Autoconhecimento Comportamento Convivendo

Os porquês do mundo atual

Em algum momento da sua vida, você já deve ter ouvido alguém dizer que as perguntas que fazemos podem ser mais importantes do que as respostas que recebemos. Isso mostra o quanto os porquês do mundo atual são essenciais para uma existência crítica, engajada e evoluída. Inicie os seus questionamentos a partir do artigo do colunista Luís Lemos.

Você sabia que as perguntas que fazemos sobre nós mesmos e sobre o mundo exterior determinam o nosso modo de ser no presente e no futuro? Que o autoquestionamento é uma excelente terapia para alcançarmos a felicidade?

Então me diga: você costuma se questionar? Você acha importante se questionar? O que te leva a pensar sobre a vida? Você acredita que o autoquestionamento nos ajuda a ver além do que já foi visto?

O que te deixa feliz? O que te faz feliz? O que você mais gosta de fazer? Qual é o teu hobby preferido? O que te deixa chateado? Como você encara o mundo? Quais são os seus sonhos? Você tem medo de quê? O que lhe tira o sono?

O que você pensa do futuro? Você acha que o mundo tende a melhorar ou a piorar? Você acha que a Amazônia é o pulmão do mundo? No tocante ao consumismo, você acha que estamos no caminho certo?

Como você se vê daqui a trinta anos? Casado? Com filhos? Casa própria? Carro na garagem? Viajando pelo mundo? Praticando trabalho voluntário? Sendo missionário? Vivendo em paz? Fazendo o que gosta? Sendo feliz?

Você acredita na ética? Na justiça? No amor? No perdão? Na bondade? Você acha que o ser humano pode ser justo? Bondoso? Verdadeiro? Solidário? Você acha que o mundo ainda tem jeito? Ou caminhamos para a destruição total?

Estátua feminina segurando uma espada e uma balança na outra mão. Conceito de justiça.
Kaspars Grinvalds / Canva Pro

Você acha que o amor deve vencer o ódio? Será que a fé salva? Será que as religiões tornam o ser humano melhor? Será que devemos confiar na ciência? Vacinas salvam vidas? A educação é o melhor caminho?

Sabendo que todo ser vivo um dia morre, você está pronto para morrer? O que é a vida para você? O que é a morte? Quem é Deus para você? Você acredita na vida após a morte? Como seria o céu para você?

De onde vem a tua força? A tua paz? A tua aflição? Qual é a origem das tuas dores? Você é um pessimista ou um otimista? Qual é a origem do teu sucesso? Do teu fracasso? Qual é a origem das tuas vitórias? Você acredita no bem ou no mal?

Você acha que o individualismo é consequência do pecado? E o egoísmo? É possível um mundo de paz? Um mundo sem conflitos? Por que há tanta violência no mundo? Por que os homens brigam entre si?

Por que os homens não se respeitam? Você acredita nos direitos humanos? Em igualdade de gênero? Na justiça social? Você acha que homens e mulheres devem ganhar o mesmo salário? O que é família para você?

Conceito de desigualdade / igualdade de gênero
christianhorz / Canva Pro

Você acha que a paz é possível? A solidariedade é fruto do amor? Quem pratica a caridade torna-se uma pessoa melhor? Você acha que o amor nos torna seres melhores? Que o mundo seria melhor se não houvesse preconceito?

Por que há tantas guerras no mundo? Por que as guerras não cessam? Por que os seres humanos são tão diferentes entre si? Por que os seres humanos não se amam e não se respeitam? Você acredita na profecia de Isaías? (65:25):

“O lobo e o cordeiro se alimentarão juntos, e o leão comerá feno, do mesmo modo que os bovinos se alimentam, mas pó será a comida da serpente! Ninguém fará o mal, tampouco praticará qualquer tipo de ação destrutiva em todo o meu santo monte!”

Você também pode gostar:

Por que os seres humanos não se tratam como iguais? Como irmãos? Como seres da mesma espécie? Por que há tanta diferença entre as pessoas? Por que há tantas pessoas passando fome no Amazonas? No Brasil? No mundo?

Como você leu acima, muitos são os porquês do mundo atual que lhe descrevi. Façamos um resumo para que você não perca o raciocínio:

  • Os questionamentos nos tornam pessoas melhores, conscientes e responsáveis pela melhora da qualidade de vida no mundo.
  • Questione-se sempre! Não aceite respostas prontas!

Sobre o autor

Luis Lemos

Luís Lemos é filósofo, professor, autor, entre outras obras, de “Jesus e Ajuricaba na Terra das Amazonas – Histórias do Universo Amazônico” e “Filhos da Quarentena – A esperança de viver novamente”.

Email: luisc.lemos@hotmail.com
Instagram: @luislemosescritor
Facebook: @luislemosescritor
Twitter: @luisclsilva
Youtube: Gota de Filosofia