Convivendo Nutrição

O jeito certo de guardar os alimentos

Escrito por Eu Sem Fronteiras

Em uma vida corrida e cheia de compromissos fica difícil fazer compras no supermercado sempre quando precisamos, não é mesmo? Por isso, saber os alimentos que podemos deixar em estoque é uma grande ajuda para abastecer a despensa por um bom tempo. Mas, além de saber quais alimentos duram mais é bem importante saber também qual é a melhor forma de guardá-los para que não estraguem por falta de cuidado.

Veja abaixo a melhor forma de guardar alguns alimentos do dia a dia para que eles durem o máximo possível:

Folhas

A melhor forma para conservar por mais tempo as folhas é primeiro lavando-as em água corrente, depois deixar por 20 minutos de molho em uma solução hipoclorada, enxaguar de novo e guardá-las secas em um pote tampado com pouco ar.

Tomate

Ao contrário do que muita gente faz, o tomate não deve ficar na geladeira. A melhor forma é guardá-lo em temperatura ambiente mesmo. Se ele estiver muito maduro, a solução é fazer um molho e, aí sim, guardar na geladeira em um pote com tampa.

Cebola

Assim como o tomate, a melhor forma de guardar não é colocando na geladeira. É melhor armazenar em um lugar aberto, livre de umidade e bem ventilado. Evite também armários fechados. A única exceção é caso a cebola tenha sido cortada. Aí, é melhor guardar na geladeira dentro de um pote, se a cebola estiver com casca é até melhor.

Batata

Também deve ficar fora da geladeira. Guarde em um lugar que tenha boa circulação de ar. Por isso, é bem importante sempre deixar a sua cozinha bem arejada. Abra as janelas e deixe o ar entrar. Muitos alimentos podem estragar em um ambiente sem ventilação.

Ovos

Agora sim, temos algo para guardar na geladeira. O único cuidado que você deve tomar é para não guardar na porta. O ideal é colocar na parte de dentro da geladeira mesmo.

Frutas em geral

Na maioria dos casos, as frutas ficam bem fora da geladeira, em uma fruteira. Porém, se elas estiverem maduras ou abertas, aí sim devem ser colocadas na geladeira.

Azeite e vinagre

Guarde fora da geladeira, em um lugar aberto, mas seco e protegido da luz.

Temperos – secos ou em pó

Nesse caso, o melhor lugar não é na geladeira e nem em lugares abertos, mas sim dentro de armários, para ficarem bem protegidos.

Alho

Pode durar até dois meses se ficar em um lugar com boa ventilação e temperatura ambiente.

Pó de café

Guarde em algum recipiente escuro e vedado (é melhor do que os recipientes transparentes e abertos) e depois coloque dentro de um armário.

Você também pode gostar:

E você? Como costuma guardar as coisas em sua despensa e cozinha para durar mais? Conte para gente e compartilhe as suas dicas também 😉


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br