Convivendo

A importância da moda consciente

moda consciente
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
A moda consciente é uma forma “do bem” de produzir moda. É um conceito que vem ganhando cada vez mais força e está relacionado com a conscientização dos impactos do mundo fashion no meio ambiente e na sociedade. O principal objetivo deste novo meio de produção é criar produtos de forma consciente, considerando os materiais utilizados, os processos de desenvolvimento, as pessoas envolvidas e os consumidores.

moda consciente

Para você entender a importância desta proposta e a situação que estamos vivendo hoje, vamos falar sobre alguns fatos importantes:

1. A humanidade consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra.

2. Se o comportamento de produção e consumismo atual for mantido, até 2050 precisaremos de duas Terras para nos sustentar (DUAS TERRAS!).

3. Um quarto dos mamíferos estarão extintos nos próximos 30 anos (esse ano foi a vez dos rinocerontes brancos). E nem é preciso dizer que esta situação ameaça a vida no planeta: a nossa, a dos animais e da natureza.

moda consciente Atualmente, a maior parte das marcas de moda seguem um estilo de produção fast-fashion, baseado na produção em massa, na globalização, em tendências de moda, na velocidade, no consumismo, nos preços baixos e na premissa: quantidade sobre qualidade. A moda consciente, por outro lado, é formada por marcas com propósito, que acreditam no “lowsumerism” (consumo equilibrado), em produtos ecológicos, éticos e na premissa: menos é mais. Mas a verdade é que moda consciente quem faz é o consumidor.

As coisas só vão realmente mudar quando nós, em nosso papel de consumidor, começarmos a entender o impacto que os produtos que consumimos têm na natureza e na sociedade. É importante lembrar que quando compramos produtos de empresas socialmente responsáveis, exercemos o nosso papel de agente de transformação da sociedade. É a busca e a compra por produtos feitos à mão ou por pequenos artesãos, é a escolha por comprar de marcas que se preocupam pelo impacto ambiental e pela duração de seus produtos, é a exigência de produtos feitos de maneira justa e ética que realmente mudará a dinâmica do mercado de moda.

Por isso, é importante comprar produtos de marcas bacanas, que investem em materiais e processos recicláveis e éticos! Sim, às vezes os produtos são mais caros, mas você já ouviu o ditado: “o barato sai caro”? Pois bem, neste caso o barato sai MUITO CARO a longo prazo. Vamos incentivar essas marcas a continuarem crescendo e a fortalecer cada vez mais o conceito, afinal, o planeta já não aguenta mais tanta produção inconsequente.


Escrito por Marysabel Duran
[email protected]
www.blog.useooca.com
Instagram: @useooca

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]