Energia em Equilíbrio

7 passos para adotar uma manhã feliz

Mulher sentada em uma cama, de frente para uma janela com cortinas levemente abertas, e espreguiçando seus braços para cima.
123rf/akkamulator
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Acordar atrasado e gritando com todos não é uma forma muito positiva de se iniciar o dia. Claro que existem contratempos, mas levantar sempre assim não é um hábito positivo. Quando se desperta de forma mais organizada é mais provável que se você se sinta melhor e que seu dia renda muito mais.

Por isso, algumas dicas ajudam qualquer pessoa a ter uma manhã mais feliz. Como cada personalidade é diferente, muitas pessoas tem realmente dificuldade em levantar cedo. Neste caso, cada um precisa conhecer como funciona seu organismo e, a partir daí, dispor de técnicas e uma organização para torná-lo mais positivo e feliz.

1 – Tocou o despertador, saia da cama

Relógio com alarme e os ponteiros indicando alguns minutos depois das sete horas.
Pexels/Aphiwat chuangchoem

Não adianta. Assim que despertar levante-se. Está comprovada que a função soneca não é benéfica para ninguém. Uma hora você precisa levantar. Então não procrastine. Esses minutos na cama podem ser aproveitados para outras coisas que fazem seu dia ficar mais leve, como uma oração logo pela manhã, por exemplo.

Você também pode gostar

2 – Escute uma boa música

Mulher com fones do ouvindo, sorrindo, e digitando em um celular.
Pexels/Andrea Piacquadio

Assim que saiu da cama, ligue o rádio e escute uma boa música. Deixe de lado os noticiários, eles só apresentam notícias ruins. Claro, que desde que você tenha um programa que considere interessante. Mas a música levanta a autoestima.

3 – Tome banho

Mulher deitada dentro de banheira, com a cabeça inclinada para trás e os olhos fechados.
Pexels/Andrea Piacquadio

Está comprovado cientificamente que um banho logo pela manhã, assim que você escovou os dentes, ajuda a despertar e dá aquela sensação maravilhosa de se sentir limpo e cheiroso. Este é um bom hábito para se cultivar.

4 – Tome um café reforçado

Mesa com pedaços de laranja, uma maçã, uma xícara de café, um copo de suco, e uma tigela com açaí.
Pexels/PhotoMIX Ltd.

Organize sua rotina para tomar um café em casa. Cinco minutos fazem a diferença. Se for na companhia do companheiro ou dos filhos melhor ainda. Se tomar este café em casa não é possível, pelo menos priorize um café saudável fora de casa, como levar uma fruta e beber muita água.

5 – Pratique uma atividade física

Mulher usando roupas de ginástica e sentada no chão estica uma perna para frente e seus braços até sua canela, em um alongamento.
Pexels/Jonathan Borba

Se você não precisa trabalhar logo pela manhã, investir em uma atividade física pode lhe dar ânimo e aquela melhorada no seu humor. O problema é começar. Desde uma caminhada pelos arredores do seu bairro já é muito bom.

6 – Elogie alguém

Mulher sorrindo ao receber dois polegares para cima de dois colegas de trabalho.
123rf/Antonio Guillem

Elogie alguém pelo caminho. Pode até ser um estranho. Você se sente bem e não faz nem ideia de como pode deixar outra pessoa feliz. Mas faça um elogio verdadeiro.

7 – Faça algo que você gosta

Três pessoas sentadas lado a lado lendo livros em uma sala de espera.
Pexels/Burst

Se isso não é possível no trabalho, faça algo que você gosta nem que seja cinco ou dez minutos. Brincar com seu filho, ler a revista que você gosta ou sentar e não fazer nada. Estes poucos minutos serão o suficiente para ajudar você no restante do dia, além de lhe proporcionar bem-estar.

Vale ressaltar que é mais difícil levantar da cama quando se dorme pouco, ou se tem uma noite mal dormida. Por isso, invista no seu sono. Tente dormir o quanto antes. Técnicas como chá, leituras relaxantes, orações e agradecimentos ajudam a dormir melhor.

Assim que acordar, agradeça por mais um dia. Talvez o dia de hoje possa ser o último. Estamos acostumados a estar no ‘piloto automático’ achando que tudo será eterno. Mas não é. Por isso, faça sua vida valer a pena. Melhor viver feliz e rindo do que mal-humorado e reclamando da vida. Pequenas dicas que transformam seu dia a dia já ajudam. Boa sorte!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]