Convivendo

8 dicas para você se recolocar no mercado de trabalho durante a crise

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se você, como muitos, foi pego pela crise e acabou perdendo seu trabalho, não se desespere. O momento é de pensar com calma no que fazer para conseguir ser recolocado no mercado o mais rápido possível e de maneira efetiva. Para isso, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar. Veja:

Mantenha seu currículo atualizado

Esquecer de atualizar o currículo é um erro muito comum dos profissionais. É sempre bom deixar tudo atualizado, porque talvez aquele curso que você fez no começo do ano pode ser uma qualificação que aquela empresa esteja procurando.

Não atire para todos os lados

Você tem que se candidatar somente para as vagas que acha que tem plena capacidade de preencher. Quando você envia seu currículo para qualquer vaga, seu nome fica “queimado” no mercado e as chances de conseguir algo ficam bem menores

Se conheça

Identifique seu talento e suas vocações. Saber qual o seu ponto forte te ajuda a encontrar o lugar certo para trabalhar.

Busque empresas que tenham a ver com você

mercado de trabalho

Acaba sendo muito mais fácil ser contratado por um empresa na qual você conhece tudo e tem verdadeira paixão pelo lugar. Os profissionais que te avaliam vão ver que você tem o real interesse em trabalhar lá e vão te preferir, ao invés de um candidato que não terá o mesmo empenho.

Você também pode gostar:
Se mantenha atualizado

É importante que você se mantenha sempre atualizado com cursos, palestras, feiras, e congressos que podem agregar muito ao seu currículo. Aproveitar os momentos em que está em casa para fazer um curso online gratuito pode aumentar suas chances em um novo emprego.

Amigos da internet

Muitas vezes, a vaga de emprego que você precisa está na empresa de um amigo seu das redes sociais. Esteja sempre bem relacionado com seus amigos nas redes e fique de olho se algum deles publicar algo relacionado a empresa ou vagas de emprego.

Se prepare para a entrevista

É muito bom chegar para uma entrevista conhecendo bem a empresa e o que ela faz. Saber também sobre as suas atividades na vaga é algo legal. É importante também que você mostre interesse na empresa na qual está tentando entrar, e não somente na vaga ou no salário.

Seja você mesmo

Não minta na entrevista dizendo fazer algo que você não sabe. Uma hora você pode ser cobrado disso e passará por maus bocados. Seja sempre muito honesto e não finja ser algo que você não é. Isso nunca funciona e os entrevistadores sempre descobrem.


Texto escrito por Marcela Cappato da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]