Espiritualidade

A flor da vida: significado e uso desse símbolo espiritual

Se você precisasse representar a vida, qual símbolo usaria para isso? Antes que você gaste seus neurônios pensando nisso, vamos te apresentar a flor da vida. É possível que esse símbolo já tenha aparecido diante dos seus olhos, e você pode não ter se dado conta do que ele significava.

Entretanto, até mesmo Leonardo da Vinci já estudou esse desenho inusitado e repleto de simbolismos. Ou seja, existe um universo de informações para explorar sobre a flor da vida. Continue lendo o conteúdo que preparamos para se surpreender com o significado desse objeto tão popular.

Descubra o que é a flor da vida, os seus significados e como utilizar esse símbolo

O que é a flor da vida

A flor da vida é um círculo que apresenta, no mínimo, sete formas circulares, sobrepostas, no interior de si. Elas formam um padrão de desenhos que se assemelham a pétalas de flores. Devido a essa geometria, o símbolo pode conter formas ligeiramente triangulares, que dão uma impressão de tridimensionalidade.

O símbolo da flor da vida.
StekllaArts de StellaArts / Canva

Não há uma só cor para a flor da vida. Ela pode ser representada em um fundo branco, com as linhas multicoloridas, ou em um fundo preto, com as linhas em tons vibrantes ou mais sóbrios. O importante é respeitar as formações circulares que a compõem.

Origem da flor da vida

Uma das primeiras aparências da flor da vida foi observada no Egito Antigo, aproximadamente 10 mil anos atrás, no Templo de Osíris, um dos deuses egípcios; mas outras variações do símbolo mostram que a origem da flor da vida não é tão exata.

Na China, na Índia e nas sinagogas de Israel, também era possível encontrar a flor da vida. Em algumas igrejas católicas, a forma foi observada em vitrais e em pinturas, por apresentar uma aparência harmônica e geometricamente agradável.

Mais tarde, Leonardo da Vinci dedicou-se a estudar a flor da vida, já que ele estudava matemática, geometria e os padrões que a natureza formava. Inclusive, ele descobriu que o padrão da flor da vida estava presente em vários fenômenos da natureza.

Nos dias de hoje, a flor da vida continua sendo relevante, não só no ambiente religioso. Esse desenho é utilizado em todo o mundo, por ter um simbolismo bem elaborado e surpreendente, que você vai desvendar nos próximos tópicos.

O que significa a flor da vida

Antes de entender ao que a flor da vida se refere, vamos investigar qual é o significado da flor da vida, isto é, por que esse desenho recebe tal nome. O motivo é que as formas geométricas que se apresentam no interior do símbolo parecem as pétalas de uma flor, o que justifica a primeira parte do nome.

Mas flor da vida significa mais do que flor. Esse símbolo também faz uma referência às etapas do desenvolvimento da vida, de acordo com a geometria sagrada. Mas isso é assunto para o próximo tópico. Aprofunde-se!

Várias margaridas brancas.
Kerstin / Canva

Simbolismo da flor da vida

É impossível falar sobre a simbologia da flor da vida sem falar sobre a geometria sagrada, então, antes de tudo, é fundamental que você compreenda esse conceito. A geometria sagrada é o que concentra tudo o que deu origem à vida e ao que existe ao nosso redor. Tudo aquilo que faz parte da natureza segue um conjunto de padrões, o qual integra a geometria sagrada.

Dessa forma, o simbolismo da flor da vida está interligado a cada etapa do desenvolvimento da vida de tudo o que existe. Ela concentra a semente da vida, que é o ponto inicial da flor; o ovo da vida, que forma os primeiros sete círculos de expansão de consciência; o fruto da vida, que forma 13 círculos de proteção; e a árvore da vida, que resume todas as vibrações da existência.

De maneira simplificada, a flor da vida representa a origem e a expansão do Universo. A partir dela, é possível não só se conectar com a vida no tempo presente, mas também se libertar de consciências passadas que envolvem traumas, dores e sofrimento. Logo, é uma maneira de vibrar energias melhores, colocando-se em contato com a existência.

Como usar a flor da vida

Para aproveitar as energias positivas que a flor da vida emana, bem como para se libertar das lembranças que te perturbam, existe uma forma principal de utilizar esse símbolo. Ao meditar olhando para a flor da vida, você vai sentir o seu corpo se conectando com a representação da origem do Universo, tendo mais facilidade para refletir sobre seu propósito e suas angústias.

Um cristal em cima de uma flor da vida de madeira.
NOELLE | NOELLE de NOELLE | NOELLE

No entanto, você também pode usar a flor da vida de outras maneiras. Uma delas é acrescentá-la como um objeto de decoração na sua casa, como um chaveiro ou uma joia. Também é possível deixar esse símbolo em um local reservado do seu ambiente de trabalho, quando sentir que está se desconectando de si.

Você também pode gostar

As informações que apresentamos sobre a flor da vida vão te ajudar a aproveitar os benefícios desse símbolo diariamente. A partir dele, você vai sentir que você faz parte do Universo, e que a sua existência é infinita. Motive outras pessoas a realizar essa reflexão, compartilhando o conteúdo.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br