Convivendo

A Política da Boa Vizinhança

A palavra política deriva-se do grego antigo “politeía”, interpretada como cidade-Estado, comunidade, coletividade, sociedade etc.

Como bons cidadãos que somos, vale lembrar e perguntar a nós mesmos se estamos aplicando e praticando a política em nossas relações de maneira consciente, conforme sua denominada representação.

A natureza dessa ciência do coletivo, a consciência da comunidade, é trazer o entendimento e compreensão da aplicabilidade dos direitos e responsabilidades que cada indivíduo tem ao se relacionar com os demais de maneira sistêmica, o ambiente de convivência e ainda os reinos animal e vegetal. Já pararam para refletir a respeito?

É muito sério redigir sobre política, com toda a transformação que essa consciência tem causado entre nós, pois é uma consciência que veio para nos lembrar sobre o equilíbrio e harmonia nas relações, em que todos podem ser beneficiados sem a necessidade de modificar violentamente sua natureza em favor de benefícios egocêntricos. Nada que vem para somar pode ser originado no dividir de uma sociedade para governar. Então o conceito já é outro, deixou de ser política.

Um homem segurando uma placa de papelão escrita "equality".
Sora Shimazaki de Pexels / Canva

A política é experienciada quando entendida e compreendida nas vivências diárias com a família, quando escolhas precisam ser feitas e opiniões diversas se alinham para atender a todos. Quando os vizinhos convivem respeitosamente no limite de espaço privativo. Quando a hierarquia em uma empresa está organizada nas responsabilidades de cada integrante, buscando o equilíbrio necessário para um serviço efetivo e próspero.

Quando as religiões representam o serviço a Deus, ao Criador, a Alá ou à Espiritualidade para um público buscador, sem julgamentos e colocando-se gratuitamente a serviço do próximo, cumprindo o papel para o qual fora designada, a (re)ligar aqueles que se encontram desconectados da Fonte do Ser, pois a Casa do Pai tem muitas moradas. Quando os governantes das nações, em consciência de total responsabilidade e honestidade, governam de maneira íntegra e harmônica, mantendo a saúde, a prosperidade e o progresso de toda comunidade e meio ambiente.

Você também pode gostar

Sim! É possível, sim, vivermos em um lugar como esse! Basta cada um perguntar a si próprio como tem feito até aqui a parte que lhe cabe, responsabilizando-se pelas suas escolhas e consequências. Se está sendo a mudança que tanto (re)clama para si e para os outros. Se está cuidando da sua caminhada honestamente. Se está praticando a “política da boa vizinhança”.

Sobre o autor

Cintia Barbosa

Eu sou Cíntia Barbosa, uma profissional buscadora de minha mestria há oito anos. Uma semente do despertar da consciência foi plantada e segui cumprindo o fluxo natural de germinação, resultando em um belo processo de transformação e autoconhecimento.

A vida me apresentou escolas para passar por elas e receber todas as informações, aprendizados, conhecimentos necessários e aplicáveis que serviriam como contribuição às demais conexões sociais e ao mundo. Então, recebi formação no serviço e educação social, nas especializações em gestão de pessoas e responsabilidade social, nas práticas integrativas e complementares de saúde, na reconexão e alinhamento com o Eu Superior, minha ancestralidade e na posse do meu lugar sistêmico. Aprendi a desaprender para reaprender quem sou, o que me conecta ao mundo e o sentido do propósito a cumprir. Com isso, experienciei diversas possibilidades de me conhecer e cuidar para estar apta para contribuir com as pessoas, e assim poder conscientizá-las de sua mestria e ensiná-las a viver seu propósito.

Estou a serviço da vida!

Contatos:

Email: contatomaestriaemsi@gmail.com
Facebook: maestriaemsi
Instagram: @maestriaemsioficial
Programa Consciência Mestra: todas as terças-feiras, ao meio-dia @radioconscienciafm

Lembrando que quem tiver algo para compartilhar,
quiser agendar algum atendimento terapêutico ou
obter outras informações sobre os serviços que realizo individual e grupo, on-line*, por favor, enviar sua mensagem para a página @maestriaemsioficial ou pelo whatsap (31)996259541.