Nutrição

Benefícios da casca de melancia

Melancia cortada sobre a mesa
Denira777 / Getty Images Pro / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A melancia é uma fruta repleta de benefícios para o nosso organismo. Rica em vitamina C, fibras, magnésio e potássio, ela é um diurético natural, que ainda fortalece o sistema imunológico, restaura a hidratação da pele e garante o bom funcionamento do intestino. Mas você sabia que a casca da melancia também é benéfica para o seu corpo? Aprenda mais sobre isso, a seguir!

1) Limpeza de pele

A casca da melancia, na parte interna e esbranquiçada, contém ingredientes adstringentes. Eles são importantes para a limpeza de pele, porque podem reduzir as células mortas que ficam acumuladas no corpo. Sendo assim, você pode utilizá-la para deixar sua pele com uma aparência rejuvenescida e revigorada.

Para realizar esse processo, você deve utilizar a parte mais branca da casca. O ideal é que você corte um pedaço um pouco menor do que a palma da sua mão e massageie o seu rosto com ele. Com movimentos circulares, aplique um pouco de pressão, mas sem exagerar. Depois lave o rosto com água fria.

2) Proteção da saúde cardiovascular

Citrulina é o nome de um componente que está presente na casca da melancia. No organismo, ele age como um vasodilatador, o que garante uma boa circulação de sangue por todo o corpo. Dessa maneira, você terá mais um aliado para manter sua saúde cardiovascular em ordem.

Uma das formas de aproveitar a citrulina é acrescentar algumas fatias da casca da fruta em um suco. Com o consumo regular, as chances de obter bons resultados são maiores, e até mesmo a hipertensão pode ser regulada. Mas isso não descarta a necessidade de realizar um bom acompanhamento médico.

3) Favorecimento da perda de peso

Garota contente comendo melancia
Yaroslav Shuraev / The Yaroslav Shuraev Collection / Canva

Emagrecer é um processo que sempre deve ser recomendado e acompanhado por profissionais de saúde. Se você já está fazendo isso, a casca da melancia pode ser um auxílio extra. Isso porque nela há um componente chamado arginina, que dificulta a formação de gordura no corpo.

Uma alimentação balanceada, somada ao uso da casca em preparos como vitaminas, por exemplo, pode garantir que seu corpo tenha uma menor propensão a acumular gordura. Mas é preciso ter em mente que, sozinha, essa parte da fruta não é capaz de favorecer o emagrecimento.

4) Aumento de energia

A vitamina B6, também chamada de piridoxina, está presente na casca da melancia. Ela é responsável por facilitar processos como a produção de enzimas e de aminoácidos, além de ativar o funcionamento do sistema nervoso. Essas ações podem conferir uma sensação de vitalidade e de energia ao longo do dia.

Então, para aproveitar esse benefício, você só precisa ingerir uma pequena quantidade da casca diariamente, de preferência pela manhã. Pode consumi-la pura ou misturar a algum outro alimento, como vitamina ou suco, se preferir.

5) Fortalecimento dos ossos

O licopeno é um nutriente que está presente em alimentos avermelhados, como o tomate e a melancia. Ele age no organismo como um reparador e fortalecedor dos ossos, auxiliando na prevenção da osteoporose. Pode ser encontrado na parte mais rosada da casca da melancia.

Para esse fim, é fundamental que você consuma também a polpa da melancia, que é onde está a maior concentração de licopeno. As opções de consumo são várias – in natura ou em sucos e vitaminas. Agora, se você tem algum problema nos ossos, é essencial também realizar um acompanhamento médico.

6) Tratamento dos cabelos

Por conter vitaminas A e B2, a casca da melancia é útil no tratamento dos cabelos. Enquanto a vitamina A age na preservação das células capilares, a vitamina B2 é responsável por fortalecer os fios, impedindo que eles se tornem quebradiços com o tempo.

Mulher secando o cabelo com uma toalha branca
TimeImage / Canva

Para utilizar esses benefícios, você pode realizar um processo bem semelhante ao da limpeza de pele. Corte a parte esbranquiçada da casca e massageie o couro cabelo com ela, em movimentos circulares. Lembre-se de lavar o cabelo depois disso!

7) Melhoria do desempenho sexual

Outro benefício da casca da melancia é a melhora do desempenho sexual. Como explicamos anteriormente, essa parte da fruta apresenta componentes que podem dilatar os vasos sanguíneos, levando mais sangue para a região íntima tanto de homens como de mulheres.

Você também pode gostar:

Nesse caso, você pode preparar uma bebida ou sobremesa que contenha partes da casca, para saborear quando estiver na companhia daquele alguém especial. E aí é só usufruir os poderes afrodisíacos desse alimento!

Tendo em vista cada um dos benefícios da casca da melancia, está na hora de incluir essa parte da fruta no seu dia a dia. Além disso, essa é uma atitude que não só fará bem para a sua saúde. O aproveitamento máximo de cada alimento ajuda a evitar o desperdício – o planeta agradece! Então conecte-se com tudo de positivo que a natureza pode lhe oferecer.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br