Convivendo

A honestidade começa onde?

Criança entregando flor para pessoa.
Juliana Ferraro
Escrito por Juliana Ferraro

De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
Tempo, Tempo, Tempo, Tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo, Tempo, Tempo, Tempo
(Oração ao Tempo – Caetano Veloso)

Para falar sobre honestidade escolhi um trecho dessa música linda. Porque o espírito só pode ganhar brilho definido quando a gente vive a nossa verdade. Saber quem é. É o que vai trazer o brilho do espírito. E, assim, cumprir nosso papel na Terra e espalhar benefícios!

Como sou professora de Yoga vou trazer esse ponto de vista para nossa conversa sobre a honestidade.

Corrupção. Mentiras. Desconfiança. Insegurança.

Essas palavras enchem nossos ouvidos todos os dias através das notícias, das conversas e na nossa experiência de vida também! Todo mundo que eu conheço já se sentiu enganado por alguém.

Na ciência de vida que o Yoga nos ensina que: para bem viver consigo e em sociedade é de extrema importância desenvolver a relação com a verdade.
 Em um dos livros mais antigos sobre o Yoga (O Yoga Sutras), escrito pelo sábio Patanjali, ele nos ensina com frases curtas e direto ao ponto quais diretrizes seguir para ter uma vida plena, livre, feliz.

Satya é a palavra em sânscrito que descreve a relação com a verdade.

Mãos dadas.

Falar a verdade é libertador. E mentir, mesmo as pequenas mentiras, nos roubam energia. Porque quando existe mentira, precisa ter um esforço para que ela seja mantida. E para que perder tempo e energia com isso?

Na vida a gente precisa simplificar. Mentir complica tudo e gera sofrimento.

Você também pode gostar de:

E, junto com isso, existe um outro norte a seguir, que se chama Svadhyaya. Se estudar. Se conhecer.

Quando eu olho pra mim percebo quantas mentiras digo para mim mesma. Você também vai perceber isso quando se observar. Ficamos nos fazendo promessas que nunca vamos cumprir. Dizemos sim quando queremos dizer não. Fazemos coisas para agradar aos outros sem levar em consideração a nossa vontade.

Olhando pra dentro vamos fazendo uma espécie de limpeza de jardim. Dentre todo o mato que cresce no nosso jardim interno, muitos deles são ervas daninhas das mentiras que nos contamos todos os dias.

“O que eu penso não importa” / “Meus sonhos são impossíveis” / “Só vão gostar de mim se eu fizer o que eles querem” / “Eu não valho e pena” ….. Etc etc etc.

Essas são mentiras que a gente se conta e fica vivendo em torno delas.

Ilustração do personagem Pinóquio.

Por isso, comece a olhar para dentro de você realizando o ser pleno de luz que é. E comece a limpar o seu jardim. Tirando essas grandes e pequenas mentiras internas. Descubra quem você é de verdade. O que você realmente quer pra sua vida. O que de verdade gosta. Com quem quer estar?

A partir dessa sabedoria, não tem mais como ser desonesto com outras pessoas. Nem com o nosso planeta.

A honestidade se cultiva primeiro dentro de você!

E sejamos honestos: todo mundo mente um pouco. E o fim dessa corrupção que tanto queremos combater, adivinha? Também está dentro de cada um de nós!

Cultive a verdade. Use o tempo ao seu favor. Vá limpando e descobrindo o seu brilho. E deixa ele irradiar!

Sobre o autor

Juliana Ferraro

Juliana Ferraro

Juliana Ferraro é psicóloga por formação e viajante por amor às coisas novas da vida. Seu contato com diferentes línguas e culturas começou quando ela ainda trabalhava no Club Méditerranée. Depois fez um mochilão pelo mundo em busca de autoconhecimento. Em pouco mais de um ano conheceu diversos países asiáticos, em especial a Índia, onde fundou uma paixão profunda pela yoga e pela meditação. No Brasil: morou, deu aulas de yoga e se formou como massoterapeuta, em Paraty, RJ. Foi nessa época que concluiu quatro cursos de dez dias de meditação Vipassana e se aprofundou na prática de Ashtanga Yoga. Hoje, ela está estudando Ashtanga Yoga no KPJAYI, em Mysore, Índia. E dá aulas de Ashtanga Yoga online.

Contatos:

Facebook: /juferraroyoga
Instagram: @_ju_ferraro |
YouTube:
Ju Ferraro

Site: lotusviajante.com/ashtanga-yoga-online-com-ju-ferraro-pratique/ | lotusviajante.com/ashtanga-yoga-online-com-ju-ferraro
E-mail: [email protected]