Autoconhecimento Psicologia

A modernidade fez o tempo passar mais rápido

Imagem de uma mulher segurando um relógio na sua frente e olhando com semblante sério para a tela
ESF no Canva/ SrdjanPav de Getty Images Signature
Escrito por Fabiano de Abreu

Em algum momento, você já deve ter dito que não tem tempo para nada, ou que o tempo está passando muito rápido. Provavelmente os seus antepassados não se sentiam dessa maneira, na época deles. Desvende o que pode estar por trás dessa percepção, pensando sobre o tempo na modernidade, a seguir.

O tempo sempre foi alvo de muitas teorias. Suas divisões clássicas — passado, presente e futuro — são o principal alvo desses pensamentos, mas, com o passar do tempo e com as profundas mudanças na sociedade e no estilo de vida da população, a própria percepção de tempo foi alterada, fazendo com que pareça que temos menos tempo.

Segundo o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, a internet e o aumento da expectativa de vida exercem um papel fundamental no processo de alteração da percepção de tempo.

“O tempo é subjetivo, por exemplo, para animais que vivem cerca de dez anos, como os cachorros, os minutos são mais preciosos do que para as tartarugas, que facilmente ultrapassam os cem anos”.

“Com o tempo, a expectativa de vida do ser humano teve um salto, fazendo com que dispuséssemos de mais tempo e conseguíssemos espaçar certas atividades; no entanto, esse processo veio acompanhado da revolução tecnológica, o que fez com que houvesse uma sobrecarga de informações, aumentando, assim, a quantidade de tarefas com as quais precisamos lidar, gerando a necessidade de instantaneidade, o que distorce a nossa percepção do tempo”, explica.

Passado, futuro e presente: Como melhorar a sua relação com o tempo

Imagem de uma ampulheta e ao fundo o céu alaranjado
ESf no Canva/ samer daboul de Pexels

As divisões básicas do tempo são muito impalpáveis, o que faz com que nossa percepção sobre elas ganhe protagonismo; por isso, o Dr. Fabiano de Abreu ressalta a importância de se localizar para aproveitar melhor a passagem do tempo.

“Segundo pesquisas, nossa consciência tem cerca de 80 milissegundos de atraso em relação aos acontecimentos reais; ou seja, o que seria o presente? Já o passado e o futuro consistem basicamente nas lembranças e na imaginação, as quais são o principal para conseguirmos aproveitar melhor o tempo de que dispomos”.

“Nossas lembranças moldam a nossa história e personalidade, somos o nosso passado, e ele é a base para planejar um futuro, que, em última análise, também é fruto do passado. Por isso, é importante vivermos mais os atos do passado, ter mais contato com a natureza e seus ciclos, evitar o uso excessivo da tecnologia” — recomenda Dr. Fabiano.

Você também pode gostar

Sobre o Dr. Fabiano de Abreu

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é um pós-doutor e PhD em Neurociências, tendo sido eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA – American Philosophical Association. Ele é mestre em psicologia, licenciado em Biologia e História; também tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE – Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva. Também é membro Mensa, Intertel e TNS.

Currículo BR: http://lattes.cnpq.br/1428461891222558
Currículo PT: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/8316-38CC-0664
Currículo INT: https://orcid.org/0000-0002-5487-5852

Sobre o autor

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é um jornalista, psicanalista, neuropsicanalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e especialista em neurociência cognitiva e comportamental, neuroplasticidade, psicopedagogia e psicologia positiva.

Pós PhD em Neurociências e biólogo membro das principais sociedades científicas como SFN - Society for Neuroscience nos Estados Unidos, Sigma XI, sociedade científica onde os membros precisam ser convidados e que conta com mais de 200 prêmios Nobel e a RSB - Royal Society of Biology, maior sociedade de biologia sediada no Reuno Unido.

É membro de 10 sociedades de alto QI, entre elas a Mensa, Intertel, ISPE, Triple Nine Society, coordenador Intertel Brazil, diretor internacional da IIS Society e presidente da ISI e ePiq society, todas sociedades restritas para pessoas com alto QI comprovados em testes supervisionados. Criou o primeiro relatório genético que estima a pontuação de QI através de teste de DNA e o projeto GIP - Genetic Intelligence Project com estudos genéticos e psicológicos sobre alto QI com voluntários.

Autor de mais de 50 estudos sobre inteligência, foi voluntário em testes de QI supervisionados, testes genéticos de inteligência e estudo de neuroimagem já que atingiu a pontuação máxima em mais de um teste de QI em mais de um país corroborando com os demais resultados genéticos e de neuroimagem.

Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional.

Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo, criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil.

Lançou os livros “Viver Pode Não Ser Tão Ruim”, “Como Se Tornar Uma Celebridade”, “7 Pecados Capitais Que a Filosofia Explica” no Brasil, Angola, Paraguai e Portugal. Membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo, Fabiano foi constatado com o QI percentil 99, sendo considerado um dos maiores do mundo.

Contatos:

Email: deabreu.fabiano@gmail.com
Site: deabreu.pt
Site: pressmf.global/
Facebook: FabianodeAbreuOficial
Instagram: @fabianodeabreuoficial
Twitter: @Filosofofabiano
Youtube: Filósofo e jornalista Fabiano de Abreu
Linkedin: Fabiano de Abreu