Energia em Equilíbrio

8 caminhos para ter uma vida plena

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Qual o melhor caminho para se ter uma vida plena? Muitas religiões e filosofias tentam responder essa pergunta há séculos, ou até mesmo há alguns milênios. Uma dessas correntes de pensamento, o budismo, fala sobre oito práticas que correspondem ao “caminho do meio”, que é aquele que pode nos levar a uma vida plena e equilibrada. Veja o que significa cada uma dessas oito práticas e reflita como elas podem ajudar no seu dia a dia:

Compreensão correta

Essa prática consiste em compreendermos os nossos atos prejudiciais, ao invés de tentar justificá-los. Pois é apenas compreendendo os comportamentos que nos prendem ao sofrimento, que podemos superá-los e nos transformarmos em pessoas melhores.

Pensamento correto

O universo é mental, e tudo o que se manifesta de negativo na sua realidade começou em forma de pensamentos. Portanto, vigiar a mente é algo essencial para manifestar um universo positivo ao seu redor. Elimine os pensamentos corrosivos, e a sua realidade mudará para melhor.

Fala correta

Usar o poder da palavra para expressar verdades é o objetivo dessa prática. Mentir ou falar coisas negativas traz sofrimento para o seu universo. Ser sincero e usar as palavras para encorajar e ser prestativo aos outros é o melhor caminho.

Ação correta

Se você pensa e fala de forma correta, para manter a coerência, deve também agir corretamente. Tudo o que envolve o seu corpo e uma ação física deve sempre ser a favor da verdade, um ato de bondade a você mesmo e ao próximo.

Woman Praising And Enjoying Golden Sunset

Meio de vida correto

Essa prática consiste em ter um estilo de vida em que predominam a generosidade, a ética, a paz, o esforço, a concentração e a sabedoria. É importante sempre considerar o outro, nunca olhar apenas para nós mesmos.

Esforço correto

O esforço correto está ligado à autodisciplina para evoluir como pessoa. Faz parte dessa prática manifestar bondade onde ela não existe e eliminar o mal onde ele está presente.

Atenção correta

Ter atenção correta significa estar consciente de si mesmo e do impacto que você tem ao seu redor. A consciência desperta evita cometermos atos impensados e egoístas no cotidiano.

Concentração correta

Essa é a prática da meditação, concentrar a mente no que é verdadeiro e não deixá-la divagando por incertezas. Encontrar a paz na mente através da mediação significa trazer esse sentimento para toda a sua existência.


  • Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]