas e atividades físicas), como ficam os outros quartos?

Assim, o propósito deste artigo é listar 6 novos hábitos em sua rotina que não vão te custar nada! (sempre opte pelo equilíbrio, nada de extremismo).

  • Planeje seu dia!

Nada melhor do que administrar seu tempo, traçar metas e fazer uma programação do seu dia. Assim como tomar café da manhã ou escovar os dentes, planejar o dia deveria ser um hábito diário de todos. Seguem algumas dicas para você se planejar!

  • Defina o que deve acontecer no seu dia
  • Anote seus compromissos (diminui a ansiedade)
  • Faça uma lista de tarefas por prioridades e necessidades
  • Anote seus gastos!
  • Se abra a novos itens com flexibilidade

“Planos são inúteis, mas planejar é fundamental”

– General Dwight Eisenhower.

  • Tome um banho frio ao iniciar o dia!

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Parece doideira, mas tomar um banho frio ao iniciar o dia é muito importante. Vou citar algumas vantagens e mudanças que acontecem com seu corpo por causa dessa prática:

  • Estimula o sistema imunológico
  • Aumenta o estado de alerta
  • Previne resfriados
  • Estimula hormônios antidepressivos
  • Acelera o metabolismo
  • Se dê alguma coisa que irá te fazer bem

O hábito de se dar presentes após uma atividade bem efetiva é muito útil, nosso cérebro é movido por recompensa e satisfação. Por que não se dar um benefício após finalizar aquela atividade que lhe custou muita energia?! Além disso, você estará aumentando sua autoestima.

  • Alongue-se

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Outro tópico importante é o alongamento. Deve-se fazê-lo consciente e no aqui, agora! Caso contrário, só terá benefícios musculares. Dito isso, ao se alongar, você:

  • Aumenta a flexibilidade, deixando os movimentos mais soltos e leves
  • Alivia a tensão muscular responsável por dores nas costas, no pescoço e até dores de cabeça
  • Relaxa o corpo, ajudando a aliviar o estresse
  • Aumenta a consciência corporal
  • Melhora a postura
  • Elogie (sem querer nada em troca) duas pessoas por dia

Conhece aquele ditado: “Faça o bem sem olhar a quem”? É basicamente isso. Ao elogiar alguém, você certamente receberá elogios e a partir disso, aumentará a sua autoestima e seu círculos de amizades, pois as pessoas tendem a se aproximar e manter contato com quem as fazem bem.

  • Abrace três pessoas

O contato físico por meio do toque é algo indispensável desde nossa formação enquanto bebês. Ele traz uma linguagem expressiva do ser vivo, chamada por Wilhelm Reich de “Biossocial”, (Bio = Biológico), pois influencia nas emoções, nos sentimentos e no social, porque se desenvolve através de dois seres humanos.

Sobre o autor

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Acadêmico de Psicologia pela Universidade do Extremo Sul catarinense (UNESC). Atualmente bolsista voluntário no Grupo de Pesquisa em Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais - GRUPPA e pesquisador e integrante do Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre o Meio Ambiente e Espaço Urbano (GIPMAUR).

Possui experiência em Neurociências pelo Laboratório De Neurociências - Neurolab na Unidade de Neurodegeneração- UnNeDe.

E-mail: [email protected]
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