Autoconhecimento Educação Yoga para crianças

Yoga na Educação Infantil?

Anna Maria Oliveira
Escrito por Anna Maria Oliveira
Sabemos quão importantes são os primeiros anos de vida para o desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças. É a fase do despertar, em que os movimentos corporais são soltos, leves e flexíveis. O ambiente é explorado pelos sentidos, de maneira a favorecer a criatividade.

Os gestos são dirigidos pela curiosidade aos estímulos externos e capacidade de controle desenvolvida, e perto dos três anos o domínio da fala é adquirido. Quando a criança começa a vida escolar, é apresentada, de modo geral, a sistemas menos flexíveis de aprendizagem. Atividades mais direcionadas e menos espontâneas passam a fazer parte do seu universo.

O tempo mítico é substituído pelo tempo do relógio. Ao apresentar vivências de Yoga para crianças de dois a seis anos, por meio de brincadeiras e jogos cooperativos, educadores e pais podem “prolongar” os momentos de descobertas. Brincando, a criança vai exercitando a imaginação, experimentando, vivendo os resultados de suas ações, trilhando os primeiros passos para a autogestão.

yoga infantil

A repetição de aulas, histórias, posturas de animais, jogos e danças, são atividades que os pequenos gostam de repetir. Vale ressaltar que o papel do adulto é facilitar o processo de aprendizagem, observando os movimentos, gestos, interesses, relacionamentos e sentimentos das crianças e, aos poucos, inspirar vivências de Yoga que ajudem a criança a respirar melhor, aceitar que cada um é um, que não existe certo ou errado na realização das posturas e que brincar é um antídoto para reduzir situações de tensão e medo.

Experimentar o Yoga em ambiente escolar é benéfico para as crianças, quando associado a alimentação saudável, relacionamentos afetuosos e prática de valores. Compreender e sentir o que desejamos para o desenvolvimento integral de crianças é essencial, muito além de oferecer atividades que trazem distração “para passar o tempo”!

“A criança possui suas próprias leis de crescimento e se quisermos ajudá-la a crescer, nós devemos segui-la ao invés de nos impormos a ela.” (Maria Montessori)

Quem ganha? Todos! Comunidade escolar, crianças, famílias, sociedade e ouso afirmar… o mundo!

Sobre o autor

Anna Maria Oliveira

Anna Maria Oliveira

Atuo como palestrante, consultora, professora formadora na abordagem meditação e yoga lúdico na educação, desenvolvida por mim. Graduada em cursos complementares, como arte contemporânea, xilogravura, educadora brincante, reiki tibetano, técnicas corporais ayurveda, instrutora de yoga na educação com crianças.

Vasta experiência em educação pública e no terceiro setor.

Realizo atendimento individualizado para profissionais da educação, utilizando a abordagem consultoria integrada experiencial.

Fundadora da Academia Confluência, escola de desenvolvimento humano para autogestão.

CONTATOS
E-mail: [email protected]
Site: academiaconfluencia.com.br
Facebook: academiaconfluencia
Instagram: @academiaconfluencia
Linkedin: Anna Maria de Oliveira