Autoconhecimento Consciência Aplicada

As correntes da rigidez

Silhueta de homem com correntes quebradas e sol ao fundo refletindo

Se você tivesse que escolher uma palavra para se definir, qual seria? Uma que resumisse seu carácter, sua personalidade e o modo de agir na vida. Certamente a maioria pensaria em adjetivos que já conhecem, que usam no dia-a-dia. Cada um de nós escolheria um com o qual se identificasse, certo?

Venho falar com você sobre uma característica complexa, mas muito comum em todo ser humano, que para a maioria das pessoas passa desapercebida: rigidez.

Você está surpreso?

Cubo mágico com lados diferentes em fundo preto
Foto de Pixabay no Pexels

Para que você entenda porquê é uma qualidade que afeta toda a população em menor ou maior grau, basta entender que a rigidez afeta e se manifesta em todas as áreas da vida. Ela é a incapacidade ou dificuldade atribuída a algo, que torna difícil dobrar ou torcer; em outras palavras: inflexível, severo.

Mas não estamos apenas falando sobre o âmbito físico. A primeira rigidez que surge é a mental, e a partir dela se desenvolvem as rigidezes emocional e física.

Por que temos uma mente rígida? E por que dizemos que, em maior ou menor grau, todos temos isso?

A mente é criada com uma “semente” de informação hereditária relacionada com a rigidez; mas outra parte dessa informação é a que você aprende a gerar ao longo de tua vida. Como você a gera?

Acreditando firmemente que sua verdade é a única verdade e que não existe outra, ou afirmando que as coisas são boas ou aceitáveis apenas do seu ponto de vista; todo o resto é ou está errado. Isso é rigidez, e é essa rigidez que o leva a rigidez emocional, repetindo exatamente a mesma coisa: você faz que essas emoções também sejam sua verdade. A partir disso, desenvolvemos a vida pessoal, familiar, profissional etc.

Como tudo isso se manifesta?

Tabuleiro de xadrez com peças brancas derrubadas e apenas uma peça preta em pé
Foto de Gladson Xavier no Pexels

Entrando em conflito, primeiro internamente e depois com todos os outros e com tudo a nosso redor. Porque acreditamos firmemente que a opinião dos outros é incorreta, assim como tudo o que eles fazem e dizem, se não coincidem com sua maneira de ver as coisas. Você só vê de um lado do prisma, isso o leva a viver em conflito.

Você desenvolveu suas vidas social, profissional, estudantil, relacionamentos que se movimentam pelo conflito e pela raiva. Você já percebeu? Analise. Você dispensa tanta energia tentando convencer os outros da sua verdade que se perde fazendo isso; porque você quer trazer tudo para o seu campo; porém, a sua verdade não é a verdade global. É apenas a verdade na qual você acredita.

Isso tem algum efeito?

Sim, muitos. O primeiro é sentir-se incompreendido, o que leva a não poder ter um foco diferente das situações; com todo esse acúmulo, você fica doente. Dependendo do grau de rigidez que se desenvolve, a doença pode se desenvolver mais rápido ou mais devagar.

Onde você sente a rigidez mais pronunciada?

Mulher sentada em posição de lótus de olhos fechados meditando
Foto de Oluremi Adebayo no Pexels

No sistema muscular, na coluna vertebral e nas articulações. Elas se tornam mais rijas, como você está mental e emocionalmente, a tal ponto que podem paralisar completamente.

Mas você também manifesta rigidez em outras áreas, como na criatividade, que fica bloqueada, como em todas as qualidades que nascem da fluidez, como na aprendizagem e na concentração. Sem perceber, você se torna resistente à mudança, perdendo a capacidade de ouvir, diminuindo a velocidade da aprendizagem e negando a si mesmo a oportunidade de ver e observar o que tem ao seu redor.

Você também pode gostar

Como podemos mudar isso?

Mulher deitada em banheira com espumas em volta da cabeça vista do alto
Foto de Craig Adderley no Pexels

O primeiro passo é querer mudar essa situação. Continuando a mudar a visão e o relacionamento que você tem sobre controle e perfeição na vida que empurram você para a rigidez. Ou seja, ter a motivação para sair dessa ilusão em que você vive e, assim, mudar os padrões que aprendeu de rigidez e inflexibilidade, para outros novos de tolerância, compreensão, respeito e escuta ativa do outro.

Dessa maneira, reaprendemos padrões mentais, emocionais e de desempenho que nos levam a viver vidas saudáveis.



Motive-se e aprenda a ser saudável!

Atreva-se a mudar, você ficará surpreso!

Roberto Castillo

Sobre o autor

Escuela Integral para el desarrollo humano

Escuela Integral para el desarrollo humano

A EIDH é uma escola online, internacional, bilíngue, com um sistema educativo e metodologia própria, que está a um clique de distância de você.

Nasce com o objetivo de implementar um novo sistema educativo em formação profissional e desenvolvimento pessoal.

Como escola nos caracterizam cinco fundamentos: profissionalismo, rigor, experiência, transparência e compromisso. Eles nos permitem atingir os objetivos educativos e nos posicionar em destaque no mercado.

