Autoconhecimento

7 palestras que vão te ajudar a fortalecer seus relacionamentos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Relacionamentos em geral, sejam eles interpessoais ou conjugais, exigem muito de nós. No caso de algumas pessoas, exigem ainda mais, pois nem todos somos iguais. Embora para algumas pessoas seja algo trivial, como acordar e dormir, para outros é algo fora de seu alcance e muito difícil.

Abaixo, 7 palestras que vão mudar suas concepções para melhor sobre relacionamentos e, para quem tem facilidade, melhorar ainda mais sua forma de se relacionar:

1 & #8211; O poder da vulnerabilidade (Bene Brow)

Um dos maiores medos do ser humano é sentir-se exposto, ser ridicularizado na frente de outras pessoas, sentir dor e vergonha. Trata-se de um instinto natural querermos nos proteger, porém, Bene Brow, professora da Universidade de Houston, estudou com afinco a empatia durante 6 anos e chegou à conclusão de que compreender e combater a vergonha e o medo de errar são segredos fundamentais para o sucesso.

“A vergonha extrai seu poder do fato de não ser explanada. Essa é a razão pela qual ela não deixa os perfeccionistas em paz – é tão fácil nos manter calados! Se, porém, desenvolvermos uma consciência da vergonha a ponto de lhe dar nome e falar sobre ela, nós a colocaremos de joelhos. A vergonha detesta ser o centro das atenções. Se falarmos abertamente sobre o assunto, ela começará a murchar.”

2 – Por que amamos e traímos (Helen Fisher)

A Antropóloga Helen Fisher, grande especialista nos assuntos que envolvem relacionamentos, principalmente o amor romântico, fala sobre essas questões tão arraigadas em nossa vida desde que passamos a entender sobre o amor, além de explicar sua evolução ao longo das eras.

3 – O que você não sabe sobre o casamento (Jenna McCarthy)

Nessa TED engraçada e descontraída, a escritora Jenna McCarthy compartilha sua pesquisa realizada sobre casamentos e dá valiosas dicas de como os casamentos funcionam.

“Um dos meus estudos favoritos foi a descoberta de que, quanto mais o marido estiver disposto a fazer trabalhos domésticos, mais atraente será sua esposa ao encontrá-lo. E porque precisávamos de um estudo para nos dizer isso?”

4 – Sobre estar errado (Kathryn Schulz)

Pense num mundo onde as pessoas admitiriam seus erros, fazendo assim uma sociedade mais justa e sincera. Parece até sonho, não é? A “errologista” Kathryn Schulz apresenta convincentes argumentos para admitirmos nossos erros e também abraçarmos nossas falhas como pessoas.

“Descubra quais erros são benéficos para sua vida!”

5 – Esther Perel: por que casais felizes traem?

Esther Perel, terapeuta de casais, através de sua palestra, elucida os porquês das pessoas traírem. Desde o “por que traímos?” até uma “tentativa de resgatar a vitalidade”, Perel traz ao público inúmeras reflexões sobre o assunto.

6 – Yann Dall’Aglio: Amor – Você está fazendo errado

Yann, filósofo francês, defende que “o amor é o desejo de ser desejado” e deixa a seguinte reflexão em sua palestra: “Quando procuramos outro alguém para nos amar, podemos nos perder nesse percurso?”

“O que é o amor? É um termo difícil de definir, na medida em que sua aplicação é tão ampla. Eu posso amar correr. Eu posso amar um livro, um filme. Eu posso amar escalopes. Eu posso amar minha esposa. (Risos)”

7 – Joan Halifax: Compaixão e o verdadeiro significado da empatia

A líder espiritual budista Joan Halifax nos traz lições importantes sobre a empatia que aprendeu trabalhando com pessoas que se encontram no último estágio de sua vida (em ONGs que trabalham com cuidados paliativos em final de vida e no corredor da morte). Em sua palestra, ela nos traz uma profunda reflexão sobre o tema e sobre grandes mudanças em nossa vida.


  • Texto escrito por Bruno da Silva Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]