Convivendo

Canaltech oferece aulas gratuitas de seu curso de tecnologia para idosos

Homem jovem ensinando seu pai a usar o tablet.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Os tempos de conversar no portão de casa, de sustentar longas conversas pelo telefone de disco, de voltar andando à noite para o lar e de usar bobs no cabelo ficaram para trás. Os hábitos que eram leis até os anos 90 deixaram de fazer parte da realidade da maioria das pessoas. Ainda assim, os(as) idosos(as) fazem parte da sociedade e precisam lidar com todas essas atualizações.

Em 2020, a pandemia do novo coronavírus levou a população mundial a ficar em casa, em isolamento social. As pessoas idosas, que gostam de passear, de ver os netos ou de caminhar até o mercado, integram um dos grupos de risco e sofrem com a necessidade de se isolarem do mundo.

Mas esses mesmos indivíduos já provaram que são capazes de se adaptar às mudanças que o tempo impõe a todos nós. Nesse caso, não poderia ser diferente. As pessoas mais velhas estão buscando novas ocupações dentro de casa e formas de se atualizar em relação às novidades do mundo. Um curso de tecnologia para idosos é cada vez mais buscado por aqueles que desejam evoluir sem sair de casa!

Reconhecendo a necessidade de ajudar os idosos a dominar a tecnologia para manter contato com familiares e para se divertir online, o Canaltech desenvolveu a plataforma Vovô Tech. Com ela, as pessoas mais velhas podem aprender sobre as ferramentas essenciais de seus smartphones e sobre as diferentes utilidades que a internet fornece, como redes sociais e plataformas de vídeos e de filmes.

Senhor sentado em um sofá com um notebook no colo.
Foto por 123RF

O curso de tecnologia para idosos do Canaltech é feito por vídeoaulas didáticas e instrutivas, com dicas e tutoriais ensinando a usar os recursos tecnológicos. O professor Adriano Ponte, especialista em hardware e em software, divide a apresentação das aulas com Silvio Matos, o idoso que faz a propaganda do Vovô Tech e que está tirando nota 10 em todas as aulas do curso.

Com esse curso de tecnologia para idosos, não há contato físico com outras pessoas e ainda é possível estreitar os laços com as pessoas que estão distantes por meio da internet. É mais rápido do que trocar cartas! Se você se interessou pelo Vovô Tech, pode fazer uma versão reduzida do curso gratuitamente, o Vovô Tech Pocket. Nesse curso, você fará três aulas básicas:

1) Encontrando novos aplicativos

A primeira aula é essencial para as pessoas idosas que querem baixar aplicativos em seus celulares e não sabem como fazer isso. Ela se aplica a smartphones do sistema Android e iOS (iPhone), instruindo sobre a forma correta de usar as lojas de aplicativos App Store (iPhone) e Google Play (Android). Com os aplicativos é possível encomendar refeições, fazer as compras do supermercado e até realizar exercícios físicos.

2) Instalando o WhatsApp

Senhora mexendo no celular.
Foto por 123RF

WhatsApp é o nome do aplicativo de mensagens mais popular no Brasil. Por meio dele é possível trocar mensagens de texto, de áudio e de vídeo, então é essencial para se comunicar com quem está longe. Vídeochamadas também são permitidas pela plataforma. Na segunda aula do curso de tecnologia para idosos, o estudante aprenderá a baixar esse aplicativo, incluindo-o no sistema do celular.

3) Google: o que é e como usar?

A última aula gratuita do Vovô Tech Pocket tem como objetivo ensinar às pessoas idosas como usar o Google, maior site de busca da internet. A partir dele é possível encontrar serviços, informações sobre diferentes assuntos e uma resposta rápida no caso de emergências. É uma ferramenta essencial para obter respostas para as mais variadas perguntas sem passar sufoco.

Você também pode gostar

Para acessar o curso de tecnologia para idosos com três aulas gratuitas, basta ir ao site http://canalte.ch/vovopocket e seguir até o final da página. Lá será possível se inscrever no curso, para então receber por e-mail os links de cada uma das três vídeoaulas.

Se as pessoas mais velhas quiserem ir além do curso básico, neste período de isolamento social há um desconto de 50% na compra do pacote de 50 aulas – e o valor pode ser parcelado em 12x sem juros. Para ter acesso a esse curso de tecnologia para idosos supercompleto e com desconto, basta clicar em http://canalte.ch/vovotechpromo. Aproveite!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]