Autoconhecimento Convivendo

Caminhos da vida

Silhueta de mulher correndo na praia. É possível ver seu reflexo na água.
Cintia Ski Pelissari

Os encantos da vida continuam acontecendo! Sempre acontecem, mas quando o foco está em mim somente e no sofrimento que estou vivenciando, a sensação é que rolou uma pausa na mágica da vida.

Mas ela – a mágica, está aqui a todo instante. A cada respiração.

A prática da gratidão ajuda nestes momentos. É importante reforça-lá e manter a lembrança e ação diariamente. É tão simples que dói. Dói o descaso com toda esta grandeza que é a vida.

Mulher sentada em ponta de pier, se apoiando nos braços que estão esticados para trás. O pier está em um lago, e ao fundo é possível ver montanhas.

Reflito; como funciona uma poupança? Geralmente guardamos dinheiro na conta de uma poupança para utilizar em projetos, viagens ou mesmo em emergências.

Durante “crises existenciais”; quando o chão foge dos pés, é na poupança interna de fé e gratidão que recorremos. Mas se o saldo estiver baixo, onde buscar?

Voltamos nossos pedidos urgentes para Deus, como se ele fosse o gerente de um banco. Pedimos empréstimos, mais crédito na conta. As promessas são as penhoras. As barganhas.

Você também pode gostar

Deus em sua infinita misericórdia e amor nos dá outro amanhecer. Agradecemos e seguimos. Seguimos e muitas vezes esquecendo de quitar nosso empréstimo e não nos comprometendo em manter um depósito frequente em nossa poupança espiritual. Nossa conta interna deve estar abastecida de fé, amor fraterno, gratidão, gentilezas e todas as virtudes dignas de uma vida plena.

Quanto mais pleno dentro, mais pleno fora. Se olhar para dentro de si e conseguir notar essas lindas habilidades, seguirá tranquilo, pois onde quer que vá, ou o que quer que aconteça, você terá reservas adequadas para utilizar.

Basta um instante de silêncio para perceber a força do amor pulsando e mostrando a luz. E essa luz ilumina tanto! Amplia o foco.

Talvez por isso a vertigem, pois tirando os olhos do umbigo, do cantinho escuro, uma visão ampla e iluminada estará diante dos olhos. A mente não conhece e não está habituada, prefere o cômodo e conhecido, automático medo, correr para baixo da cama.

Tanta vida; a cada respiração! Tão aqui. Assusta. É lindo demais notar a capacidade de mesmo por pouco tempo, apreciar o momento presente.

Na caminhada que seguimos ao longo da vida, encontramos trechos que a mata se fecha, cavernas escuras e ecos de nossa própria voz gritando por socorro. Outros trechos floridos, coloridos, planos e habitados de cortesia e gentilezas.

Por que não permanecer mais tempo nestes trechos tão agradáveis? Boa pergunta! Caminhar é preciso você responderia…

Caminhar para onde?

Moça pulando em campina, com os braços para cima. Suas pernas estão flexionadas para trás enquanto ela está no ar.

Há vários caminhos diferentes para chegar ao mesmo destino. Talvez a ideia seja escolher as melhores rotas. Já que não posso ficar parada nos trechos mais coloridos, praticar os ensinamentos ajudarão a enxergar as melhores estradas. Creio que também não adiante disfarçar que andou e querer ficar escondida na floresta encantada. A vida vai passar e vai nos tirar do lugar quando menos esperarmos.

Revisar bagagem, revisar conceitos e crenças. Prover estoque de amor, fé, calçar a humildade, tomar uma boa dose de confiança com empatia. Caminhar, parar, observar e seguir.

Sigo caminhando, com leveza, amor e bom humor! Abraço para vocês.

Sobre o autor

Cintia Ski Pelissari

Cintia Ski Pelissari

A leitura e a escrita são ferramentas curativas, no sentido em que ampliam horizontes, tanto externos quanto internos. Acredito que podemos alcançar muitos sonhos e projetos quando desbravamos o mundo das palavras.

Reikiana e praticante de meditação há mais de 11 anos, idealizadora do Projeto Pessoas Possíveis, ministra cursos sobre autoconhecimento por meio de atividades de escrita e contação de histórias.

Facilitadora da divulgação da mensagem de gratidão de Brother Steindl-Rast por meio do site www.viveragradecidos.org

Agradecida pelas inúmeras oportunidades que a vida me oferece diariamente para compartilhar amor fraterno.

Contatos:

Email: [email protected]
Site: viveragradecidos.org
Instagram: @viver_agradecidos