Convivendo Maternidade Consciente

21 lições poderosas que os pais deveriam ensinar aos seus filhos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Para que as crianças cresçam inteligentes, conscientes e felizes individualmente, é preciso que os pais guiem os seus caminhos com sabedoria e amor. Se eles não fornecem esse auxílio correm o risco de não ter os recursos mentais e emocionais necessários para enfrentar os futuros desafios que a vida pode fornecer ao longo do caminho e quando são incapazes de lidar com isso, eles podem acabar experimentando um imenso e contínuo sofrimento. Portanto, os pais precisam estar cientes da tremenda responsabilidade que é educar os seus filhos da melhor forma possível.

Aqui estão algumas lições poderosas de vida que os pais têm a obrigação de passar para os seus filhos para ensiná-los a encontrar a paz, liberdade e o contentamento.

  1. Admita seus erros. Errar é uma parte inevitável da vida, e não é algo a ser temido ou evitado. Os erros nos ensinam sobre o que deixamos a desejar no passado e nos estimula a encontrar caminhos melhores para o futuro.
  2. Valorize a amizade. A vida pode ser muito linda, mas sem boa companhia, ela pode ser difícil e sem graça. Encontre pessoas que desejem o seu bem e que escolham viver essa aventura que é a vida junto com você.
  3. Não corra atrás do poder. Aqueles que procuram o poder no mundo exterior estão com falta no seu interior. Ao invés de se esforçar para conquistar o mundo, aprenda a conquistar a sua paz interior.
  4. Você é importante. Você, assim como toda a vida neste planeta, é único e importante. A sua presença enriquece a beleza da existência.
  5. Viva simples. Não caia na armadilha de sempre querer mais e mais. Você só se sente verdadeiramente completo quando se separa da ganância e se sente grato por tudo aquilo que já tem.
  6. Esteja aberto para as críticas. Preste atenção nas críticas construtivas, e, principalmente, seja o primeiro a se criticar.
  7. Dê voz à sua verdade. Seja você mesmo, expresse seus pensamentos, emoções e queime as suas máscaras.
  8. Coopere. A vida não tem que ser uma corrida. Trabalhe junto com as pessoas para criar um mundo ainda mais bonito e que seja bom para todos os seres humanos.
  9. Abrace a mudança. Tudo no mundo muda, exceto a própria mudança. Ao invés de lutar contra ela, relaxe, permita-se seguir o fluxo.
  10. Não procure a beleza no dinheiro.  A verdadeira riqueza não é encontrada no dinheiro que você tem na sua conta bancária, mas na quantidade de amor e alegria que você tem no coração.
  11. Ouça o seu corpo. O seu organismo físico é sábio, então preste atenção nele e cuide das suas necessidades para o seu próprio bem.
  12. Não julgue tanto as pessoas. Todo mundo tem as suas próprias histórias e lutas internas. Não ache que tem o direito de julgar algo que você nunca viveu sem ter a mesma bagagem de vida.
  13. Seja grato. A vida é um presente, então levante as mãos para o céu e agradeça tudo o que ela te oferece.
  14. Faça aquilo que te faz sorrir. Jogue. Divirta-se. Dedique-se ao que te faz feliz e você não se arrependerá de um único momento da sua vida.
  15. Ouça mais e fale menos. As palavras têm um imenso poder, então seja consciente sobre quando e como você vai usá-las.
  16. Rebele-se contra autoridades. Nunca deixe ninguém te dizer como você deve viver a sua vida. Considere os conselhos, mas nunca deixe que eles se imponham sobre você.
  17. Faça dos seus obstáculos um trampolim. Não importa qual problema você esteja enfrentando, não deixe que eles te desencorajem. Os problemas foram feitos para serem resolvidos. E superá-los nos ajuda a melhorar a qualidade de vida.
  18. Seja generoso. Se você tiver algo em mente que melhorará a vida dos outros e do mundo, não importa o que seja, não esconda esse tesouro — compartilhe! E você imediatamente vai se sentir realizado. Na verdade, não existe uma realização maior do que ajudar os outros.
  19. Abra o seu coração para os demais. Não é saudável construir muros ao seu redor por medo de que você venha machucar as pessoas. Abrace quem você se sente conectado e certifique-se de criar relações genuínas e com o coração aberto.
  20. Compartilhe seus dons. Todos nós temos um dom especial, descubra o seu e ofereça para o mundo.
  21. Seja responsável. A liberdade anda de mãos dadas com a responsabilidade, então se você quer ser livre, seja responsável pelas suas ações e perceba que você é o criador do seu próprio destino.

As crianças de hoje construirão o futuro da humanidade, então vamos fazer a nossa parte para criar o futuro mais bonito que pudermos.


Texto escrito por Amanda Magliaro Prieto da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]