Autoconhecimento Comportamento

A sinergia que faz a gente caminhar pra frente

Mãos unidas pintadas de vermelho formando um coração
Thales Kroth de Souza

Você é uma daquelas pessoas que têm medo de conquistar sua liberdade financeira, sua autonomia para trabalhar, vergonha de dizer que não está pronta a assumir maiores responsabilidades ou não consegue planejar sua semana para se tornar agradável com todos e cumprir seus compromissos? Saiba que não és a única pessoa que enfrenta dificuldades nesses pontos ou em outros, há diversas opções que poderiam direcionar a melhorar sua performance no trabalho e na vida particular.

Quando se escuta um clássico, a mente humana sugere que isso já tenha sido feito e tenha sido um tremendo sucesso na época. No momento atual, o clássico transforma-se como a música clássica, mais objeto de estudo que diversão para milhares de pessoas. Isso tem um nome: perda da sinergia. É aquele modo de fazer todo dia a mesma coisa. Os mais animados a chama de “cair na rotina”.

Mulher tensa com mãos à sua volta

Quando se dá o azar de deixar isso ocorrer, as pessoas perdem o interesse de colaborar para tornar o trabalho, as atividades, e inclusive divertimentos mais colaborativos.

Sinergia é a ação ou esforço simultâneo para cooperar, de forma mais rápida, unir esforços para realizar uma tarefa mais complexa. Naturalmente, quando já está na perda da vontade em mostrar o diferencial, a sinergia fica abalada. Uma primeira decisão para melhorar esse cenário é voltar a atenção para como está tratando todos os assuntos que lhe diz respeito: gosta do que faz, está dormindo corretamente, tem cuidado da sua saúde mental, física e financeira?

Mesa de reunião vista de cima

Desejo ir mais adiante: a sinergia é que faz a gente seguir em frente. Desenvolver um problema complexo é a orientação mais difícil a ser tomada, então, se não ocorrer a sinergia mútua entre participantes, nenhum negócio, tomada de decisão ou melhoramento irá ocorrer.

Quando depende apenas da gente, os fatos ocorrem mais rapidamente, já notou? Quando a tarefa é feita em conjunto, leva-se um tempo até todos darem o mesmo passo para a mesma direção. Eis o motivo central da sinergia, aquela que precisa de conjunto de vontades, seguir para frente.

Mãos dadas

Disputas internas tornam o cenário doméstico e no trabalho mais desgastante. Perdas de cooperação podem quebrar projetos bem estruturados, por isso é preciso em primeiro ponto acalmar-se, respirar fundo e negociar meios de pôr o desentendimento em ordem.

Você também pode gostar de:

Não há outro meio de conquistar clientes, objetivos, estratégias empresariais, sem passar pela sinergia. Dobre seus esforços, alimente razões para sua equipe seguir unida, planeje seus sonhos e objetivos com pequenas metas diárias, semanais e mensais. Tudo isso fará a diferença quando colher frutos sobre o resultado final.

Sobre o autor

Thales Kroth de Souza

Thales Kroth de Souza

Gaúcho de coração, formado em Técnico em Contabilidade pelo Instituto Rubén Darío, graduando em Gestão Financeira e Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Palestrante pela ODAC - Organização do Aluno Consciente, Voluntário na ONG Parceiros Voluntários e profissional com experiência nas áreas financeira e bancária.
Amante de corrida, gostar de malhar, leituras e manter-se informado.
Solteiro, procura o amor nas entrelinhas da vida.

Email: [email protected]
Facebook: thales.desouza.9655
Linkedin: thales-kroth-de-souza