Após uma longa carreira de 18 anos trabalhando em consulta e proporcionando formação e cursos em diferentes áreas da medicina holística e crescimento pessoal, em outubro de 2019 abre suas portas para dar início a uma nova etapa.

Etapa esta na qual hoje mais do que nunca acreditamos na educação como princípio e fundamento de tudo. Confiamos nela como a base dos estudos, como um fundamento constante e necessário em cada uma das etapas vitais de crescimento, desenvolvimento emocional e pessoal. Assim, levamos a educação para várias áreas principais, nas quais fornecemos estudos pioneiros. Para isso, temos as melhores escolas e câmpus formativos com ofertas educacionais adaptadas a cada aluno, revolucionando a educação e o ensino com cada um deles:

- Campus Medicina Natural
- Campus Terapias Integrais EIDH
- Escuela Maternar
- Escuela Despierta Mujer

Como equipe temos o objetivo de proporcionar sempre o melhor conteúdo, com base em investigação, estudo e dedicação.

Roberto Castillo

Confio na capacidade que tem o ser humano para acionar mudanças em sua forma de ser, estar e sentir.
Todos nós, sem exceção alguma, temos qualidades para consegui-lo.​
Porém, o verdadeiro desafio é encontrar o que mudar e como o fazer para obter os benefícios que o indivíduo deseja em seu crescimento pessoal, em sua saúde emocional e bem-estar físico. Este é o meu trabalho: acompanhá-lo na procura da origem dos processos emocionais e fisiológicos, que o impedem de fazer mudanças para atingir seu máximo potencial. Porque o importante não é adormecer o problema ou a situação que o limita, mas sim encontrar a origem emocional para que o indivíduo possa obter os benefícios necessários.
Tudo tem relação com:​
Encontrar a origem
Desbloquear emoções
Ganhar consciência

Eu sou Roberto, naturopata e psicoterapeuta especializado no acompanhamento de processos pessoais relacionados com a saúde e crescimento pessoal. Investigador em neurociências e formador em diferentes câmpus da EIDH.

Com o meu acompanhamento em consultas, desde o ano 2003, ajudei milhares de pessoas em Portugal, Espanha, Suíça e França a superarem obstáculos emocionais, patologias do foro psicoemocional e cognitivo, que as impediam de desfrutar de um bom estado de saúde para atingir objetivos profissionais e pessoais.

Nos últimos oito anos, formei um número enorme de alunos, facilitando o acesso a terapias e técnicas que permitiam a eles se autoajudarem, se descobrirem, trabalharem suas questões emocionais; tudo desde a origem: a emoção.

E tudo isso por meio de terapias que permitem o desenvolvimento da autoconfiança, segurança, força interior e autoconhecimento.

Em resumo, que permita o indivíduo viver de forma consciente. Porque viver o dia a dia de forma consciente possibilita a você decidir de forma responsável e segura. Descobrir-se a cada dia e deixar de “lutar” com limitações e obstáculos psicoemocionais. Gosto de desafios e de trabalhar com pessoas que desejam verdadeiramente encontrar respostas para modificar seu estado atual. Quando se trabalha com algo tão especial e profundo, como a “origem emocional”, em que o profissionalismo e a empatia são fundamentais, é possível conseguir que qualquer um mude sua própria vida.

Yolanda Castillo

Acredito na qualidade “criadora” da mulher como princípio de mudança e transformação, em todos os âmbitos. Todas somos únicas, é por isso que TODAS temos a capacidade de descobrir nossas qualidades. Porém, o verdadeiro desafio é despertar, descobrir quais são suas qualidades, o que deseja criar e cocriar com elas e quais são os passos necessários para atingir seus objetivos pessoais, em qualquer âmbito. Este é o meu trabalho, acompanhar você para que encontre sua “bússola” central e caminhe com firmeza em direção aos seus objetivos: pessoais, emocionais e profissionais.
Porque o que faz a diferença não é se camuflar, mas sim desconstruir as ideias e os preconceitos sobre si mesma para criar sua verdadeira identidade como mulher.

Eu sou Yolanda, terapeuta especializada em saúde feminina integrativa e acompanhamento psicoemocional de maternidade. Formadora, escritora e codiretora da EIDH (Escola Integral para o Desenvolvimento Humano).
Com os meus acompanhamentos e consultas, ajudei um número expressivo de clientes na Espanha, Portugal, Canadá e América Latina a descobrirem padrões de atuação antigos e encontrarem a raiz emocional dos bloqueios que os impediam de atingir seus objetivos. Como formadora, facilito ferramentas-chave de autoajuda e autoconhecimento para que você possa compreender suas raízes como mulher:​

Compreender seu processo pessoal, quebrar antigos padrões, encontrar a raiz emocional, valorizar-se para criar uma nova maneira de ser e estar. ​Gosto de trabalhar com mulheres aventureiras que queiram se arriscar e fazer a diferença. Sou uma mulher empática, e quando trabalho com mulheres comprometidas elas conseguem transformar qualquer aspecto de sua vida.

Contatos:
Email: [email protected]
Site: eidh-escolaintegral.com
Facebook: facebook.com/EIDH.escuelaintegral
Instagram: @escuela.integral_eidh/