Energia em Equilíbrio

8 caminhos para ter uma vida plena

Free happy woman on beach enjoying nature. Natural beauty girl outdoor in freedom enjoyment concept. Mixed race Caucasian Asian girl posing on travel vacation holidays in dress.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Qual o melhor caminho para se ter uma vida plena? Muitas religiões e filosofias tentam responder essa pergunta há séculos, ou até mesmo há alguns milênios. Uma dessas correntes de pensamento, o budismo, fala sobre oito práticas que correspondem ao “caminho do meio”, que é aquele que pode nos levar a uma vida plena e equilibrada. Veja o que significa cada uma dessas oito práticas e reflita como elas podem ajudar no seu dia a dia:

Compreensão correta

Essa prática consiste em compreendermos os nossos atos prejudiciais, ao invés de tentar justificá-los. Pois é apenas compreendendo os comportamentos que nos prendem ao sofrimento, que podemos superá-los e nos transformarmos em pessoas melhores.

Pensamento correto

O universo é mental, e tudo o que se manifesta de negativo na sua realidade começou em forma de pensamentos. Portanto, vigiar a mente é algo essencial para manifestar um universo positivo ao seu redor. Elimine os pensamentos corrosivos, e a sua realidade mudará para melhor.

Fala correta

Usar o poder da palavra para expressar verdades é o objetivo dessa prática. Mentir ou falar coisas negativas traz sofrimento para o seu universo. Ser sincero e usar as palavras para encorajar e ser prestativo aos outros é o melhor caminho.

Ação correta

Se você pensa e fala de forma correta, para manter a coerência, deve também agir corretamente. Tudo o que envolve o seu corpo e uma ação física deve sempre ser a favor da verdade, um ato de bondade a você mesmo e ao próximo.

Woman Praising And Enjoying Golden Sunset

Meio de vida correto

Essa prática consiste em ter um estilo de vida em que predominam a generosidade, a ética, a paz, o esforço, a concentração e a sabedoria. É importante sempre considerar o outro, nunca olhar apenas para nós mesmos.

Esforço correto

O esforço correto está ligado à autodisciplina para evoluir como pessoa. Faz parte dessa prática manifestar bondade onde ela não existe e eliminar o mal onde ele está presente.

Atenção correta

Ter atenção correta significa estar consciente de si mesmo e do impacto que você tem ao seu redor. A consciência desperta evita cometermos atos impensados e egoístas no cotidiano.

Concentração correta

Essa é a prática da meditação, concentrar a mente no que é verdadeiro e não deixá-la divagando por incertezas. Encontrar a paz na mente através da mediação significa trazer esse sentimento para toda a sua existência.


  • Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]