Autoconhecimento Comportamento

Professor, me falaram de você

Fátima Cardoso
Escrito por Fátima Cardoso
O profissional professor ou docente é aquele que tem capacitação acadêmica e pedagógica para transmitir/ensinar conhecimentos e técnica. Ao compartilhar seu conhecimento, quem o recebe passa a conhecer novos caminhos, descortinando novos mundos e expandindo a consciência.

Aula crianças

 

Parando para refletir sobre o dia 15 de outubro, dedicado ao professor, é que nos damos contas de que são muitos professores que nos transmitem ensinamentos ao longo da vida, nos auxiliando na tomada de consciência para assuntos aos quais antes éramos total ou parcialmente ignorantes, como professores da escola tradicional, de esportes, de caligrafia, de informática, de desenho, de música, de dança etc.

Você também pode gostar de:

Me falaram de você, professor:

“Meu professor de caligrafia falou várias vezes que iria me ensinar a técnica para eu ter uma letra bonita, porém a minha letra seria sempre única, assim como eu. Levei isso para a vida e fui parando de me incomodar com as comparações da minha caligrafia com a dos meus irmãos e outros alunos da classe.”

“Minha professora de dança sempre me dizia: “Mexa mais esse quadril”. Passei a me observar e vi que eu parecia um robô andando. Aos poucos, fui me soltando e hoje ando com graça e leveza.”

“Você é muda menina? Leia em voz alta.” E estou “muda” até hoje. Não tenho voz ativa para nada.”

O que você fez com o que seus professores lhe falaram? Professores também estão suscetíveis a acertos e a falhas no trato com seus alunos, assim como nós ao nos relacionarmos com pessoas. Há quem fique preso a uma crítica, uma repreensão ou mesmo uma ofensa que ocorreu há 40 anos. Busque libertar-se dessa prisão, tenha empatia, reflita sobre se o professor não estava em um bom dia ou se estava passando por dificuldades em sua vida pessoal. Ou mesmo se esse era o jeito dele, se tratava a todos sem muito polimento nas palavras; e esse era o caso, saiba que não era pessoal, que era a forma como ele tratava todo mundo. Faça uma terapia, olhe para essa dor, entenda o que ela está lhe mostrando, supere-a. Cresça e aprenda a não ser mais tão “machucável”.

Aula de física

 

Ou você só recebeu elogios e incentivos? E o que fez com eles? Guardou-os numa gaveta ou fez bom uso deles, passando-os adiante e multiplicando-os?

Pare um minutinho, pense sobre seus professores, sobre quais deles te marcaram mais e o porquê. Independentemente da forma como interpretou o que recebeu do professor como “bom” ou “mau”, seja grato e aceite como uma oportunidade de crescimento.

Registro aqui também a minha gratidão aos meus professores.

Sobre o autor

Fátima Cardoso

Fátima Cardoso

Fátima Cardoso é facilitadora de Cinesiologia Especializada pela escola Three in One Concepts. Facilitadora em Cinesiologia Quântica pela Conexão Harmônica, Massoterapia e Reflexologia pelo Senac, e também Reiki e Metafísica da saúde. Facilitadora de Constelação Sistêmica Familiar presencial e online. Além disso, fez participações no programa Kabballah Egípcia na Rádio Mundial.

E-mail: [email protected]
E-mail: [email protected]quantica.com.br
Cel: 11 9 8122-7920
Facebook: Terapeuta Fátima Cardoso
Site: facilitadorafatimacardoso.com.br

Locais de atendimento:
São Paulo - (11) 98122-7920
Diadema - (11) 4054-3508
Santo André - ((11) 4972-0003
Campinas - (19) 9 8138-9669