Autoconhecimento Comportamento Comunicação Não-Violenta

O Poder da fala: utilize-o a seu favor!

Mulher de perfil com mão no rosto e boca aberta falando
Eyhe
Escrito por Eyhe

Durante nossos dias, a rotina geralmente nos faz perder os detalhes e paramos de prestar atenção em coisas simples e comuns, mas que podem fazer total diferença na harmonia e no equilíbrio da nossa vida. Uma dessas coisas é o nosso poder de fala. A linguagem sempre foi um elemento essencial na vida do ser humano, pois é através dela que expressamos nossa razão e nos diferenciamos de todos os outros animais que agem puramente por instinto.

O experimento de Masaru Emoto

A fala é tão poderosa que há estudos e experimentos sobre como ela interfere na energia do todo e gera consequências físicas, em nós e no ambiente no qual as palavras são proferidas. Masaru Emoto é um pesquisador japonês e foi responsável por um dos mais conhecidos experimentos relacionado ao tema. Ele utilizou a água para responder a vibração das palavras e fotografou os resultados. Segundo Emoto, as estruturas moleculares da água se transformam quando são expostas às palavras, sentimentos, música e até mesmo imagens.

Mulher com mãos na cabeça e boca aberta gritando

Ou seja, nossas palavras têm o poder de criar e o poder de destruir. Quando a água foi exposta às palavras positivas como obrigada, amor e verdade, por exemplo, as moléculas tomaram formas geométricas harmônicas e precisas, o que muitos chamam de geometria sagrada. Mas, quando expostas às pronuncias negativas e destrutivas, como xingamentos ou o caos das músicas de Heavy Metal, as moléculas se desestruturaram e mostraram uma forma sem padrão e nada equilibrada.

Como isso reflete na sua vida?

O melhor exemplo prático aplicado desse fenômeno em nossa vida são as amizades ou quaisquer relações sociais, que estabelecemos através da fala. Elas começam e, enquanto as trocas são positivas na comunicação, as relações permanecem. A partir do momento em que as palavras já não soam de uma forma harmônica, a comunicação se compromete e gera a reação caótica, onde nossos sentimentos tomam conta e, até instintivamente, acabamos ferindo o próximo sem total consciência do que está sendo dito.

Mulheres sentadas conversando

As palavras são o reflexo da nossa mente e sentimentos. Isso as confere um poder enorme, onde assumem o papel de construir nossa vida de acordo com o que soam. Tudo pode ser dito, não precisamos reprimir nossas verdades, mas se dizem com respeito e de forma positiva, podem garantir uma reação refletiva, ou seja, também positiva para nós mesmos. Além disso, você já se perguntou como as palavras guardadas refletem dentro de você mesmo?

Isso mesmo! Se elas têm tanto poder da boca para fora, imagine as palavras que guardamos em nossa mente e coração. Aquilo que não externamos também nos constrói como seres humanos, podendo nos transformar totalmente. Quando um pensamento incômodo não é externado, pode se tornar um peso negativo e consumir nossa energia de forma rápida e, muitas vezes dolorosa.

Mulheres conversando frente a frente

Falar é o melhor remédio!

Você já deve ter ouvido a expressão: “falar é o melhor remédio”. Há tanta verdade nela que podemos adotá-la como reflexão. Se há pessoas dispostas a te ouvirem, você deve estar disposto a falar e resolver seus conflitos internos, para que eles possam se transformar em pronuncias positivas na sua vida.

Homem e mulher sentados em poltronas conversando
Você também pode gostar

E, se você não tem com quem conversar ou simplesmente alguém para te ouvir, deixo o Eyhe como dica para fechar este texto! Lá, você vai encontrar pessoas dispostas a te ouvir, com palavras de empatia e acolhimento, que vão te ajudar a por para fora tudo que esta reverberando negativamente dentro da sua mente e coração. Assim, sua vida vai refletir positividade e tudo fluirá e entrará em harmonia.

Preste atenção em suas palavras e use todo o poder que elas têm para criar a sua realidade. Você pode muito mais!

Sobre o autor

Eyhe

Eyhe

Somos uma plataforma de suporte emocional, inspiração e evolução pessoal. Por meio do EYHE, você se conecta a pessoas de diferentes lugares e experiências de vida, preparadas para um diálogo simples, seguro e sem julgamentos.

Não somos um site de terapia, mas acreditamos que dialogar é fundamental para o desenvolvimento humano, e nosso único objetivo é este, promover esta conexão.

Email: [email protected]
Site: eyhe.com.br
Blog: .eyhe.com.br/blog
Facebook: @eyheoficial
Instagram: @eyheoficial
Twitter: @EyheOficial
Youtube:
Eyhe Oficial