Convivendo

Currículo, onde o sucesso começa

Desenho de várias mãos, segurando currículos e analisando cada um deles.
Thales Kroth de Souza
Um bom currículo pode ser a porta de entrada para o seu sucesso. É preciso mantê-lo atualizado e revisado, pois não se sabe quando a oportunidade dos sonhos surgirá. Habilidades, como: ser dinâmico, interpessoal e comunicativo, são essenciais para uma negociação e, na hora da entrevista, será exatamente isso que demonstrará ao(s) ouvinte(s).

Como um vendedor faz a venda de bens ou serviços, precisará “vender-se” para o recrutador mostrando as suas aptidões e uma série de propriedades que já tem conhecimento. Um currículo é o seu conteúdo profissional e acadêmico enxuto em até duas páginas.

As experiências que passaram são de grande valia se a vaga procurada e que o currículo destinou se encaixa. Pode-se descrever essa parte por cargos, áreas ou empresas. Não tem diferença. A questão diferencial está nas atividades resumidas na descrição.

Currículo

Pretensão salarial? Precisa-se de negociação! Como para comprar um móvel ou imóvel, serviços ou bens, deve haver contrapartidas, acerca de salário deve ser visto diretamente na hora da entrevista. Se surgir dúvidas a respeito do pacote de benefícios, remunerações, não tenha medo de questionar. É preferível o trabalho que valoriza sua capacidade ao invés de um que lhe pague bem, todavia não te desenvolva.

Não tenha medo de alinhar os seus cursos complementares de acordo com as suas experiências e formação.
Se forem muitos de pouca duração, junte todos em um único título, some a carga horária e defina as instituições de ensino ou aprendizagem. Se alguma formação complementar for relevante, por exemplo: os intercâmbios (cursos no exterior), ponha em seu currículo.

Não se aplique na candidatura se requisitar fluência em um idioma, mas não o possuir. Seja humilde em admitir a si mesmo e busque essa capacitação. Faça cursos de idiomas, seja presencial ou virtual, mantenha-se atualizado. Grande peso possui as certificações de proficiência de línguas, pois além de somar pontos para o seu currículo, também se distancia da concorrência com um diferencial.

Afine a sua língua materna. Tão importante quanto saber se definir e dizer quem você é em uma entrevista de emprego, é não cometer erros de português em um documento que será o seu passaporte para o sucesso. Revise antes, peça o auxílio de algum amigo, professor ou mentor, mas não tente uma candidatura sem uma revisão.

Currículo

Se sair do seu trabalho atual para um dos sonhos e terá que abrir mão de alguma coisa que prejudicará o seu trabalho, não saia. Entenda que, para o seu desenvolvimento, a empresa que você contribui com os seus serviços precisa avançar. E o caminho para trilhar essa ideia e chegar ao sucesso parte do currículo.


Você também pode gostar de outros artigos do autor: Onde está o emprego?

Sobre o autor

Thales Kroth de Souza

Thales Kroth de Souza

Gaúcho de coração, formado em Técnico em Contabilidade pelo Instituto Rubén Darío, graduando em Gestão Financeira e Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Palestrante pela ODAC - Organização do Aluno Consciente, Voluntário na ONG Parceiros Voluntários e profissional com experiência nas áreas financeira e bancária.
Amante de corrida, gostar de malhar, leituras e manter-se informado.
Solteiro, procura o amor nas entrelinhas da vida.

Email: [email protected]
Facebook: thales.desouza.9655
Linkedin: thales-kroth-de-souza