Educação dos filhos Maternidade Consciente Saúde Integral

A ressignificação da vida a partir dos filhos

Mãe e pais com a filha no mercado
Greta Hoffman / Pexels
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A chegada de uma criança na vida de seus pais é algo extremamente transformador, em todos os sentidos imagináveis… Para aqueles que sempre sonharam em ter um filho, tenham, com ou sem planejamento a jornada será muito grandiosa, intensa, recompensadora, o melhor momento da vida. Para aqueles que já descartaram essa possibilidade do livro da vida, está tudo bem também, com certeza acharão inúmeras aventuras que serão transformadoras e agregadoras na bagagem pessoal!

O intangível

Não preciso dizer muito, é obvio, claro e escancarado que ter filhos é uma montanha russa de sentimentos, que não é nada fácil, que é muito cansativo e desafiador, porém por trás de todo esse cansaço, e até mesmo exaustão, encontra-se uma recompensa intangível, infinita e intensa: o amor desenvolvido entre os pais e filhos, é surreal, diferente de tudo aquilo que alguém que não tem filhos já sentiu. Sem falar do amadurecimento pessoal, da maneira que se aprende a respeitar muito mais as diferenças, dentre outras. Para muitos isso não é o suficiente nem tão pouco convincente e assim repito, está tudo bem, a vida é feita de escolhas, somos múltiplos, com diferentes visões e opiniões.

Mãe e pai beijamdo a filha
Greta Hoffman / Pexels

Mas e os resultados tangíveis, de ter filhos? Eles existem e também são inúmeros!

A partir do nascimento do seu filho, você passa a dar muito mais valor nas coisas, na sua saúde, na sua alimentação, nas grandes e pequenas organizações, seja da casa ou do trabalho. Aprende-se muito sobre um universo extremamente novo, cheio de detalhes e lições para a vida toda, além da troca que se cria com a rede de apoio aos novos papais. Ao mesmo tempo que seu filho aprende coisas novas, você acaba reaprendendo muitas coisas, novas percepções, texturas, alimentos, sem contar que receber um abraço, um carinho, um pequeno toque que seja do seu filho, já te faz dar mais valor às trocas de gentilezas!

Isso tudo não pode ser vivenciado por alguém que optou por não ter filhos, mas, ainda assim, a vida é cheia de surpresas, de infinitos caminhos e possibilidades nas quais uma pessoa pode aprender, reaprender, se adaptar ao novo estilo de vida e amar de diferentes maneiras, como em viagens em um destino certo, uma nova bagagem profissional, a fé, grupos para ajudar quem precisa.

Imensidão de sentimentos

A vida de pessoas que querem ter um filho ou já possuem é movida pelo amor, pela felicidade e por mais uma imensidão de sentimentos bons, ao mesmo tempo que a culpa, a preocupação e o medo andam lado a lado. Dessa forma, entende-se aqueles que não querem ter filhos por esses motivos, a vida em sociedade é complicada demais, cheia de obstáculos e assumir a responsabilidade de ter um filho é assumir mais um desafio.

Você também pode gostar

Desse modo, se você quer ter filhos, tenha! Não é porque uma gravidez não foi planejada, que a criança não será desejada, muito pelo contrário, após o susto, a sensação, o poder de gerar um ser, a capacidade surpreendente de amar superará toda e qualquer dificuldade, medo ou culpa. Filhos são a maior experiência de coragem, força, determinação e dedicação que existe; acoplada a tudo isso está a esperança em dias melhores no olhar do pequeno e a fé no amor, nesse sentimento que é capaz de mudar o mundo!

Se você não quer ter filhos, seja a rede de apoio para aqueles ao seu redor que querem e procure sempre ter propósitos na sua vida, para que tenha também uma vida movida por desafios, esperança e amor!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br