Autoconhecimento Cidadania Comportamento Convivendo Cultura Educação Educação dos filhos Filosofia

O portador da esperança

Um professor de matemática está ensinando o conteúdo que está na lousa. Ele sorri e aponta para a lousa.
Comstock / Photo Images / Canva
Escrito por Luis Lemos

Os professores são mais que transmissores de conhecimento: são portadores de esperança e agentes de transformação! Você já parou para pensar no verdadeiro impacto deles na sociedade? Descubra por que ensinar vai muito além da sala de aula. Leia mais!

Falar da importância do professor para a sociedade atual é o mesmo que falar da importância do oxigênio para a respiração: total. Os professores são aqueles que ensinam as novas gerações, as crianças e os jovens de hoje a terem esperança de um mundo melhor, de uma sociedade mais humana e feliz e, consequentemente, menos violenta e menos egoísta.

Todo professor é portador da esperança. Mesmo quando ele ensina conteúdo que não tem nenhuma relação com a vida prática, imediata do estudante, o professor o faz porque acredita que aquele assunto vai lhe servir para a vida social, talvez espiritual, amorosa ou familiar. Se não existissem os professores no mundo, a vida seria muito chata, para não dizer mecânica, bruta.

Por outro lado, quem diz que ser professor é fácil certamente nunca passou por uma sala de aula. Como toda profissão, ser professor também tem suas dificuldades. Nunca foi fácil ser professor, ainda mais hoje em dia, com tanta tecnologia, com tantos problemas sociais que assolam o país, principalmente problemas emocionais e comportamentais dos estudantes.

Conheço muitos professores que nem recebem pelo que fazem. São homens e mulheres que estão mais preocupados com o futuro da garotada do que com a própria vida. Vivem atarefados que esquecem-se muitas vezes da própria família. No entanto, não se afadigam de perguntar: Que tipo de ser humano estamos formando hoje para haver um futuro melhor amanhã?

Uma professora está ensinando uma aluna sobre a atividade. Elas estão em uma sala de aula. Há outros alunos ao redor.
FatCamera / Getty Images Signature / Canva

Os atuais governantes, e os que serão eleitos na próxima eleição, do mesmo modo, também deveriam se perguntar: O que eu estou fazendo para que as crianças, adolescentes e jovens do meu país tenham um futuro melhor? Infelizmente, é triste dizer, mas os políticos brasileiros não estão nem aí para os professores.

E, como forma de aprofundar a reflexão, apresento dez frases impactantes de grandes filósofos sobre o que é ser um professor:

  1. “O professor é aquele que faz você perceber que vale a pena pensar por si mesmo.” (Sêneca)
  2. “Ensinar é deixar uma marca para a eternidade; nunca se sabe onde ela termina.” (Henry Adams)
  3. “O que o professor é, é mais importante do que o que ele ensina.” (Karl Menninger)
  4. “Educar a mente sem educar o coração não é educação.” (Aristóteles)
  5. “O verdadeiro professor defende seus alunos contra sua própria influência.” (Amos Bronson Alcott)
  6. “O mestre abre a porta, mas você deve entrar sozinho.” (Provérbio chinês)
  7. “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” (Paulo Freire)
  8. “Educar não é preparar alguém para a vida, mas dar-lhe condições de lidar com ela.” (John Dewey)
  9. “O bom professor é mais do que um transmissor de conhecimento: é um inspirador de vidas.” (Albert Einstein)
  10. “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” (Nelson Mandela)

Ser professor é muito mais do que transmitir conhecimento: é formar cidadãos, despertar consciências e inspirar vidas. É um ofício que exige dedicação, paciência e amor pelo próximo, e cujo impacto reverbera por toda a sociedade.

Como lembram os filósofos: educar é deixar uma marca duradoura, e aqueles que ensinam com paixão e compromisso tornam-se verdadeiros agentes de transformação social. Parabéns, professores, vocês são as pessoas mais preciosas do mundo!

Sobre o autor

Luis Lemos

É professor, filósofo, escritor, autor, entre outras obras de, “O primeiro olhar A filosofia em contos amazônicos" (2011), “O homem religioso A jornada do ser humano em busca de Deus” (2016), “Jesus e Ajuricaba na terra das amazonas Histórias do universo amazônico” (2019), “Filhos da quarentena” (2021) e “Amores que transformam” (2024).

Contatos

WhatsApp: (92) 98823-6521
Email: luisc.lemos@hotmail.com
Instagram: @luislemosescritor
Facebook: @luislemosescritor
Twitter: @luisclsilva
Youtube: Gota de Filosofia