Convivendo Educação

Aos nossos alunos, com todo o carinho do mundo!

Menina sentada na cama com fones de ouvido olhando para um computador. Ao seu redor, tem-se livros, cadernos, canetas e uma calculadora.
123RF/Anna Kraynova

“Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar” (Esopo)

Olá, Estimados! Diante desta nova realidade, que será temporária com certeza, mas que vai mudar muitos aspectos de nossas vidas, gostaria de bater um papinho com vocês sobre um dos campos, onde sofreremos, esta mudança e que acreditamos que terão um impacto positivo e daí promissor nesta nova convivência. No caso, estou me referindo ao ‘novo ambiente escolar’.

Por que quero falar sobre esse tema?

Professora em pé, sorrindo, ao lado de um quadro branco.
Unsplash/ ThisisEngineering RAEng

Com certo conhecimento, eu diria. Sou Professora, o que muito me honra, e o ambiente escolar é mágico e encantador. Nele, mais do que ensinar, tenho a absoluta certeza de que aprendo a cada instante, e tal fato me motiva a seguir acreditando que ali, naquele espaço, existimos e nos desprendemos de qualquer diferença que possa existir, para tão somente entoarmos o mesmo canto em prol do conhecimento, em seus mais diferentes níveis. Sou professora de Espanhol e minha escolha foi baseada num só fator: coração. Posso dizer que fiz essa escolha, que é a minha segunda opção profissional e que, com o tempo, tornou-se a única e amada profissão, pelo misto de razão e emoção…na qual a emoção falou mais alto.

De lá para cá, tenho vivido um turbilhão de emoções e, a cada aula, saio revigorada para aprender mais e dar o meu melhor; a troca com os alunos é estimulante e vital para a boa conexão que rege toda a trajetória de cada turma, a cada semestre.

…Mas e agora…?

Homem estuda segurando um tablet sobre uma mesa com livros e uma xícara de café.
Pexels/Kaboompics .com

Então, estimados, eu lhes diria que agora lá vamos nós professores aprender novamente e estimular a troca e a conexão, só que de outra forma, certo?

Estamos diante de um novo ambiente escolar já há algum tempo, com a implantação de cursos à distância ou semipresenciais etc. Essa nova realidade estabelece a conexão entre alunos e professores, coordenação pedagógica e direção de ensino, num cenário virtual também propício para a boa relação entre as partes envolvidas.

Você também pode gostar

Adiante, sempre!

Criança sentada em frente a um computador, assistindo a uma aula por videochamada.
Pexels/Julia M Cameron

A Educação está aí, antenada com as mudanças em seus mais diversos campos e há muito tempo já envolvida no novo cenário tecnológico; há ferramentas de aprendizagem, plataformas e o contato com o docente, que, voltado aos dias atuais, permite-nos a tal conexão frutífera e estimulante.

Um novo desafio. Uma nova proposta. Uma condição que não nos foi imposta, mas que nos permite estar a um passo adiante. A Educação sendo aprimorada e se aproximando do mundo novo. Explore esse mundo de conhecimento!

Boa semana, fique bem, cuide-se e Hasta Pronto!

Sobre o autor

Claudia Jana Sinibaldi Bento

Olá, sou a Claudia Jana Sinibaldi Bento, metade brasileira, sendo a outra metade encontrada na Espanha… rs... e aqui compartilho o que aprendi ao longo desta trajetória, seja estudando, traduzindo, escrevendo, lendo ou conversando… ah, melhor ainda: conhecendo pessoas que me acrescentaram o que carrego como sendo meu tesouro mais precioso: conhecimento. São anos aqui e ali, onde me chamam ou aonde eu simplesmente vou, para aprender, ajudar, sentir… e assim sigo esta estrada rumo ao autoconhecimento, evolução e simplicidade! Vem comigo aprender! Ah, também quero aprender com você!

Email: cjsinibaldi@gmail.com