Comportamento Comunicação Não-Violenta

As diversas formas de se comunicar

Mulheres conversando no trabalho

Sabemos que a comunicação é a arte de nos comunicar, de interagir uns com os outros e de entrarmos em conexão com outros seres, humanos ou não, pois também podemos conversar com animais e plantas, certo?

No entanto, há um fator que é presente em qualquer comunicação e que não está evidente em uma comunicação com o cachorro, por exemplo, que é a resposta, a contrapartida. Afinal, você já estabeleceu uma comunicação sem a troca? Sem o famoso “pergunta” e “responde”? É por isso que amo a comunicação. Apesar de não ser profissional do meio, acho essa uma qualidade fantástica do ser humano.

Amigas conversando em banco sorrindo
Foto de Priscilla Du Preez no Unsplash

Para comunicação só existe a fala? Não, definitivamente, não! Quem nunca ouviu a expressão “O Corpo Fala”? E fala mesmo, podemos usar mil exemplos pra isso! Já prestou atenção nas expressões das outras pessoas quando você fala? E nos seus braços quando está recebendo uma informação? Se você está com braços cruzados, passa a impressão de que está fechado para aquela informação. Ao contrário também está valendo! Preste atenção, quando você for assistir a uma palestra ou a uma reunião, qual a posição do seu corpo, dos seus braços, das suas pernas, do seu rosto…

E a história dos cachorros? Tá, eu sei, cachorro não fala. Normalmente, não fala, apesar de algumas vezes acreditarmos no contrário, pois conversamos com ele. Mas seu animalzinho de estimação vai responder com o corpo, assim como os seres humanos também fazem, como nas situações descritas acima. Sim! Preste atenção nas expressões dele, no jeito de andar, no rabinho de seu pet: rabo em pé, felicidade, rabo mais baixo, tristeza. Confira e depois me conte se não tenho razão.

Você também pode gostar

Enfim, como diz uma outra expressão conhecida: “Quem não se comunica, se trumbica!!” (Chacrinha). Seja a comunicação feita com palavras ou não, interagimos com outros seres humanos através dessa ferramenta, e sempre devemos buscar desenvolvê-la e a aperfeiçoar ao longo do tempo! Nos comunicando também evoluímos, mas isso já é um outro artigo.

Abraços e até a próxima!!!

Sobre o autor

Cristiane Helena Anjos de Oliveira

Cristiane Helena Anjos de Oliveira

Cristiane Helena Anjos de Oliveira, ou Cris, 44 anos, administradora com pós em gestão de pessoas, com diversas experiências em grandes empresas.

Trabalhei muitos anos no mundo corporativo, mas sempre gostei de assuntos ligados ao autoconhecimento e espiritualidade, de alguma forma tinha algo que me trazia para este lado. Coisas boas ou não!

Hoje digo que minha caminhada espiritual é meu “Alimento Sagrado”. Com formação em Cristais, Tarot dos Cristais, entre outros diversos cursos na área do autoconhecimento.

Criadora do blog Caminhos da Luz, em que descobri minha paixão por escrever. Em 2018, criei coragem para construir o blog www.caminhosdaluz.com.br, no qual compartilho meus textos e a cada dia trilho meu caminho, descobrindo novos horizontes e novas possibilidades, sempre acreditando que temos vários caminhos para encontrar a luz verdadeira e no fim descobrirmos que ela está dentro de cada um de nós.

Contatos:

Email: [email protected]
Site: caminhosdaluz.com.br
Facebook: Caminhos da Luz
Instagram: @caminhos_da_luz
Twitter: @LuzCaminhos